01 / 12 / 15

JORNALISTAS CHEGAM A FLORIANÓPOLIS PARA CONHECER O TURISMO DE EXPERIÊNCIA

JORNALISTAS DO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E DO ESPÍRITO SANTO, CHEGAM A FLORIANÓPOLIS, O MELHOR DESTINO TURÍSTICO DO BRASIL PELA 7ª VEZ, PARA CONHECER E DIVULGAR AS NOSSAS POTENCIALIDADES

Trata-se de uma proposta do programa Turismo de Experiência do Sebrae/SC, que foi lançado durante o 1º Fórum TRADETUR que aconteceu no Majestic Hotel, na última sexta-feira, 26, na Capital Catarinense. São opções de quem vêm  a Santa Catarina e queiram aproveitar uma programação diferente e fora da tradicional praia ou turismo rural.

TURISMO DE EXPERIÊNCIA

Ás vésperas do verão, nosso estado se prepara para receber mais de 8 milhões de turistas. 600 voos charters já estão confirmados além dos voos extras e novos voos chegando de Foz do Iguaçu pelas asas da Azul. Serão dois voos semanais, unindo Foz do Iguaçu, Londrina, MaringÁ e Florianópolis. Há um aumento de 41% nas vendas de pacotes de viagem, confirmados pela empresa de turismo CVC. Soma-se a isso ainda o fretamento de três voos diários da Argentina. 

Balneário Camboriú já  está com 100% de ocupação e em Florianópolis o Costão do Santinho já confirma um aumento de 30% nas vendas. Nosso Estado está na contra mão da crise. Trata-se do maior fluxo turístico da história de Santa Catarina. No quesito segurança, serão cerca de 7,9 mil policiais envolvidos na Operação. De acordo com o secretário adjunto da Segurança Pública, o delegado Aldo Pinheiro D’Avila, as ações vão abranger o monitoramento de mais de 455 quilômetros de áreas de banho, divididos em 157 praias e balneários de 37 municípios. O Corpo de Bombeiros deverá mobilizar um efetivo de 1,2 mil guarda-vidas civis e 275 militares, espalhados em 312 postos. 

Segundo o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch: “A conectividade entres destinos nacionais é um forte impulsionador do desenvolvimento turístico, estimulo ao turismo nacional e ao desenvolvimento econômico de cidades. O turismo de experiencia aumenta e alavanca ainda mais a nossa economia com geração de emprego e renda, ampliando as possibilidades do turista conhecer muito mais e melhor nosso estado”.

O Turismo de Experiência do Sebrae conta com mais de 50 pequenas empresas que aderiram ao programa pioneiro em Santa Catarina. A expectativa é começar a venda das experiências nesta temporada: – “Procuramos um nicho diferente e fizemos uma pré-seleção das empresas que já ofereciam algum tipo de experiência ou tinham potencial. Nesses casos, o turista passa de mero observador para protagonista “— diz o coordenador estadual de turismo do Sebrae/SC Alan Claumann, que acrescenta que o enfoque é na cultura açoriana e na enogastronomia.

Para o presidente da Santur, Waldir Walendowsky, a iniciativa é importante e deixa o turismo tradicional para explorar as singularidades da cultura catarinense: – “São produtos que já existiam, mas que passavam despercebidos até pelo setor público e que o Sebrae soube explorar, o que dá a condição de o Estado ser original. Além disso, esse turismo tem muitas vezes um valor agregado maior que o turismo de commodity”. Claumann acrescenta que o turismo de experiência também minimiza os impactos da baixa sazonalidade. 

É isso que espera Rita Cássia Stotz, uma das fundadoras do atelier de arte Meninas da Terra. Ela participa do projeto e irá mostrar aos turistas uma olaria tradicional de São José, o centro histórico da cidade, além de permitir que eles montem suas próprias peças de barro no atelier e levem um objeto pintado por eles de recordação: “Público para isso tem, mas nossa maior concorrente é a praia, por isso achamos que o movimento será maior de março a novembro”, afirma. 

O tour de experiência na Grande Florianópolis abrange Passeio interativo de ônibus panorâmico pela Ilha da Magia. Um dia inesquecível. Experiência de preservação ambiental na reserva extrativista Pirajubaé, com visita a rancho de pescadores e passeio de barco pelo manguezal e Rio Tavares. 

Como jornalista especialista em turismo e Assessor de Imprensa da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV-SC, a convite, durante a 27ª Edição do maior Festival de Turismo do Brasil, o FESTURIS em Gramado, estive no lançamento do projeto “Turismo de Experiência”. Foram apresentados 16 produtos turísticos da grande Florianópolis com foco em experiências que envolvem a emoção, interação do visitante e promoção de aspectos culturais e naturais da região. A Ecoexperiências, agência de receptivo em Florianópolis foi uma das empresas participantes do projeto do SEBRAE e apresentou o roteiro “Um dia inesquecível na Reserva Marinha Extrativista do Pirajubaé”. Com base no turismo sustentável e fomento de comunidades, desenvolveu em parceira com a Giro do Horizonte um roteiro na primeira reserva extrativista da Região Sul do Brasil, na Costeira do Pirajubáe. 

O produto turístico fará uma visita a paisagens exclusivas, com 1.444 mil hectares de áreas naturais protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), demostrando o uso de forma sustentável do meio natural por populações tradicionais. O local conta com mais de 50 ranchos de pescas e passa despercebido por grande parte de turistas e moradores que circulam entre o aeroporto e o centro da cidade.Na Reserva Extrativista Pirajubaé, realiza-se principalmente a coleta do berbigão (moluscos). Nas Unidades de Conservação federais do grupo Uso Sustentável que possuem populações tradicionais em seu interior, como as Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, é permitido o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades. Tratam-se de atividades que se constituem em fontes alternativas de renda, trabalhadas dentro de preceitos sustentáveis e envolvendo a gestão participativa dessas populações. 

Paladares da 10ª Ilha: Roteiro histórico e gastronômico pelo Centro Histórico de Florianópolis, iniciando no Mercado Público até a Ponte Hercílio Luz.

OstraXperience: Experiência enogastronômica e técnica com ostras nativas e exóticas numa tradicional fazenda de ostras no Ribeirão da Ilha. O homem do mar: Em um barco de pescador, sair para capturar peixes e mergulhar em cantos pouco conhecidos da Ilha de Santa Catarina.

Faça você sua caipirinha: Aprenda fazer e saborear a caipirinha, em Florianópolis. Experiência de mergulho: Mergulho com aula explicativa sobre espécies marinhas na Ilha do Arvoredo. Jogos da experiência: Mesmo com o mau tempo é possível se divertir com brincadeiras e jogos em Florianópolis.

Ecorafting: Oficinas sobre flora e fauna da Serra do Tabuleiro e disseminação de sementes nas margens dos rios durante o rafting.O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi criado em 1975 e é a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina. Apesar disso, ocupa apenas 1% do território do estado. Sua área de 841,3 km2 ocupa parte do território dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes, ou seja, a diversidade de biomas é grande, indo desde os campos de altitude do interior até as restingas e manguezais do litoral e das ilhas. Quem caminha pelas trilhas do sul da Ilha de Santa Catarina sabe pelas placas (enquanto não acabarem de depredar todas) que está andando também pelo PE da Serra do Tabuleiro, que é administrado pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina).

Oficina chinelo de dedo: Conhecimento da cultura e da prática da arte da olaria, em São José. A magia do barro: Passeio histórico pelo Centro Histórico de São José e confecção de objeto de barro no ateliê de arte. Entre gingas e histórias: Imersão na arte da capoeira, samba de roda, contação de história e degustação de feijoada.

Feira da Freguesia: Passeio guiado pela feira da freguesia, que acontece no Centro Histórico de São José e é local de encontro dos moradores, atrações culturais, artesanato, antiguidades e gastronomia.

Esse é apenas uma pequena parte do roteiro que meus confrades irão conhecer, degustar, fotografar, vislumbrar, vivenciar, divulgar … levar como recordação, e acima de tudo descobrir porque Floripa é a nossa Ilha da Magia. Não conto mais para não estragar a surpresa. 

Irão entender o porque do nosso Rancho de Amor a Ilha

Um pedacinho de terra, perdido no mar!… 

num pedacinho de terra, beleza sem par!…

jamais a natureza 

reuniu tanta beleza 

jamais algum poeta 

teve tanto pra cantar 

num pedacinho de terra, 

belezas sem par. 

Ilha da moça faceira 

da velha rendeira tradicional 

ilha da velha figueira 

onde em tarde fagueira,

vou ler meu jornal 

tua Lagoa formosa, 

ternura de rosas 

poema ao luar 

cristal onde a lua vaidosa 

sestrosa, dengosa, 

vem se espelhar.

Ouçam, garanto que não irão mais se esquecer

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *