11 / 05 / 16

Sejam valentes, e não perfeitas!

Júlia Machado

Júlia Machado

Grace Hopper, criadora da linguagem de programação Flow­matic, que deu origem a linguagem Cobol; Ada Lovelace,que foi a primeira pessoa a programar uma máquina computacional… foram alguns destes os nomes dos times de meninas da edição do Technovation Challenge, que aconteceu pela primeira vez em Florianópolis. Esta competição mundial, mantida pela ONG americana Iridescent e que busca estimular as meninas entre 10 e 18 anos a utilizarem a tecnologia para resolverem problemas reais da nossa sociedade e despertarem o interesse pelos cursos de tecnologia, sendo este um problema mundialmente conhecido onde no Brasil, as mulheres compõem apenas 15% do corpo discente nas faculdades de Tecnologia da Informação, conforme o Censo da Educação Superior de 2012.

A edição deste ano, contou com a participação de mais de 40 meninas, formando 7 equipes, que desenvolveram aplicativos que tratavam de resolver problemas como a adoção de animais abandonados, a dificuldade da comunicação pais/escola/alunos, a situação das calçadas para os pedestres, entre outros.

Durante 12 semanas, as participantes se reúnem em equipes, identificam problemas sociais e pensam como resolvê­los, construindo um aplicativo para celular (um protótipo funcional), desenvolvendo um plano de negócios e produzindo um vídeo pitch, onde em 4 minutos, apresentam a ideia dos seus projetos.

Estes times recebem o auxílio de uma mentora, mulheres que trabalham no setor 
tecnológico e/ou empreendedor, e que representam somente 1⁄4 dos 520 mil profissionais do segmento, segundo o Censo de 2010. Estas mulheres, além de guiar os times durante todo o programa, serviram de modelo para estas meninas, transmitindo conceitos de liderança, assertividade, empoderamento, e mostrando que sim, trabalhar com tecnologia também é pra mulher.

Para que o Technovation acontecesse em Florianópolis, a Mariana Scaff, a Desirée Maestri, 
e eu, Júlia Machado (embaixadoras de Florianópolis), promovemos os encontros e workshops de capacitação dos times e das mentoras, e tudo isso aconteceu com o apoio de parceiros como o Sebrae SC, a Resultados Digitais e diversas empresas do setor tecnológico da região.

No final de Abril, a primeira etapa da competição foi finalizada, com os times apresentando 
seus trabalhos na presença de um grande público, e que contou com a participação de outros times de SC e PR, representando a região sul do país.

O que podemos dizer pras meninas, é que elas continuem estudando não para serem 
perfeitas, mas para que sejam valentes, e continuem enfrentando os desafios que surgirão pela frente, que serão muitos! E claro! Ano que vem tem mais Technovation, e uma nova oportunidade para elas desenvolverem suas ideias, pensar em novas possibilidades de um futuro e além disso, muitas novas amizades.

Júlia Machado – Idealizadora e Fundadora da ANITAS.
(48) 9158-5968
contato@anitas.com.br
http://www.anitas.com.br
https://www.facebook.com/AnitasFloripa

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *