24 de setembro de 2017

SANTA E BELA CATARINA É DESTAQUE EM BOAS PRÁTICAS E INCENTIVO AO TURISMO

SANTA CATARINA É TOP NO TURISMO

 
Graças acima de tudo a fenomenal iniciativa privada (Trade de Turismo), Santa Catarina acaba de ser premiada como o segundo estado mais competitivo do Brasil de acordo com ranking divulgado nesta quarta-feira, dia 20, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Outra boa notícia é o aumento de 20% em voos charter (fretados) nos aeroportos Hercílio Luz, em Florianópolis, e Victor Konder, em Navegantes.
Os dados da Infraero e Anac foram revelados nesta terça-feira, dia 19, durante reunião dos membros do Conselho Estadual de Turismo, presidido por Rogério Siqueira, com o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan.
 
SANTA CATARINA – REFERÊNCIA NACIONAL
 
Santa Catarina venceu ainda o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença do estado no mercado externo. As duas premiações são realizadas pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
No ranking geral, o estado tem melhorado a sua posição ano a ano. Em 2011, Santa Catarina ocupou o sétimo lugar; em 2012 e em 2013, ficou em sexto; em 2014, alcançou a quinta posição; e em 2015 e 2016, ficou em terceiro. Neste ano, Santa Catarina subiu uma posição e ultrapassou o Paraná, garantido o segundo lugar geral, atrás apenas de São Paulo.
SANTA CATARINA TEM MAIS DUAS ROTAS TURÍSTICAS
 
As últimas rotas turísticas lançadas estão situadas nos destinos turísticos Encantos do Sul e Vale das Águas, cada uma apresenta peculiaridades distintas. São elas, respectivamente, a “Rota da Baleia Franca” que visa incrementar o fluxo de visitantes, oferecendo a opção de julho a novembro, quando os gigantes dos mares migram para o litoral sul do país, e podem ser avistados ao longo da costa e a Rota “Encantos Rurais” de Quilombo que vivencia passeios por recantos construídos campo afora em parceria entre a natureza e a vontade humana de resgatar e preservar o autêntico. As rotas turísticas além aumentarem fluxo de turistas, promoverem a região e aceleram seu desenvolvimento econômico.
PRIMAVERA DA SERRA CATARINENSE
 
Pra você que quer ver a exuberância da primavera no turismo rural catarinense, vai se encantar com a quantidade de cores. O Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo em Lages – SC, ícone nesta modalidade ainda tem vagas para o último final de semana deste mês de setembro, quando as flores estão “explodindo”. Durante a semana ainda tem 50% de desconto nas diárias. As melhores temperaturas do ano.
FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE URUBICI
 
Mobilizar a comunidade e os visitantes a desfrutarem de momentos agradáveis na primavera, época do ano de beleza exuberante, clima ameno e fartas colheitas de alimentos frescos. Esse é o objetivo do Festival de Gastronomia de Urubici e II Fenatruta, que acontecerão de 06 a 14 de outubro de 2017. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Urubici, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. O Festival de Gastronomia Urubici vai promover uma série de eventos culturais, piqueniques gourmet, food trucks e arena gourmet, onde inúmeras palestras e oficinas de gastronomia, enoturismo e harmonização de vinhos e cervejas artesanais acontecerão, além da presença de chefs de renome que farão aulas-show para a valorização da cadeia produtiva local e o fortalecimento dos orgânicos.
A II Fenatruta é um convite para entregar-se aos sabores e prazeres da gastronomia local a base de truta, percorrendo o tour gastronômico nos 15 estabelecimentos que abrirão suas portas para receber visitantes e apreciadores da boa comida. Cada um servirá um prato próprio, com o preço máximo de 49 reais por pessoa. Acompanhe a programação abaixo. A abertura oficial acontecerá no dia 06 de outubro de 2017, às 17 horas, na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A secretária de Turismo da cidade, Elisa Wypes, destaca a importância do evento: “Por meio de eventos como esses, buscamos promover o desenvolvimento do turismo e do setor agropecuário de Urubici, com a valorização de produtos locais, como: frutas, hortaliças, trutas, uvas e vinhos, carnes, mel, entre outros”.
Urubici Park Hotel – O melhor endereço na cidade
ECO E CICLOTURISMO NO VALE EUROPEU
 
Gente de todo o Brasil vêm a Santa Catarina em busca do ecoturismo e do turismo de aventura. A natureza exuberante do Estado é um convite permanente para as mais diversas atividades ao ar livre. O Cicloturismo, com o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, o primeiro intermunicipal do Brasil com 300 quilômetros de percurso e que atravessa nove municípios da região é destaque. Pode ser visitado e aproveitado por profissionais ou amadores, dependendo do trajeto. O relevo, o clima e a vegetação diferenciada são atrativos para quem gosta fazer pedaladas com emoção. Os morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são cenários espetaculares.
Os turistas encontram na região muitas outras atividades para agradar todos os gostos, como a prática de trekking, rapel, cascading, canyoning, voo livre e parapente. O Circuito do Caminhante: o primeiro planejado e programado do Brasil. São mais de 200 quilômetros que passam por Indaial, Pomerode, Rio dos cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna. Em comemoração aos 10 anos desse percurso, será realizada entre 22 e 24 de setembro, em Indaial (SC), a Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu. Na região também é possível praticar outras atividades como o pedal noturno, por exemplo.
Explore cânions, escale montanhas, desça cachoeiras e voe alto em Santa Catarina: tanto no Litoral quanto no interior existem excelentes trilhas para trekking e mountain biking. Elas adentram a Mata Atlântica e atravessam costões e morros à beira-mar, ou cortam vales e montanhas no interior do estado. Cachoeiras e cascatas estão em toda parte, para a alegria dos praticantes de rapel e cascading. A Serra catarinense também tem locais fabulosos para a prática do canyoning, que exige conhecimento de várias técnicas de escalada, rapel, tirolesa, entre outras. Há também boas opções para quem gosta de se aventurar em veículos off-road ou em circuitos de cicloturismo. E no céu também tem muita emoção no voo livre, paraquedismo e voos de planador.
PRÊMIO GIGANTES DA ECOLOGIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
 
A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, foi a grande estrela do Prêmio Gigantes da Ecologia, que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21, em Blumenau, com a presença de defensores do meio ambiente. Além da ministra, diversas empresas, instituições e pessoas, que lutam pela preservação, foram homenageados na noite festiva. A cerimônia contou com apresentações de Vanessa Jackson, Fat Family e Banda Nega Fulô.
Na ocasião, também, ocorreu a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo, organizado pela MBA – Mídia Brasil Associados, em parceria com o IGE. Na cerimônia, foi lançado o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta”, terceira obra editorial do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE). PARA VER TODAS AS FOTOS CONFIRA AQUI.
Bolo da Madre. Do sabor e do jeito que você quiser
ESTANDE DO BETO CARRERO FOI SUCESSO NO ROCK IN RIO
 
Esta segunda e última semana de festival está sendo tão animada quanto a primeira, com destaque para as atrações principais Aerosmith, Bom Jovi, Guns n’ Roses e Red Hot Chili Peppers. O Beto Carrero World não poderia estar de fora. Aliando muita música e diversão, o empreendimento faz sucesso como expositor na Cidade do Rock, que este ano foi montada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O estande do Beto Carrero World ocupa 60m² da Arena Expo Play, localizada na Game XP, espaço do Rock in Rio dedicado a explorar o universo de jogos eletrônicos. Só na primeira semana do evento, já passaram pela Game XP mais de 150 mil pessoas. O Parque Temático é destaque com um simulador de realidade virtual da FireWhip, a única montanha-russa invertida do Brasil. A experiência proporcionada pelo equipamento tem chamado a atenção do público no maior festival de música do mundo.
Mas o espaço Experience FireWhip é só uma das atrações que o Beto Carrero World levou ao Rock in Rio. Além da simulação no brinquedo radical, personagens do espetáculo Portal da Escuridão aterrorizam o público do evento e maquiadores transformam os visitantes do estande em “vítimas”, com maquiagens dignas de filme de terror. Para abrilhantar ainda mais o espaço, os personagens Megamente e Metro Man, da DreamWorks Animation, recebem os visitantes para sessões de fotos em frente ao cenário do Castelo das Nações, o icônico cartão postal do Beto Carrero World.
ABAV EXPO – PREVENÇÃO DE FRAUDES
 
Da prevenção de fraudes às oportunidades da revolução tarifária no aéreo, mesas redondas lançam temas que dominam o universo dos agentes de viagem. Esses assuntos serão discutidos nas mesas redondas da Vila do Saber. Para participar, é preciso realizar o credenciamento para o evento e, depois, fazer a inscrição nas atividades de interesse. Com perto de 5 mil inscrições prévias para as atividades e 42 palestras com a lotação já esgotada, a Vila do Saber – espaço voltado à capacitação e difusão do conhecimento na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa – lança importantes discussões que permeiam o mercado do agenciamento de viagem.
Viagens corporativas e seus gargalos: Moderador: Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Debatedores: Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil e Rodrigo Napoli, diretor comercial da Avianca Brasil.
As mesas redondas contarão com a participação de profissionais que são referência em seus segmentos de atuação, e vão compartilhar com o público presente todo o conhecimento que têm sobre assuntos como prevenção de fraudes, governança e compliance, viagens corporativas e hotelaria, além do grande assunto do momento que é revolução tarifária no aéreo, e o que traz de oportunidade para os negócios dos agentes de viagens.
As palestras ocorrerão durante os três dias de feira, 27, 28 e 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para participar, é preciso realizar o credenciamento para a ABAV Expo diretamente no site http://www.abavexpo.com.br(gratuito até o dia 22) e, depois, fazer a inscrição nas atividades de interesse. Para ver a grade completa e o perfil dos palestrantes acesse:http://www.abavexpo.com.br/programacao/.

BRASIL EXIBE ESTANDE COM NOVIDADES EM FEIRA DE TURISMO DA FRANÇA

Começa nesta terça-feira, 26, e vai até o dia 29 de setembro, a 39ª edição da International French Travel Market – IFTM Top Resa, em Paris, na França. Neste ano, o público que visitar o estande do Brasil encontrará um espaço novo: as imagens estampadas terão como cenário as paisagens brasileiras. Dentre as novidades, o estande conta com uma nova linha visual inspirada na Marca Brasil, especialmente elaborada pela equipe da Coordenação de Publicidade do Instituto.

O espaço contará, também, com uma exposição de obras de artesanato cuidadosamente selecionados, enfatizando a cultura brasileira como um dos segmentos oferecidos. A Embratur contará com um espaço de 118m², que vai acolher postos de trabalho e mesas de apoio, totalizando 14 cooperados (quatro destinos, um Convention & Visitors Bureau, oito operadores de turismo e uma associação). Para este ano, estão previstos na Top Resa 31.000 visitantes profissionais de mais de 1.600 marcas. Em 2016, foram um pouco mais de 30 mil visitas, nos 555 estandes instalados na feira.

AVIANCA EM NEW YORK

Avianca Brasil, membro brasileiro da global Star Alliance, acaba de anunciar duas novidades para atender ao mercado nacional. A primeira, em linha com o plano de expansão internacional da companhia, está relacionada ao início das vendas dos voos diretos diários que a empresa passará a oferecer em Nova York, nos Estados Unidos, a partir de 15 de dezembro. A segunda, por sua vez, diz respeito a uma reestruturação das classes tarifárias para voos nacionais e internacionais, que será disponibilizada para os consumidores a partir de segunda-feira, 25 de setembro.
A partir de 15 de dezembro, a empresa operará voos diários diretos para o aeroporto internacional John F. Kennedy, com saídas de São Paulo (Guarulhos). Os voos serão realizados com aviões Airbus A330-200, configurados em duas classes de serviço: 32 assentos na Business (Executiva) e 206, na Econômica. Além da privacidade e mais conforto na classe Executiva, já que os assentos são dispostos na configuração 1-2-1 e reclinam até 180 graus, os passageiros têm à disposição um serviço de bordo diferenciado, com cardápio de refeições especial e bebidas, além dos principais jornais e revistas do Brasil.
A outra novidade anunciada pela empresa é a reestruturação de tarifas que estará disponível para o consumidor brasileiro nesta segunda-feira, 25 de setembro. A partir desta data, a Avianca passará a contar com três famílias: ECONOMY, FLEX, que incluem a franquia de uma ou duas peças de 23kg cada, respectivamente, e a opção PROMO, focada no passageiro que não precisa despachar bagagem e que quer ter acesso a preços ainda mais competitivos. Ao adquirir a franquia com até seis horas de antecedência ao voo, o preço de uma peça de até 23kg custará US$ 20,00* para voos de ou para Colômbia ou Chile e US$ 92,00* para voos de ou para os Estados Unidos. Para compras com seis horas ou menos de antecedência ao voo, os valores passarão a ser US$ 40,00* para voos de ou para Colômbia ou Chile e US$ 185,00* para voos de ou para os Estados Unidos.
ITAIPU E FOZ DO IGUAÇU RECEBEM CHAVES DA TERMATÁLIA
 
Foto: Rubens Fraulini/ Itaipu Binacional
O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna, participou nesta última sexta-feira (22), em Ourense, comunidade autônoma da Galícia, na Espanha, da cerimônia que marca a passagem da sede da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia, para Foz do Iguaçu (PR). O evento é considerado o mais importante do setor no mundo e será realizado no município paranaense em 2018.
Foto: Rubens Fraulini/ Itaipu Binacional
A escolha de Foz do Iguaçu como sede da Termatalia em 2018 foi anunciada em abril e confirmada no final de julho, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, com a assinatura do termo de compromisso por representantes da organização e do município. A expectativa é que o evento atraia para Foz do Iguaçu mais de três mil profissionais do turismo de 40 países, ajudando a posicionar a cidade como referência no termalismo. A Organização Mundial do Turismo indica que o segmento deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do turismo convencional.
O melhor Hotel Termas de Santa Catarina é presença garantida 

DE ITAIPU ÀS CATARATAS

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional recebeu neste domingo, (24), a 10ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. Participaram três mil atletas, de 21 estados do Brasil e também da Argentina, Paraguai, Quênia, Chile e Tanzânia. Além da prova individual de 42,195 km, houve a Maratona de Revezamento, feita em dupla, e a prova dos 11,5 km. A chegada de todas as modalidades foi no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde ficam as Cataratas do Iguaçu, o principal atrativo turístico da região.

POLÍTICA & TURISMO

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, fez mais um apelo aos líderes do setor para se engajarem mais num posicionamento político, visando eleger, nas eleições de 2018, em candidatos realmente comprometidos com as causas dos segmentos que compõem a cadeia do turismo.“Temos por hábito reclamar que os políticos não priorizam o turismo. Mas nós é que temos que conhecê-los de que temos grande importância, ainda mais em tempos de retomada da economia”, conclamou Lummertz falando para lideranças reunidas em São Paulo, durante o encontro anual da Ubrafe (União Brasileira de Organizadores de Feiras) e estavam presentes dirigentes de diversas entidades do setor. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que 25% dos turistas que chegam ao Brasil vêm a negócios e eventos, o que demonstra a importância do setor para o País.



ABIH NACIONAL

Em reunião com Antônio Imbassahy, ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, representantes da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional e da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) levaram queixas de setor hoteleiro ao governo nacional. Na pauta do encontro o assunto principal foi a isonomia tributária e a livre concorrência para o setor. O objetivo principal mostrar a relevância para a economia nacional da isonomia tributária com relação às novas formas de venda online de hospedagem. É necessário regular essa prática com urgência, não só pelo desequilíbrio que ela traz ao mercado nacional, mas também para deixar as empresas brasileiras mais competitivas no cenário do turismo mundial, a exemplo de 275 cidades no mundo todo, entre elas os principais destinos mundiais como Lisboa, Paris, Berlim, Londres e Barcelona, que já regulamentaram essa prática.


ABEOC & FESTURIS

Abeoc Brasil confirma participação no FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo pelo quinto ano consecutivo. O Espaço MICE Corporativo FESTURIS é focado em expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions). Em 2017 o Espaço Mice Corporativo será revitalizado e terá novo layout com balcões de negócios, agendamento obrigatório, e conta com os seguintes expositores já confirmados: ABEOC Brasil, Redetur, B2B, CVB Buzios, CVB Guarujá, CVB São Paulo, CVB Punta del Leste, CVB Hortênsias, CVB Bento Gonçalves, CVB Santa Maria/RS, Fundaparque, Guarita Park Hotel, Hotel Sandri e GJP. O mercado corporativo brasileiro movimentou R$ 5,5 bilhões no primeiro semestre deste ano, representando um crescimento de 9,2% frente ao mesmo período de 2016. As informações, divulgadas pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), representam dados colhidos entre companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos e agências.

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Tambaú Hotel – João Pessoa – PB

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *