21 / 07 / 16

Rio Moda Rio 2016

Aconteceu de 14 a 18 de junho, no Pier da Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro

Rio Moda Rio 2016

Diferente dos eventos de moda, que marcaram o Rio de Janeiro, o Rio Moda Rio quebrou paradigmas que vão do público, que foi bem diversificado, com a participação de pessoas das mais diversas camadas da sociedade. Uma abertura para quem não teve ainda, a chance de participar de um evento de ponta, como foi o Rio Moda Rio 2016.

Segundo Luiz Calainho, Uma abertura onde em outros épocas, seria quase impossível reunir: dança do passinho, funkeiros, estilistas de renome internacional e personalidades da mídia, todos reunidos em um local preparado para este tipo de evento, com uma estrutura de primeira, e segurança para todos. Um espaço, onde somente convidados tinham acesso ao que mais de importante da moda brasileira, preparada  para negócios e futuros compromissos empresariais, e de exportação.

Rio Moda Rio 2016

(Foto: Alexandre Campos – 30/01/2010 Oi Noites Cariocas/RJ)

(Foto: Alexandre Campos – 30/01/2010 Oi Noites Cariocas/RJ)

“Respirar além das passarelas trouxe um novo fôlego para a moda e para o público, que pode, pela primeira vez acessar um evento deste porte. Queremos democratizar a moda e reforçar a importância da indústria criativa para o mercado como um todo. A moda está presente na vida de todo mundo, basta olhar a nossa volta. Por isso, o Rio Moda Rio chega como um grande movimento e não apenas como uma semana de moda” Luiz Calainho.

O resultado disso foi à circulação de mais de 22 mil pessoas, em três dias de evento no Píer Mauá, e que criou o conceito de “veja agora e compre agora” no Brasil. Números que surpreenderam a organização do evento. Um novo conceito no cenário da moda brasileira.

No Rio Moda Rio

No Rio Moda Rio

Um novo formato de apresentação com o Rio Moda Rio, que deu, não somente, a moda brasileira, mas ao público, a oportunidade de participar  daquilo que só era privilégios de alguns, e mais da imprensa especializada, que cobre este tipo de evento.Uma grande homenagem, com a participação de: Georges Henry, Maria Bonita Company e Yes, Brazil! — e a de Divas como Sylvia Pfeiffer e Xuxa, que desfilaram na passarela democrática. As duas não desfilavam há muitos anos.

Blue Man - Rio moda rio 2016

Blue Man – Rio moda rio 2016

Durante os três dias de evento, a organização do Rio Moda Rio ofereceu a possibilidade de o público externo acompanhar de perto tudo o que rolou nessa atmosfera Fashion, que misturou apresentações (desfiles), palestras, gastronomia de qualidade, shows e exposições. É que o público que passou pela Praça Mauá pode assistir em um telão instalado no centro da praça, ao vivo, aos desfiles, palestras e shows. O objetivo era democratizar o espaço a partir de um modelo bem simples: “chegar, ficar à vontade e acompanhar”.   Informação da Organização do Rio Moda Rio.

Patricia Viera Rio Moda Rio 2016

Patricia Viera Rio Moda Rio 2016

Nomes da atualidade do cenário da moda brasileira, como: Patrícia Viera, Martu, Lino Villaventura e Guto Carvalhoneto, abriram os desfiles do evento, no dia 15 de junho; Maria Filó, Isabela Capeto, Andrea Marques e Alessa, no dia 16 de junho; Ivan Aguilar, Osklen, Blue Man, Lenny Niemeyer e The Paradise, no ultimo dia dos desfiles, 17 de junho.

Alessa Rio Moda Rio 2016

Alessa Rio Moda Rio 2016

Algumas apresentações de coleções foram feitas no Museu do Amanhã, na ALERJ (Palácio Tiradentes) no MAR (museu de Arte do Rio) e na Praça Mauá, além das salas no Píer Mauá.

Texto: Alexandre Campos / Lorhana Amaral
Fotos: Alexandre Campos
Fonte: Approach Comunicação.

Alexandre Campos - Rio de Janeiro/RJ

Espetáculos Carioca, Jornalista, repórter fotográfico. Formado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá/Niterói RJ, Faz parte do quadro de associados da MBA - Mídia Brasil Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *