12 / 09 / 15

Maceió é palco de exposição inédita no Nordeste sobre a Antártica e a Amazônia Azul

A Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL promove a II Mostra Cultural, intitulada “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, no período de 18 a 30 de setembro, na praça central do Maceió Shopping.

Réplicas de pinguins em tamanho natural

Réplicas de pinguins em tamanho natural

A II Mostra Cultural Soamar/AL traz para Maceió uma exposição inédita no Nordeste, em que o visitante terá a oportunidade de conhecer projetos de suma importância para o Brasil, vinculados à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na Amazônia Azul e na Antártica.

A exposição “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” evidencia uma área marítima de 4,5 milhões de km², tão rica – como os recursos minerais (petróleo e gás), biotecnologia marinha, aquicultura e pesca – e extensa como a Amazônia verde, acrescentando ao Brasil uma área equivalente a 50% do seu território terrestre, e, a Antártica, sexto continente do Planeta e único sem divisão geopolítica, ainda longe da globalização mesmo com os meios de comunicação existentes. Sua fauna, suas riquezas e importância estratégica, e a decisiva participação brasileira nesse processo de exploração científica são conhecimentos que merecem ser divulgados à sociedade brasileira.

Sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly, a exposição destaca peças que atraem a curiosidade das pessoas, como moto de neve, maquetes da Estação Antártica Comandante Ferraz, do refúgio antártico; maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, das Crostas Cobaltíferas e Fosforitas; manequins masculino e feminino com vestimentas especiais usadas na Antártica, réplicas de pinguim Rei e de pinguim de bico vermelho em tamanho natural; timão em madeira de lei, maquetes do helicóptero Esquilo, da Aeronave Hércules C-130 da FAB, do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, além de TV 55” tela LED, com painel touchscreen. Também serão apresentados vídeos institucionais que remetem às pesquisas científicas desenvolvidas na Antártica e na Amazônia Azul, entre outras curiosidades.

Maquete do helicóptero Esquilo

Maquete do helicóptero Esquilo

Maquete do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel

Maquete do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel

Moto de neve

Moto de neve

Pela importância cultural e rico material em exposição, a organização do evento tem uma expectativa de receber um grande público. “Todo planejamento de infraestrutura, organizacional e de mídia foi pensado para receber um público estimado em 300 mil, entre estudantes, professores, pesquisadores e público em geral”, diz o diretor geral da Mostra, J. P. Vasconcellos de Matteo.

J. P. Vasdconcellos de Matteo, diretor geral da II Mostra Soamar/AL (Foto: Claudemir Mota)

J. P. Vasdconcellos de Matteo, diretor geral da II Mostra Soamar/AL (Foto: Claudemir Mota)

O presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL, Eduardo Auto Guimarães, já comemora o sucesso do evento inédito. “A I Mostra Cultural da Soamar/AL realizada no ano passado, no Maceió Shopping, superou a nossa expectativa. Acredito que a exposição ‘O Brasil na Antártica e Amazônia Azul’ será um marco em Alagoas e coroada de muito sucesso, não só de número de visitantes, mas, principalmente, pelo conhecimento que trará para a sociedade de um tema pouco conhecido. Quem visitar a exposição terá orgulho de ser brasileiro, em uma época que vivemos o desconforto de uma crise moral. Teremos a oportunidade de conhecer as atividades da Marinha do Brasil, a riqueza do nosso mar e as grandes conquistas conseguidas através dos projetos realizados na Estação Antártica Comandante Ferraz”, afirma Guimarães.

Eduardo Auto Guimarães, presidente da Soamar/AL (Foto: Claudemir Mota)

Eduardo Auto Guimarães, presidente da Soamar/AL (Foto: Claudemir Mota)

O evento guiado é promovido pela Soamar/AL, com a realização da Secretária Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com apoio institucional do 3º Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Alagoas.

Apoio cultural: Maceió Shopping, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Sococo, Unimed, Transamérica Turismo, Ademi/AL, Maceió Pilots, Revista Evidência Cosmopolita, Praticagem de Maceió, Mestre Cuca Bistrô, Sesc/AL, Bodega do Sertão, Bandeirantes Mídia Exterior, Organização Arnon de Mello, Tech – Soluções em Eventos, Eagle Security Vip, Padrão – Locações e Eventos.

Serviço:
II Mostra Soamar/AL – O Brasil na Antártica e Amazônia Azul
Praça central do Maceió Shopping
Período: de 18 a 30 de setembro
Aberto ao público
Informações: (82) 98871.8930

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *