17 / 08 / 15

KUROTEL E O ESTUDO DA GENÉTICA

“Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa.” Confúcio

 

Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa estabeleceu parceria com um laboratório de genética para auxiliar na identificação da predisposição de genes no desenvolvimento de doenças. Desta forma, é possível, através de alimentação bem equilibrada, exercício físico regular, controle e gerenciamento das emoções, atuar positivamente na prevenção.

 

 

 

No dia 14 de abril de 2003, um comunicado à imprensa mundial modificou o olhar e o conhecimento sobre a existência humana. Foi quando o Consórcio Internacional de Sequenciamento do Genoma Humano anunciou a conclusão com sucesso de seu projeto, com o sequenciamento de 99% do genoma humano e com uma precisão de 99,99%. A rápida evolução dos conhecimentos no domínio da análise do genoma humano permite hoje não só diagnosticar com enorme precisão um número cada vez maior de doenças genéticas, como também detectar indivíduos saudáveis que, mais tarde, apresentarão ou poderão apresentar uma suscetibilidade aumentada para certas doenças comuns da vida adulta.

Por saber que os genes portam a nossa história de vida: falam do passado, informam o presente e podem anunciar muito do futuro, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa estabeleceu parceria com um laboratório de genética  credenciado pelo CAP e CLIA, os dois principais órgãos que regulam exames laboratoriais nos EUA. Essa instituição possui convênios formais atualmente com a Universidade Federal de Santa Catarina e colaborações com a Unisul e Baylor College of Medicine, para citar dois exemplos.

Esses exames apontam a predisposição genética, e não a garantia de se desenvolver doenças. Em alguns casos não existe tratamento específico para o mal, mas o diagnóstico correto de uma doença genética pode melhorar significativamente a vida da pessoa, prevenindo ou retardando o aparecimento de sintomas além sustar tratamentos desnecessários, ou servindo de alerta para o risco de recorrência da doença na família. Com esses testes, o Kurotel deseja ajudar a interferir no processo de desativação de genes “maus” através de recursos que temos experiência há mais de três décadas como: alimentação bem equilibrada, atividade física regular, controle e gerenciamento das emoções. 

As informações advindas são, de fato, bastante completas e abrangentes, desde risco para cânceres até o controle do peso. Pode-se verificar, por exemplo, que a mesma dieta para diferentes pessoas pode promover diferentes efeitos clínicos e metabólicos. Existem genes que modulam a sensação de saciedade e a resposta de queima de gordura durante o exercício físico, outros que predispõe à compulsão alimentar, e também informações a respeito de como o organismo metaboliza gorduras e carboidratos.

Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar)

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *