07 / 05 / 18

Com obras viscerais, Rosa Maria Piatti mostra sua fase intimista na Pinacoteca

A mostra abre a pauta anual de 2018 do museu de arte contemporânea da Ufal

A Pinacoteca Universitária apresenta no dia 26 de abril, às 20 horas, a abertura da exposição “Perspectiva de Mim”, de Rosa Maria Piatti. A artista, convidada para dar início à pauta anual de exposições, traz pela primeira vez uma mostra individual aos salões do museu, onde revela a sua libertação pessoal por meio da arte, como um resgate a sua essência conceitual.

Com curadoria assinada por Rogério Gomes e Rafael Almeida, a mostra tem em sua composição mais de 20 obras, entre pinturas e instalação, que foram realizadas em diversos suportes, como: lona, tela, porcelana e madeira; as quais reúnem técnicas mistas que incluem acrílica sobre tela, estruturas aramadas e bordado, que potencializam a perspectiva de profundidade das obras.

Desse modo, a artista exibe formas com referências construtivistas e abstracionistas, além de usar cores primitivas que remetem à catarse humana. O descompromisso com a simetria indica sua espontaneidade com as formas. “Rosa Piatti parte a procura da verdade preponderantemente autoral. Impõe, a si mesma, precisão conceitual e linguagem plástica inventiva, superando o fazer cartesiano, infundindo expressivo e voluntário traço livre, desvinculado da rigidez matemática.”, afirma Rogério Gomes.

“Esta exposição representa um momento importante na carreira de Rosa Piatti. Dona de uma trajetória consolidada, ao longo dos anos, conseguiu construir uma linguagem universal. Sua atual fase é visceral, carregada de fortes sentimentos e representa um mergulho no íntimo. Na mostra, a artista se desprende de todas as amarras, rasga, costura, entrelaça, e retira todas as camadas de seu universo particular, num ritmo que remete ao próprio ciclo da vida.”, disse Rafael Almeida.

A artista alagoana, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Participou de mostras individuais e coletivas no Brasil, Itália e Portugal, inclusive algumas na própria Pinacoteca, como a “Olhar Alagoas”, em 1999, “Acervo Pina: Artistas Alagoanas – Ontem e hoje”, e “Horizontes – Arte Contemporânea de Alagoas”, ambas em 2017.

“Rosa Piatti, artista convidada deste ano, nos oferece seu momento, a perspectiva de uma artista sempre buscando o caminho da expressão de emoções e sentimentos explodindo em cores e formas. Somos gratos por isto”, disse Christina Cavalcanti, coordenadora da instituição.

A mostra permanece nos salões do museu de arte contemporânea até o dia 13 de junho, aberta a visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

Serviço
Abertura da exposição “Perspectiva de Mim”
Data: 26 de abril, às 20h
Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió – Alagoas
Visitação: 02 de maio a 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Contatos: (82) 3214-1545 | comunicacaopinaufal@gmail.com
Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal
Entrada gratuita.

Fonte: Assessoria Pinacoteca Universitária

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *