28 / 11 / 15

COMO PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Você sabia que diariamente células cancerosas nascem em cada organismo? Porém elas só se desenvolvem quando o sistema imunológico está enfraquecido e não consegue combatê-las. O sistema imunológico se fortalece com bons hábitos, sentimentos e estilo de vida saudável.

KUR CONTRRA O CANCER

Segundo pesquisas, estilo de vida inadequado pode causar mais câncer, por exemplo, o tabagismo é responsável por mais de 30% das mortes relacionadas aos cânceres, e o consumo de álcool é proporcional à chance de desenvolvimento de câncer de próstata, ou seja, quanto maior o consumo, maiores as chances.  Em compensação, uma alimentação balanceada e adequada, pode salvar 30% das vidas.

Kurotel

Finalizando o mês Novembro Azul, onde o foco é a prevenção ao câncer de próstata, seguem orientações do Médico do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA – Dr. Victor Hugo da Fonseca que auxiliam na prevenção:

Não fume;
Evite o consumo de álcool;
Consuma em pouca quantidade leites e derivados;
Ingira menos de 4 porções de gordura animal ou carne vermelha por dia;
Evite o consumo de farinha branca e açúcar;
Substitua o consumo de refrigerantes ou bebidas industrializadas, principalmente zero, light, diet por bebidas naturais como sucos e água;
Controle o peso e IMC (índice de massa corpórea);
Tenha bons níveis de Vitamina D;
Consuma 5 ou mais porções de alimentos fonte de licopeno (tomate, melancia, goiaba, brócolis…);
Utilize açafrão, alho e alecrim naturais nas alimentações;
Realize uma dieta rica em vegetais;
Faça exercícios físicos moderados ou vigorosos.

kUROTEL 07

Além dos hábitos e alimentação saudáveis, é ideal que os exames de rastreamento do câncer de próstata sejam realizados pelo menos uma vez ao ano em pessoas a cima de 45 anos (com histórico familiar) e 50 anos (sem histórico familiar). Caso deseje um acompanhamento ainda mais preciso e preventivo, a partir dos 40 anos pode solicitar os exames ao médico. Os exames são: Ecografia, Exame de toque e Exame de sangue PSA. O ideal é que os três sejam realizados para uma melhor prevenção.

Kurotel

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *