30 / 05 / 15

BÚZIOS – RJ, FOI SEDE NO 32° CONGRESSO DE JORNALISTAS ESPECIALISTAS EM TURISMO

#32ºCONGRESSOABRAJETBÚZIOSRJ

Clique na imagem para ampliá-la

Terminou neste último dia 29, sexta-feira na belíssima Búzios – RJ, o 32º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. Dezenas de jornalistas foram recepcionados no Convention Ferradura Resort, tendo como anfitrião Luiz Mendel, Gerente Geral do empreendimento. O congresso foi organizado pela Seccional da ABRAJET – RJ. Na abertura estiveram presentes além dos jornalistas, demais autoridades do trade, entre eles o Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, Deputado Junior Coimbra do PMDB de Tocantins, Prefeito Municipal de Búzios, André Granado, Vereador e Secretário de Turismo Municipal José Marcio Santos e pelo Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Henriques Pinto Gomes. A associação Brasileira de Jornalistas de Turismo é presidida pela Jornalista Miriam Petrone, do Estado de São Paulo. 

Quinto destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros, Búzios exerce um forte fascínio em todos quando o assunto é turismo. Este congresso desperta atenção não apenas de jornalistas brasileiros, mas do Mercosul, pela importância turística de Búzios. A escolha foi um reconhecimento ao trabalho do atual prefeito André Granado e seu secretário de turismo, José Márcio. Esta revitalização será mostrada aos jornalistas. Vindos de todo o Brasil e demais países da América do Sul, representantes da mídia especializada em Turismo têm utilizado os congressos da ABRAJET como forma de aumentar o seu conhecimento. É o que explica a presidente Miriam Petrone.

 “A força da ABRAJET está na sua atuação regional. As nossas seccionais são membros atuantes do trade local”.

Ressaltando a importância e responsabilidade em reunir tantos jornalistas especializados em Turismo durante uma semana, o secretário de Turismo de Búzios, José Márcio, destacou o apoio da hotelaria local e do Búzios Convention Bureau, fortes parceiros. – ” O Congresso nos trás a oportunidade de discutir temas de grande interesse para o turismo e todos que trabalham na área. Teremos um painel de capacitação sobre Búzios e tudo o que a cidade tem a oferecer, com apoio do trade local. Estamos prontos para recebe-los de braços abertos”– ressaltou.

Anfitrião do Congresso, o prefeito de Búzios, André Granado, agradeceu a escolha da cidade para sediar o evento, que ajudará a impulsionar a divulgação de Búzios e seus atrativos. – “Estamos muito satisfeitos com a realização do Congresso da ABRAJET em Búzios. É um evento de grande importância, que reúne jornalistas de todo o Brasil e da América do Sul, profissionais especializados no setor de turismo, um setor que representa nossa principal atividade econômica. Todos terão a oportunidade de conhecer nossos atrativos, praias, natureza exuberante, gastronomia e simpatia de nossa gente. Será uma excelente divulgação para Búzios” – resumiu o prefeito.

O Ferradura Resort, capitaneado pelo Luiz Mendel, Gerente Geral, é ícone da hotelaria em Búzios, é cercado por uma paisagem naturalmente única, em harmonia com o verde e o mar. O Hotel fica a 100m da mais bela praia de Búzios e a 800m da famosa Rua das Pedras.

Clique na imagem para ampliá-la

O Hotel apresenta uma decoração exclusiva, entre piscinas e jardins, aliada a uma excelente estrutura de acomodações, lazer e de eventos.O Resort oferece 84 amplas e modernas suítes e um centro de convenções com capacidade para até 500 pessoas (podendo ser adaptado para 5 módulos), além de cinco salas de apoio.

No segundo dia do congresso, 26 de maio, aconteceu a Reunião do Conselho e Assembleia Geral. Na pauta prestações de contas e discussões gerais finalmente, por aclamação, a cidade de Guarujá, no litoral paulista foi eleita a nova cidade sede do congresso no ano que vem. O destino foi apresentado pelo presidente do Convention de Guarujá, João Carlos Pollak, que é também o Gerente Geral do Sofitel Luxury Hotels.

C lique na imagem para ampliá-la

Após esse longo dia, os jornalistas retornaram aos seus hotéis e às 21:00 horas saíram para jantar no Restaurante super pitoresco NOI, na famosa Rua das Pedras de Búzios, a mais badalada da cidade que, na década de 60, era apenas uma passagem em terra-batida a caminho do mar. 

Casas de pescadores nativos com pitangueiras no quintal de areia, só umas 10. O comércio chegou com o armazém de secos & molhados do seu Antônio Alípio da Silva e, depois, mais adiante, com o Bar Central, lugar de comes & muitos bebes dos boêmios locais. As pedras da rua chegaram bem depois, já na década de 70, iniciativa do já falecido empresário carioca César Thedim junto com o jovem arquiteto Octávio Raja Gabaglia. A colocação dos pés-de-moleque permitiram a circulação dos veículos dos poucos forasteiros da época.

A “embaixadora” do Rio na cidade, RENATA DECHAMPS, é testemunha ocular dessa obra, já que em 1968 comprou por 24 mil dólares o Armazém do Alípio, para transformá-lo na sua bem frequentada casa de veraneio que hospedou “Deus e o mundo”. Naquela época, além das pitangueiras, havia os pés-de-bola, árvores cujas sementes era matéria prima para as carrapetas (piões) feitas por garotos como TONINHO PORTUGUÊS, artista hoje reconhecido por reproduzir a bico-de-pena os peixes buzianos. É dessa década, também, o batismo do antigo caminho como Avenida José Bento Ribeiro Dantas, que “inicia quando a cidade começa e termina onde a cidade acaba”, isto é, no mar. Esta homenagem é a mínima que a cidade podia prestar ao DOUTOR BENTO, bem sucedido empresário já falecido, hoje venerado na cidade por ter ajudado muitas famílias de moradores.

Clique na imagem para ampliá-la

Com a descoberta da cidade pelo turismo, essa avenida virou Rua das Pedras no trecho dos pés-de-moleque e ficou mundialmente famosa pelo footing e pelo slogan rua-do-vai-e-vem-onde-ninguém-come-ninguém. Proibida à circulação de veículos, é onde madrugada adentro há o vai-e-vem dos jovens, coroas, saradas, barangas, socialites, emergentes, turistas, visitantes etc… Nos meses de verão, há congestionamento de pedestres em busca dos bares, restaurantes, azarações, creperias e lojas de sofisticadas grifes abertas também à noite. Resumindo: a Rua das Pedras é uma festa. Se estiver cansado de andar, mas quiser curtir ainda o footing da rua, pare no NOI restaurante, escolha mesa junto à calçada. Comida para todos os gostos. Próximo dali, na Pousada do Sol, a atriz francesa Brigitte Bardot ficou hospedada no Natal de 1964 na suite número 8 que hoje ainda conserva na porta a inscrição: “Ap: de Brigitte Bardot”. O dono da pousada era o argentino-buziano RAMON AVELLANEDA que, entre as inúmeras histórias, tem a de ser amigo de juventude de Che Guevara. Bem em frente, resistindo ao tempo e às tentações imobiliárias, um templo da igreja evangélica buziana cultiva ritos e tradições. 

Clique na imagem para ampliá-la

Na rua rola de tudo, de Roda de Capoeira a vendedores ambulantes vendendo de tudo e com um imenso discurso na ponta da língua, decorado ha anos, pois a história é sempre a mesma. 

Clique na imagem para ampliá-la

Depois do jantar seguiu-se a premiação da reportagem Destino Paraíba ABRAJET, promovido pela seccional da Paraíba. Na categoria WEB Jornalismo o 1º lugar ficou com a confrade Susana Araújo Barros, de Tocantins. O 2º lugar ficou com Eduardo Tawil da seccional da Bahia e o 3º lugar para Henrique Bois do Maranhão. Já na categoria fotografia o primeiro lugar ficou com Maria Arienar da Silva, de Tocantins e o 2º lugar com Henrique Bois do Maranhão. Na categoria televisão quem levou o 1º lugar foi Evandro Novac, presidente da ABRAJET de Santa Catarina e, finalmente, na categoria reportagem impressa o 1º lugar ficou com Júlio André Piunti, de São Paulo, o 2º lugar com Paulo Roberto Pereira do Amazonas e o 3º lugar com José Adeu Torres de Goiás. Todos os primeiros lugares ganharam uma passagem ida e volta para João Pessoa e a devida hospedagem.

#BÚZIOS 

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, fazendo divisa com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Esta localizada cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado. É uma linda península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de “a Saint-Tropez brasileira”. Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 °C. 

Por incrível que pareça, no local se matavam muitas baleias para a extração de seu óleo, que era usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. Tempos depois, a área foi destinada para lavoura e criação de gado, sendo a pesca nesse trecho do litoral proibida. Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura em pequena escala até meados do século XX, quando surgiu uma nova atividade na região: o turismo.

Na década de 1930, Eugene Honold comprou terras por toda a península e começou a produzir e exportar bananas. Um incêndio destruiu toda a plantação e esse empresário alemão deixou a cidade. Nos anos 1950, seus herdeiros fundaram a Companhia Odeon e o lugar começou a desenvolver um turismo seletivo, preservando a antiga arquitetura. Em 1964, Brigitte Bardot refugiou-se em Búzios e a fama de lugar paradisíaco correu o mundo.

A pacata aldeia de pescadores, aos poucos, foi se transformando num lugar de veraneio. No início, os turistas alugavam as casas dos pescadores. A origem do turismo em Búzios remete aos anos de 1940/1950, quando a cidade se resumia a um pequeno vilarejo de pescadores. Começou a ser apreciada por representantes das elites carioca e paulista, que fizeram surgir as primeiras casas, concentradas, até a década de 1960, nas praias de Manguinhos e do atual Centro (praias do Canto e Armação). Esses visitantes recebiam em suas casas amigos ilustres, incluindo políticos e artistas, muitos deles estrangeiros. Com isso, a fama da cidade foi crescendo entre pessoas de classe alta de diversos países.

A silhueta topográfica de Búzios e suas praias paradisíacas, somadas à magia de seu astral, foram magnetizando seus visitantes, que voltavam a seus países contando da energia e dos encantos dessa península. No ano de 1973, a aldeia ainda se ligava a Cabo Frio por uma estreita estrada de terra, que nos tempos de chuva impedia a passagem de seu único ônibus diário. A fama de Búzios foi atraindo estrangeiros, particularmente argentinos e franceses, que se instalaram na cidade e foram abrindo diversos negócios. No ano de 2012, Búzios foi eleita por uma revista de turismo da Europa como o melhor destino de sol e praia do mundo.

Foi assim que a localidade recebeu a mais cobiçada atriz de cinema da época: a francesa Brigitte Bardot, que, na ocasião, namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil. Os dois se hospedaram na casa do russo André Mouriaev, então representante da Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro. Eles vieram passear e conhecer a cidade e admirar mais as belezas do Brasil. Depois retornou e passou o Natal hospedada na casa da família do cônsul argentino Ramon Avellaneda, na Rua das Pedras, onde hoje, 2013, ainda funciona a tradicional Pousada do Sol, ponto turístico da cidade.

Esse fato foi em 1964, sendo considerado um grande marco para a cidade. Naquele momento, toda a imprensa mundial direcionou a atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.

Mas a cidade realmente começou a se desenvolver para o turismo a partir da invasão argentina no fim dos anos 1970. Fugindo da crise econômica em seu país, muitos argentinos chegaram a Búzios com bastante dinheiro, compraram muitas propriedades e estabeleceram residências e negócios. Até hoje, uma fração significativa do comércio e da hotelaria está nas mãos de argentinos, que são também figuras comuns na cidade como turistas. Porém a crise na Argentina desde os anos 1990 passou a limitar o fluxo de turistas argentinos. Os argentinos em geral têm acrescentado à cultura local suas artes, artesanato e criações diversas, que foram se integrando e, hoje, são copiadas e utilizadas pelo Brasil afora como hand-made in Brazil. Hoje, a população é essencialmente brasileira durante a baixa estação, com aproximadamente quinze por cento de 

estrangeiros.

Ao mesmo tempo, imigrantes foram chegando para trabalhar no turismo (o que ocorre até hoje), e se estabeleceram nos bairros periféricos, na porção continental. O lugar foi crescendo rapidamente, assumindo um padrão urbano, porém sem a estrutura de suporte adequada. Hoje em dia o centro de Búzios é ocupado por comerciantes brasileiros e de vários outros países como França, Argentina, e Itália. Com uma culinária das mais saborosas do mundo. Búzios tem passado por obras de infraestrutura constantes, visando a melhorias das condições de vida na cidade e dos aspectos visuais, direcionados para ampliação de sua atividade turística. O atual prefeito de Armação dos Búzios é André Granado Nogueira da Gama, mais conhecido como Dr. André, de Nova Iguaçu, Médico, eleito em 2012 pela primeira vez.

Na maior parte do ano as águas do mar se mantém cristalinas e com cores caribenhas. A região tem várias enseadas que tornam várias praias propícias somente para banho como: A praia do Forno, Olho de boi, da Ferradura e da Ferradurinha. E outras de mar aberto como Geribá e a Praia Brava propícias para o Surf.

Búzios conta com dias quentes atenuados pelos ventos constantes procedentes do Oceano Atlântico, mas sua temperatura no verão raramente passa dos 33ºC. As noites são amenas e não abafadas como na capital do estado, pois são atenuadas pelos intensos e duradouros ventos da chamada “Região Dispersora de Ventos”, local este onde jaz toda a Região dos Lagos Fluminense.

A cidade de Armação dos Búzios tem mais de 150 estabelecimentos gastronômicos, incluindo restaurantes e bares. Logicamente, por ser “beira de praia”, os frutos do mar são destaque, mas devido ao clima cosmopolita da cidade aliado ao alto fluxo de turistas hoje a cidade possui restaurantes italianos, franceses, orientais, além de outras nacionalidades. A cidade costuma sediar um famoso Festival Gastronômico, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos (ou alguns criados especialmente para o festival) com preços mais em conta e porções menores, permitindo que o público conhecer várias opções locais. Vale a pena curtir Búzios, mas escolha sempre a hora certa de chegar no Galeão ou no aeroporto Santos Dumont, pois uma viagem de 2:30hs pode se tornar uma eternidade por conta da hora do rush na Ponte Rio-Niterói. Final de semana, principalmente na temporada, é caótico. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Blue Tree Park Búzios – Beach Resort recebeu os jornalistas para jantar. Entre todos os hotéis que estive, o Blue Tree, capitaneado pelo Diretor Edison Chirayama, é sem dúvidas o melhor de todos. Nota 10 com louvor, digno de Búzios. Ambos se merecem. Localizado na paradisíaca praia de Tucuns, de frente para o mar, o hotel têm uma das melhores infraestruturas de lazer do país, incluindo boliche, pista de skate, trapézio e uma piscina enorme e irresistível. O maior espelho d’água do Brasil. E você ainda vai curtir todo o charme rústico do balneário.

#CABOFRIO

Entre Búzios e Cabo Frio, escolho as duas cidades. Ambas se completam a exemplo de Gramado e Canela na Serra Gaúcha. Todavia, pela infraestrutura, se tivesse que escolher para morar, evidentemente que escolheria Cabo Frio, exatamente as margens do Canal Itajuru com suas águas transparentes. O Canal do Itajuru, com seus 6 km de extensão navegáveis, liga a laguna Araruama ao Oceano Atlântico. Está localizado nos municípios de São Pedro da Aldeia e na maior parte em Cabo Frio. Há inúmeras opções de passeios de barco com roteiros diferenciados. Há também o calçadão, a feira de artesanato e lindas mansões ao longo dos condomínios Moringa e Moringuinha. Tem seu ponto mais conhecido no centro da cidade, em frente ao bairro da Gamboa. 

Também é lá que as escunas ficam ancoradas para passeios por todo o Canal do Itajuru, incluindo roteiros em diversas praias. Caminhando na Av. dos Pescadores, ao final de onde se pode admirar o canal a pé, fica a praia de São Bento. O Canal possui marinas e praias de grande beleza localizadas na Ilha do Japonês.

Com grande potencial turístico, a cerca de duas horas da capital do Rio de Janeiro, Cabo Frio conta com confortáveis hotéis, pousadas, restaurantes e bares. Uma cidade que cresce a cada dia com qualidade de vida, organização, limpeza nas ruas, aliadas à beleza de suas praias e natureza privilegiada. Famosa por suas praias oceânicas e suas dunas de areias muito brancas, Cabo Frio tem atrativos dia e noite. O cartão postal da cidade é o Forte de São Matheus, construído em 1.620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte. O Shopping Gamboa, conhecido também como Rua dos Biquínis, faz de Cabo Frio um dos mais importantes pólos de moda praia do país. O fácil acesso por terra (Via Lagos), ar (Aeroporto Internacional de Cabo Frio) e mar (Píer Cabo Frio) faz da cidade um ponto forte da região da Costa do Sol e importante destino no cenário nacional e internacional.

É considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil e vem mantendo as características que a destacaram no cenário econômico e turístico do estado do Rio de Janeiro. Caminhando pelas ruas, você se apaixona pela arquitetura. Navegando pelo canal você sonha em morar ali. 

Mas, quando o assunto é turismo, falar de Cabo Frio é fácil. A cidade é convidativa. Mar azul, com tons esverdeados, areia fina e branca, como poucas no mundo, formações de dunas, praias mais movimentadas, outras mais nativas, algumas com ondas, outras tranquilas, tudo para que o turista se sinta tentado a aproveitar cada minuto num lugar com aspecto paradisíaco. Merecem destaque as praias do Forte, Peró e Conchas, além da tranquilidade da Ilha do Japonês, local com quiosques e águas calmas. As águas de Cabo Frio são um convite aos esportes náuticos. É comum a prática de surf, stand up paddle, kitesurf, jet ski, dentre outros.

A cidade também oferece boa infraestrutura quando o assunto é comércio. Pelo centro da cidade é possível encontrar lojas de diferentes segmentos. Destaque para o Shopping da Gamboa, no bairro que possui o mesmo nome, neste local, está o maior pólo de moda praia do Brasil, com mais de 100 lojas e excelentes opções para compras. No coração da cidade está a Casa Artesanal. Local de encontro de pessoas que valorizam a arte manual. Criatividade, detalhes e capricho são percebidos em diversas peças expostas para venda no Centro da Cidade.

O fim de tarde convida a um passeio pela Orla Scliar. O caminho da Orla é agradável, romântico e muito bonito. Com urbanização personalizada, possui as cores da paleta do pintor, famoso mundialmente, em vasos esféricos confeccionados especialmente para o local, plantados com vegetação nativa. Scliar está ali, imortalizado, através de uma estátua. Na orla, funciona o Instituto Cultural Carlos Scliar, na mesma casa onde o pintor viveu por 40 anos. Na casa, estão obras do pintor e de alguns amigos como Bonadei, Graciano, Pancetti, Guignard, Farnese, Glauco Rodrigues, Anna Letycia, Cildo Meirelles, Zimmermman, entre outros, num total de 150 peças. Também estão expostos materiais utilizados por Scliar e muito sobre história da arte. No local, também funcionam oficinas artísticas.

A noite em Cabo Frio é sinônimo de Boulevard Canal e da orla da Praia do Forte. Nestes locais se reúnem todas as tribos, pessoas de todas as idades e as mais diferentes opções de lazer. Nas duas orlas, estão restaurantes com cardápio variado, desde os fast-foods até as casas com pratos requintados da culinária internacional, que vão desde frutos do mar às mais variadas carnes e massas.

A cidade recentemente chegou ao patamar de 200 mil habitantes, e recebe milhares de visitantes durante todo o ano, especialmente no verão. Para acomodar todos os hóspedes, a cidade conta com uma estrutura hoteleira de aproximadamente oito mil leitos, espalhados em 120 estabelecimentos, que vão desde aconchegantes pousadas até arrojados hotéis, com capacidade para receber eventos e convenções de até 1.000 pessoas. Diversos bares e bistrôs com música ao vivo dão o tom do verão que não acaba, pois a cidade possui média de 275 dias de sol por ano e baixo índice pluviométrico. Além de tudo isso, é possível chegar a Cabo Frio através das estradas, bem conservadas e sinalizadas; de avião, pelo Aeroporto Internacional e segundo maior do estado do Rio de Janeiro, e também por mar, já que a cidade está na rota dos cruzeiros marítimos e recebe os turistas de transatlânticos em seu moderno Píer, instalado no final da principal avenida que corta o centro da cidade.

Conhecer Cabo Frio é viver a história e se apaixonar pelas belezas naturais desse local que possui sol o ano inteiro e uma brisa constante para amenizar as altas temperaturas. A dica que eu deixo para você tirar suas férias ou curtir um tremendo feriadão em Cabo Frio, escolha o espetacular Hotel Residencial PORTOVELEIRO, que está localizado às margens do Canal do Itajurú, no bairro da Ogiva. Local privilegiado, diretamente do deck você pode fazer uma pescaria recreativa com a família, relaxar na piscina e ainda assistir há um belíssimo pôr-do-sol. Piscina adulto e infantil, deck com ancoradouro para barcos e flutuante para jet-skis. 

Clique na imagem para ampliá-la

Um ótimo local para praticar atividades nauticas como: pesca, canoa havaiana, caiaque, stand up padle, etc. Pelo canal, o hotel fica situado há 1,5km da saída do canal para o mar, onde fica o forte São Mateus. Os apartamentos são completos com camas box, ar-condicionado, frigobar, TV LCD, cofre individual, banheiro com água quente (aquecimento central) e internet wifi gratuita. Estacionamento próprio há 150m do hotel. O restaurante funciona no sistema a la carte com o pratos deliciosos, hamburgues caseiros e petiscos. Contam com um serviço de travessia de barquinho, ao lado do Hotel. Esta travessia dura de três a cinco minutos, desembarcando no bairro histórico da Passagem, que fica 10 minutos caminhando para o centro da cidade e da famosa Praia do Forte.

O jantar de encerramento do congresso aconteceu no Conventions Ferradura Resort e a festa foi até a madrugada. Este jornalista nem dormiu, pois meu transfer foi às 02:00hs para o voo das 07:55hs. O congresso coroou-se de pleno êxito e o que restou foram saudades, o desejo de retornar a encontrar todos os confrades espalhados por esse Brasil e centenas de fotos que divido com todos abaixo, com a certeza que volto a esse destino para pelo menos uma semanada de férias em Cabo Frio. 

Até breve e obrigado a todos pela acolhida.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *