18 / 05 / 15

O Rei do Blues BB. King despede-se de nós

Sexta-Feira, 15 de Maio recebo uma mensagem em meu WhatsApp de meu amigo José Antônio Castro. Passava das 10 da manhã, e quando abri a mensagem, li o eu não gostaria de ler. Dizia assim: “Perdemos BB. King”. Gelei, imediatamente fui a sua página Oficial no Facebook que infelizmente confirmava o comunicado de meu amigo. Ainda sob o impacto da notícia, escrevi em meu Instagram e Facebook que pessoas como BB. King são como se fossem da família, e é verdade. Comecei a ouvir BB em minha adolescência e sua música, sua guitarra espetacular me acompanhou por toda uma vida. Faz parte de trilha sonora de muitos momentos que vivi, e tenho certeza que continuará a me acompanhar por muitos e muitos anos.

BB com Mick Jagger & Keith Richards

BB com Mick Jagger & Keith Richards

Nascido Riley Ben King no interior do Mississipi em 16 de Setembro de 1925, BB perdeu sua mãe muito cedo, e foi abandonado pelo pai logo após. Vendo-se sozinho, aos 9 anos foi trabalhar em uma colheita de algodão para se sustentar. Mas aquele menino pobre queria muito mais da vida, ele adorava música, e aos 14 anos comprou seu primeiro violão e já tocava nas esquinas por alguns trocados. Nos campos de algodão, começou a ouvir alguns músicos que tornariam seus ídolos, como Django Reinhardt e principalmente T-Bone Walker.

As letras BB, vêm de “Blues Boy” e King era seu sobrenome. Estava formado então o seu nome Artístico. BB King.
O primeiro sucesso nas rádios veio em 1951 com a música “Three O’Clock Blues”, ficando cinco semanas nas paradas de sucesso, o que mudaria sua vida para sempre.

BB King Homenagem a Casa Branca

BB King Homenagem a Casa Branca

BB com Eric Clapton

BB com Eric Clapton

Aquele menino pobre da colheita dos campos de algodão, passou a fazer turnês sem parar, chegando a incrível marca de 275 Shows por ano. Ele quebrou seu próprio recorde em 1956, chegando a fazer 342 Shows. Quase um por dia. Em recente documentário, o astro do Blues e muito amigo de BB, Buddy Guy em tom irônico disse: “Pode ficar com esse Recorde pra você, pois não o quero pra mim, (Muitos risos de Buddy). BB, influenciou não só a Buddy Guy, mas muitos guitarristas, entre eles, Albert Collins, Freddie King, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck e muitos e muitos guitarristas pelo mundo a fora. Até o nosso colega, o Brasileiro Celso Blues Boy que morto em Agosto de 2012 teve o seu nome artístico influenciado pelo fabuloso BB.

Em 1969, BB King marcaria para sempre a minha vida com o estouro nas rádios da música “The Thrill is Gone”, nunca escondi de ninguém que essa é a minha música preferida dele. Gosto de tudo nessa canção, a introdução com a virada da bateria, até os primeiros acordes, vindo aquele solo arrebatador do mestre do Blues. Uma das maiores qualidades de BB King para mim, é a sua personalidade, o que muitos músicos passam a vida inteira procurando, BB conseguiu descobrir logo no início de sua carreira. Bastava uma nota de sua guitarra, uma única nota, para que soubéssemos que BB estava no comando. Nunca precisou de usar malabarismos e muito menos tocar notas em velocidade para mostrar sua arte. Isso na verdade sempre me fascinou em BB e me indentifico muito com essa maneira de tocar. O mais importante de tudo é tocar com o coração, tocar com a alma, e isso BB fez como ninguém.

BB King

BB King

Como muitos de seus admiradores sabem, chamou todas as suas guitarras de “Lucille”, mas o que poucos sabem, é que elas foram batizadas assim, porque ele se apresentava num Clube no Arkansas, e era inverno nos EUA, fazia muito frio, e era muito comum na época, as pessoas colocarem um barril cheio de querosene para aquecer o salão. Durante o Show, dois homens começaram a brigar pela mesma garota, e acabaram derrubando o barril, espalhando rapidamente o fogo por todo clube. Todos tiveram que sair correndo, provocando histeria, e BB já do lado de fora, vendo o prédio em chamas, notou que tinha deixado no palco sua guitarra e por impulso entrou no meio de todo aquele fogo e conseguiu pegar sua Gibson, mas BB King escapou por pouco, inalando muita fumaça. Duas pessoas morreram no acidente, e BB viu que tinha cometido uma loucura, mas daquele dia em diante, passou a chamar todas as suas guitarras de Lucille.

Foi de uma vitalidade impressionante. O seu lugar era no palco, mas também amava a estrada. Detestava aviões, e sempre que podia, ia de ônibus. E passou a maior parte de vida, fazendo o que tanto gostava, o que tanto amava, que era a estrada com sua Banda.

Com sua morte, ele entra definitivamente para o Hall de um dos maiores guitarristas de todos os tempos, um dos maiores do mundo.

BB com o PaPA JO˜AO PAULO II

BB com o PaPA JO˜AO PAULO II

Não posso negar que sua morte foi um baque muito grande, mas parando para pensar, vejo o quanto BB King foi agraciado e um afortunado. Tocou sua guitarra até o fim da vida (Sua turnê, teve que ser interrompida em Outubro de 2014, por problemas de diabetes), mas amigos leitores, pensem o quanto esse senhor pode nos dar de alegrias, nos palcos, nos discos que ficarão para sempre, vencedor de 16 prêmios Grammy, incontáveis homenagens por presidentes dos EUA, recebido pelo Papa João Paulo II que recebeu de suas mãos a guitarra Lucille. Uma vida de sucesso e trabalhando até o fim. Isso na verdade, é uma bênção.

Pensem bem, por mais triste que tenha sido sua partida, não foi muita sorte tê-lo entre nós todo esse tempo? Tocando sua guitarra, fazendo suas turnês, produzindo discos, gravando com tantos astros da música que o reverenciou. Dois casamentos e quatorze filhos. Assim foi o genial BB King.

Esse é o grande mistério de nossa profissão. Os artistas vão embora, mas a sua arte, o seu legado ficarão para sempre.

Obrigado MR. BB King. Obrigado por tudo que você fez pela música, pelo Blues e por nós que te amamos. Que Deus tenha o recebido com toda paz e luminosidade que você tanto merece.

Thank you for everething MR. BB King. God Bless You.

* Beto Saroldi é Saxofonista, Compositor & Produtor Musical

Beto Saroldi - Rio de Janeiro/RJ

Saxofonista, compositor e produtor musical, começou sua carreira em 1975 com Eduardo Dusek e desde cedo foi muito requisitado nos estúdios, gravando com Fafá de Belém, Zizi Possi, Capital Inicial, Barão Vermelho, Gilberto Gil, Toquinho, Lulu Santos e muitos outros astros da MPB. Fez parceria com Erasmo e Roberto Carlos, tocou com Wagner Tiso & Lô Borges e ainda pertenceu a "UmBandaUm" de Gilberto Gil, fazendo turnês pelo Brasil, EUA, Europa, América Central e Oriente Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *