26 / 04 / 18

El Calafate, Terra dos Glaciares, destino cinematográfico

El Calafate, Terra dos Glaciares, destino cinematográfico

EL CALAFATE, TERRA DOS GLACIARES, DESTINO CINEMATOGRÁFICO

Sabe aquelas cidadezinhas que você conhece e se impressiona Pois é, El Calafate é assim, limpinha, pequena, super segura, 30 mil habitantes e onde tudo funciona e o turismo além de ser a principal fonte de renda está em franca expansão. Em qualquer hotel se fala no mínimo três línguas.

Clique na imagem pata ampliá-la

Só a Criollos Turismo, operadora, agência, receptivo já tem três agências na cidade, outra em El Chaltém, mais uma em Ushuaia e em breve também em San Carlos de Bariloche. O melhor de tudo é que é especialista nas quatro cidades e com atendimento em português.  Lá você pode escolher teus roteiros, alugar carros, trocar teus dólares ou euros e até alugar bikes (cidade ótima para se pedalar). Tem até bikes elétricas.

Criollos Turismo

Em todas as tuas excursões você escutará todas as nacionalidades. Meus companheiros eram japoneses, australianos, neozelandeses , americanos, holandeses e outros idiomas que não consegui distinguir. O turismo sem dúvidas é o carro forte nesta cidade que é um verdadeiro esplendor da natureza.

Hotel Posada Los Alamos

Todos os hotéis são aconchegantes, mas neste que fiquei superou todas as minhas expectativas por conta do acolhimento, estrutura, localização, cordialidade, enfim, recomendadíssimo o Hotel Pousada Los Álamos, considerado o melhor da região, pelas fotos você vai entender. É lá que se saboreia o melhor cordeiro fueguino das redondezas. Fui ver um desses sendo preparado. Quatro horas no fogo campeiro. O sabor é fenomenal. O café da manhã também irá te surpreender. No Hotel Posada Los Alamos, extremamente recomendado pelo TripAdvisor, você tem uma super infraestrutura para tornar a sua estadia realmente inesquecível.

Super piscina aquecida com visão para o campo de golf. Ao lado do Spa

Cada espaço foi projetado para você a aproveitar ao máximo cada momento, da sauna, passando pela piscinas, hidros, restaurantes, sala de convenções e espetáculos e terminando em um belíssimo campo de mini golf. Trata-se de um hotel familiar que começou ha longos anos com apenas 11 quartos e hoje segue nas mãos da mesma família, hoje o CEO é o amigo Mario Guatti, só que com mais de 140 quartos.

Outro hotel que me hospedei após retornar de El Chaltén, foi o Alto Calafate Hotel Patagônico. A visão da janela do meu quarto, com a cidade aos meus pés era simplesmente cinematográfica.

 

 Alto Calafate Hotel Patagônico

Esse hotel é de propriedade da Ex-Presidente e atual Senadora Argentina Cristina Kistner. Sua localização é privilegiada, um pouco distante do centro, mas que oferece transfer de hora em hora para o centro da cidade, até ás 23 horas. Mas aqui a dica que você deve fazer sua reserva na recepção pelo menos uma hora antes de você decidir ir para o centro.

El Calafate é uma cidade na costa sul do Lago Argentino, na região da Patagônia, na província de Santa Cruz, Argentina, cerca de 80 km do Glaciar Perito Moreno. Deve a sua notoriedade por ser a porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, que tem atrações como o Glaciar Perito Moreno, a geleira Upsala e Fitz Roy entre outros, El Calafate deriva seu nome das flores amarelas características do sul da Patagônia. A partir dos anos 1970 diferentes viajantes começaram a chegar ao local, a fim de conhecer a geleira Perito Moreno. Com o tempo a cidade foi crescendo, alcançando uma marca demais de 8000 leitos. O aeroporto internacional recebe mais de 12 vôos diários na alta temporada (verão). A cidade tornou-se um dos locais com o maior crescimento populacional na Argentina.

O boom no turismo e na indústria de hotel em El Calafate começou em 2000 com a abertura do Aeroporto Internacional. Devido à existência dos grandes lagos Argentino e Viedma como a sua localização estratégica, a cidade de El Calafate é o ponto de partida das atividades turísticas na região, tanto dentro como fora do Parque Nacional Glacier. Na área de excursões do parque nacional geleiras são feitas Parque Nacional Los Glaciares, incluindo o Perito Moreno, a maior atração do mesmo, o Minitrekking na mesma geleira, navegando pelos canais do Lago Argentino está, visitar o Bay Onelli e enormes geleiras Upsala , Spegazzini , Onelli e Seco , entre outros. O intendente National Park está localizado na cidade de El Calafate.

Em torno do Lago Argentino uma variedade de atividades são organizadas, com destaque para as visitas para estadias turísticas, 4×4 para as colinas e Huyliche Frias, passeios a cavalo, caminhadas Reserva Ecológica Laguna Nimez, e caminhadas no Lago Roca. De frente para a Baía Redonda, o Clube Andino Lago Argentino é pioneira no ensino de atividades de montanha na aldeia. Em 2011 foi inaugurado geleiras centro de interpretação, 5 km a oeste da área urbana de El Calafate.

Vale também a pena você tirar um dia livre para a partir das 18 horas fazer um passeio 4×4 com a Criollos Turismo, a beira do Lago Andino. O por do sol já vale o passeio. Depois de recorrer, caminhar, o passeio termina com um jantar dentro de uma caverna. Inimaginável !!! Todos juntos em mesinhas, se tornam uma família. Nos aguarda uma fenomenal sopa fervendo, dentro do pão, muito suculenta e saborosíssima, acompanhada de malbecs e sauvignons.

Glaciarium de Gelo Patagônico Museum

É um centro cultural e científica ativa, onde as últimas pesquisas sobre geleiras e seu ambiente são relatados. Também tem Glacio Bar, único no mundo a ser feito com gelo da geleira, está localizado no porão de Glaciarium de Gelo Patagônico Museum. Tem 80 metros quadrados com uma temperatura ambiente de – 10°. Absolutamente tudo neste bar é feito de gelo, incluindo as paredes e os móveis: Os vidros, bar e cadeiras foram feitas com gelo da geleira.

SUPER GLACIARES

Navegação a bordo do Maria Turquesa

Essa navegação é fenomenal a bordo do Maria Turquesa, capitaneado pelo Comandante Pablo. O barco é novinho, super deckes para você fotografar a vontade, o comandante faz girar o barco em 360º graus para que todos possam tirar fotos incríveis, para quem tem filhos pequenos, tem área de recreação, sala vip com deck exclusivo e chef que prepara a alta gastronomia patagônica.

Escolha essa. Um dia todo navegando pelo lago Argentino, passando por Punta Bandera, Brazo Norte, Canal Upsala, Glaciar Spegazzini, Canal Spegazzini, Perito Moreno, desembarca duas vezes . O primeiro desembarque é num bosque (Puesto de Las Vacas – em frente ao Glaciar Spegazzini). Coisa de cinema. O segundo é nas passarelas do Glaciar Perito Moreno.

Das geleiras deste Parque Nacional o Glaciar Perito é a o mais famoso, bonito e imponente, localizado no extremo sul, em frente à Península Magalhães, a 78 Km de El Calafate, uma cidade que eu moraria com certeza. Este glaciar mostra um fenômeno surpreendente e curioso, onde a grande massa de gelo avança continuamente, fazendo com que a acumulação, ruptura e desprendimento de grandes blocos de gelo em sua frente de 5 km de largura, localizado no Canal dos Icebergs. A cada ruptura/desprendimento parece um trovão. Um tremendo espetáculo.

Navegando pelo canal, você as vezes vai cortando gelo, pequenos, que ficam boiando porque os grandes, mesmo tendo pouco acima d’água, possuem pelo menos 100 metros de comprimento abaixo do nível d’água. A parte dianteira da geleira é superior é está a 60mt acima da água, altura máxima, de onde caem continuamente pedaços de tamanhos diferentes, produzindo um trovão como falei antes.  Aquelas partes mais escura, parecendo sujeira, não é. A força da geleira vai lixando as rochas pelo do caminho. Portando aquilo é pó de rocha. Dependendo da direção e intensidade solar a geleira muda de cor. A desagregação gradual e o posterior nivelamento das águas é um espetáculo único no mundo, que é repetido a cada três ou quatro anos, visto por milhares de pessoas em todo o mundo.  Com a noite livre escolha mais tradicional restaurante da cidade, o Isabel Comida Al Disco Resto. Pelas paredes a história viva da cidade. Fotos da velha guarda se misturam com a atual geração. O local é pitoresco, ótima gastronomia e de visita obrigatória.

Clique na imagem para ampliá-la

Antes de sair para a balada, a melhor opção é escolher o Iet Ice Bar, o esquenta da cidade com dois super ambientes, um acima de zero, aquecido, e o som bombando leve. O outro abaixo de zero, tipo 14 abaixo de zero, som bombando alto, você com jaqueta bem aquecido e tendo 25 minutos para beber a vontade. La dentro tudo é de gelo. Pura sensação jamais imaginada em terras tupiniquins.

 MINI TREKKING NO GLACIAR PERITO MORENO

A geleira Perito Moreno, pode ser vista também em super plataformas, mas só admirá-la de longe não basta. É preciso tocá-la, caminhar sobre aquela imensidão ranca e existem guias especializados que te auxiliam em todos os momentos. A Criollos Turismo te leva lá pela Rota Provincial n º 11 entre El Calafate com Punta Bandera. Ha poucos quilômetros antes de tomar a estrada para a Península de Magallanes, onde os cruzamentos estão localizados na frente da geleira. Alternativamente, sempre a partir de El Calafate, a melhor opção é tomar a Rota Provincial 15, que termina na Reserva Nacional perto do Lago Roca. No meio caminho tem o desvio para a Península. É super importante esclarecer a importância de respeitar as instruções do Parque Nacional e você só pode circular pelos caminhos autorizados.

Pouco antes de pisar no Glaciar, você pega um barco e cruza o lago. Em 20 minutos você estará pisando em gelo glacial. Deixe tuas coisas num refugio, coloque grampos em tuas botas e faça um treking inesquecível de uma hora e meia. Esqueça o cigarro. Totalmente proibido fumar dentro de qualquer parque nacional. Neste passeio, um dia antes, avise ao restaurante do hotel que turante o café da manhã você precisará de lanche para levar. O Hotel Posada dos Alamos já tem um kit certo composto com dois super sanduíches, barras de cereal, alfajor, frutas e não esqueça de água. Na volto o almoço é em eum refúgio. Você, teu almoço e a geleira a tua frente. Surreal.

Clique na imagem para amplia-la

Com a noite livre para o jantar escolha o Casimiro Biguá Restaurante, quase ao lado do Cassino, na Av. Libertador, a central da cidade. Tem de tudo. Do Cordero Fueguino a guizados, sopas… Eu escolhi uma típica pizza argentina. De entrada uma inesquecível proboleta. Bom demais e nem deu para experimentar a sobremesa. Depois se perca no cassino.

GLACIARIUM

 Reserva uma manhã ou tarde para conhecer o Glaciarium – Centro de Interpretação dos Glaciais. É um moderno centro dedicado à divulgação de gelo da Patagônia e as geleiras, um dos poucos centros de interpretação do mundo glaciological. Em um tremendo espaço de entretenimento, recreação, desenvolvimento de atividades culturais. Apoia e divulga pesquisas e trabalhos científicos para ajudar a melhorar o conhecimento das geleiras e a Patagônia, promovendo o interesse e conhecimento das Geleiras e glaciologia. Divulga às maravilhas da região do gelo da Patagônia e sua história, incentivando a cuidar mais do nosso meio ambiente. Não só promove o conhecimento mas nos exalta os sentidos. Com suas técnicas de visualização tudo é explicado por diversas maneiras: cênico, efeitos de iluminação, programas multimídia e apresentações audiovisuais.

Gelo, geleiras, sua formação e dinâmica dos seus fenômenos emocionantes inspirando arquitetura, design e incentiva o desenvolvimento criativo de textos, scripts, ilustrações e imagens que são exibidas ali. A arquitetura é expressiva e conotativa, como uma escultura gigante erguida no estepe patagônico, devidamente integrado com o meio ambiente. Extremamente informativo, dinâmico, cultural e conta inclusive com cinema 3D. Ali você tem a noção da gigantesca força dos glaciais que transformaram e continuam transformando esta parte do globo e também nos damos conta o quanto estamos nos destruindo, pois é gritante o quanto as geleiras vem diminuindo. Vale a pena conferir tudo isso. O filme em 3D chega a emocionar. Um espetacular audiovisual que vai muito mais além da conscientização.

BALCON DEL CALAFATE

Clique na imagem para ampliá-la

Depois de um farto almoço (raviolis recheados de espinafres a bolognesa) no famoso Vera Cruz,  também na Av. Libertador, a principal da cidade escolhemos fazer o passeio de 4×4 até o Balcon del Calafate, isto é, um platô de onde se avista toda a cidade. Parece que você em uma paisagem lunar, com direito a café ou chá da tarde em um refúgio.  Quase ao final do caminho o guia nos deixa a pé, para desfrutar e fotografar a paisagem, enquanto ele segue a frente para preparar o café.

PARA FICAR EM FAMÍLIA

Clique na imagem para ampliá-la

Caso você não desejar ficar em um hotel, existe uma ótima opção para quem quer ficar em casa, sem horário algum, com toda a comodidade de estar em sua própria casa. Ótimo pra quem está em família, que quer alugar um carro e fazer tudo por sua própria conta. A Criollos e a La Torre Aparts também possuem apartamentos amplos, mobiliados e completos, a poucas quadras do centro.

Criollos Turismo

Ficamos quatro dias em El Calafate e dois dias em El Chaltén. Deu tempo para conhecer pelo menos alguns roteiros desse majestoso destino, suas aventuras, sua gente, a gastronomia, o borborinho da cidade e desfrutar realmente do hotel dos hotéis. A cidade tem muito, mais muito a oferecer. Voltarei mais vezes, aliás, essa já é uma das vezes. 

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI

 

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *