27 / 11 / 15

GLAUCIA NOGUEIRA APRESENTA “LONGE”, UMA AMOSTRA DE FOTOGRAFIA ARTE, EM PARIS

Foto Gláucia Nogueira

Fotógrafa e diretora de filmes premiada propõe um momento de divagação com uma exposição Uma pausa. Um olhar pela janela do avião. Uma saudade de casa. Longe é um lugar que não existe, já dizia o autor americano Richard Bach, célebre por seu livro “Fernão Capelo e Gaivota”.

Foto 3 Glaucia Nogueira

Com um tema delicado e aberto a muitas metáforas, a brasileira Gláucia Nogueira, radicada na França há 8 anos, propõe um momento de reflexão, de uma pausa quase zen para o expectador de sua mostra fotográfica aberta esse mês, na galeria Artpark, no alto Marais, em Paris. “Num cenário de tensão mundial, onde as pessoas vivem sob um intenso bombardeio de imagens, eu quis fazer uma exposição leve e com um forte apelo de paz. Paz mundial e interior. Uma exposição com um desejo de distanciamento, afinal – LONGE, pode ser o lugar onde estão outros horizontes, nossos sentimentos, nossas esperanças”, diz a fotógrafa.

Foto 2 Glaucia Nogueira

As 24 fotos apresentadas por Gláucia tem colorido intenso e são resultado de uma longa pesquisa sobre baixa exposição. “A idéia foi de trabalhar no limite da luz com o propósito de fazer o expectador se sentir no universo do Hecta 64asas”, acrescenta. Com a mesma intensidade que realiza seu trabalho, a publicitária, diretora de criação e diretora de cinema, assume hoje a paixão pela fotografia. Natural de Belo Horizonte, MG, onde trabalhou em grandes agências de publicidade, Gláucia, já ganhou prêmios como Profissional do Ano da Rede Globo, como redatora, o Grand Prix de Nova York com comercial para a Audi e já teve sua
obra exposta do Miami Art Basel, no Estados Unidos. Sempre atenta a novos olhares sobre tudo e em eterno ritmo criativo nas áreas mais diversificadas, Gláucia propõe com a exposição LONGE, uma distância para nos aproximar do essencial. “Em muitas fotos, lá do alto, olhando pela janela de um avião, vejo quão pequenos somos. Lá do alto onde não consigo ver, lá onde quero chegar, vejo como somos todos maravilhosamente insignificantes”, revela.

Foto 1 Glaucia Nogueira

A exposição LONGE, por Gláucia Nogueira, fica na Galeria Artpark, 8, rue Amelot, em Paris, até dia 09 de dezembro e tem entrada livre. A exposição itinerante segue para Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, ainda no mês de dezembro, com data e local à confirmar. A fotógrafa estuda novas datas para Belo Horizonte e Curitiba também. 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *