16 / 08 / 16

Exposição Upcycle B Design

UpCycle B Design será lançada nesta terça (16), com peças criadas por 15 designers alagoanos com sobras de madeira, com renda revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer

Os arquitetos da mostra Upcycle B Design

Os arquitetos da mostra Upcycle B Design

Mais do que simplesmente reciclar, utilizar o poder do design para criar um novo valor a materiais que antes estavam prestes a ir para o lixo: este é o “upcycling”, conceito cada vez mais utilizado por artistas e designers em todo o mundo, que também inspirou o convite feito pela loja B Design, em parceria com a fabricante nacional de pisos Indusparquet, a alguns dos principais talentos do design e da arquitetura de Alagoas.

Nas mãos de 15 profissionais do estado – Alerson Barbosa, Bruna Nascimento, Carol Mindelo, Cledja Bernardino, Cleudir Baía, Creuza Lippo, Jadson Amorim, Lidiane Rocha, Márcia Melro Mônica Stuart, Patrícia Melro, Ricardo Leão, Sandra Leahy, Tiago Angeli e Valéria Cox –, uma coleção de mostruários de pisos de madeira e outros revestimentos que havia acabado de ser substituída por outra mais atual ganhou nova vida sob a forma de peças de design como mesas, bancos, luminária, cabideiro e até revisteiro.

O resultado é a mostra UpCycle B Design, cujo lançamento, no dia 16 de agosto, será marcado também por uma ação beneficente: a renda obtida com a venda das peças assinadas será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas.

“A sustentabilidade é um conceito que temos trabalhado com cada vez mais força nos projetos que desenvolvemos na loja”, explica Suzana Costa, nome à frente da B Design e idealizadora da mostra. “Por isso, não poderíamos aceitar a ideia de simplesmente descartar os mostruários desatualizados: queríamos transformar todos estes materiais de qualidade em algo ainda mais nobre”, completa. “Transformar estes mostruários em uma peça de design foi um desafio e um grande aprendizado, que me fez refletir em relação aos desperdícios diários e como podemos viver de forma mais sustentável”, diz a arquiteta Mônica Stuart, que assina o “Banco Equilibrista”.

O evento de lançamento do projeto, para convidados, será realizado nesta terça-feira (16 de agosto), das 17h às 21 horas, na loja B Design, na Jatiúca.

Fonte: Amais Imprensa – Aline Angeli

Confira algumas criações que fazem parte da mostra UpCycle B Design:

Jadson Amorim com a peça

Jadson Amorim com a peça

MESA BLOC, por Jadson Amorim Idealizada como apoio lateral ou frontal para compor diferentes propostas de ambientes, a mesa complementar explora o conceito de bloco de madeira, contrastando a rigidez do módulo com a leveza de rasgos revestidos de acrílico.

MUTABLE, por Sandra Leahy O jogo de encaixes das bases com o tampo de madeira reciclada confere tom lúdico à mesa de centro, “pensada para humores mutantes”, segundo define a arquiteta. Dependendo da forma como são dispostas as peças, o móvel assume diferentes modelos, numa proposta que concentra versatilidade, modernidade e sustentabilidade.

MESA CAVVA, por Cleudir Baia O couro faz par perfeito com a madeira neste projeto de mesa de centro de geometria simples e atemporal, resultando em um contemporâneo contraste de texturas. Além de revestir os pés, ele garante também o destaque para a bandeja encaixada na “cavva”, peça-conceito do móvel, que reúne função utilitária em um charmoso jogo de volumes.

BANCO EQUILIBRISTA, por Mônica Stuart O curioso jogo de linhas, que produz um padrão geométrico entrecruzado formado pela mistura da madeira com laca bronze, é o centro das atenções do Banco Equilibrista, cuja construção assimétrica desafia o olhar do público.

LUMINÁRIA PIETRA, por Cledja Bernardino Uma chapa de Carpaccio de Pedra da fabricante italiana de revestimentos Legatto, feita de fibra de vidro revestida de rocha moída, foi o ponto de partida de Cledja Bernardino para a criação de sua luminária Pietra. O efeito translúcido do material é explorado em uma composição de linhas retas, com detalhes contrastantes em laca preta brilhante, cujo resultado é uma peça de aspecto artesanal, rústico e tecnológico.

MESA PEZ, por Bruna Nascimento Com sua forma de sua vista superior inspirada no salto de um peixe – “pez, em espanhol” – esta mesa lateral faz uso de traços retos para “desafiar” a gravidade. Composta por basicamente dois materiais, madeira e vidro, a mesinha possui dois pés localizados no mesmo lado, deixando o lado oposto em balanço, causando no observador a sensação de que a mesa pode virar.

REVUE DECÓR, por Carol Mindelo Com nichos e recortes estratégicos, a peça traz uma proposta vertical multiuso, que pode transformar-se tanto em um utilitário revisteiro quanto num charmoso suporte para plantas ou outras peças.

Arquitetas da Edifiq com a peça

Arquitetas da Edifiq com a peça

MESA VERSATILE, por Edifiq Unindo sustentabilidade à versatilidade, a mesa de centro Versatile pode ser usada em quatro posições diferentes, oferecendo soluções para vários tipos de ambientes e ocasiões.

Peça, por Valéria Cox

Peça, por Valéria Cox

CABIDEIRO HANG, por Valeria Cox A partir de um processo de desconstrução da forma original da placa de madeira recebida para o projeto UpCycle, Valéria Cox deu origem ao cabideiro Hang, trabalhando conceitos de estrutura, funcionalidade, estética, plasticidade e escultura.

Angeli e Leão com a peça

Angeli e Leão com a peça

MESA TACO, por Tiago Angeli e Ricardo Leão Inspirada no mobiliário modernista, a mesa de centro ganha ar contemporâneo, tanto pela leveza como pela reutilização do mostruário de madeira. O tampo da mesa aproveita a medida padrão do mostruário, eliminando cortes e diminuindo assim o impacto no meio ambiente. A base conta com acabamento verniz 100% fosco, realçando a cor original do cumaru, e pés em ferro pintado com pintura metálica na cor café.

Por Alerson Lisboa

Por Alerson Lisboa

BANCO MITOSE, por Alerson Lisboa Com sua forma inspirada no processo de reprodução das células, que em uma de suas etapas lembra um símbolo do infinito, o banco Mitose brinca com os conceitos de funcionalidade e de escultura, em uma peça que mescla força e leveza.

Creuza Lippo com a peça

Creuza Lippo com a peça

BANCO TAKO, por Creuza Lippo Linhas puras, com ar retrô, faz dessa peça uma ideia sustentável para adaptar materiais existentes às necessidades contemporâneas. O antigo mostruário da indusparquet  reergueu-se como um banco para interiores, onde o toque da madeira ebanizada se mescla à existente e traz mais personalidade à criação.

SERVIÇO MOSTRA UPCYCLE Coquetel de lançamento: 16 de agosto, das 17h às 21 horas Local: Loja B Design –  Prof. Maria Esther Costa Barros, 282 – Jatiúca

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *