23 / 08 / 19

Como a internet e a busca por likes afetam nosso dia a dia?

Pesquisa mostra que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais

Influenciadora digital Renata Spallicci

Influenciadora digital Renata Spallicci

O brasileiro está cada vez mais conectado na rede social, recentemente foi divulgada uma pesquisa feita pelas empresas We are Social e Hootsuite, intitulado “Digital 2019” onde foi divulgado que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. No Brasil, as mídias sociais mais utilizadas pela população são o Youtube, com 95% do acesso, o Facebook, com 90%, seguido pelo WhatsApp com 89% e pelo Instagram, com 71%.

A executiva e influenciadora digital, Renata Spallicci, falou um pouco sobre como a internet pode nos afetar.

“A verdade é que, como tudo na vida, o equilíbrio é essencial. Viver uma vida só baseada em posts e likes certamente não é algo saudável nem para quem posta e nem para quem segue. Por isso, filtre bem os perfis e páginas que segue e, se sentir que algo está lhe fazendo mal, não deixe de tomar uma atitude e bloquear aquele perfil. E sempre, procure ajuda, ao sentir qualquer sinal de ansiedade e depressão”.

“As redes sociais podem ser instrumentos maravilhosos de empoderamento, para dar voz a quem nunca teve, para unir e para compartilhar boas iniciativas e muitas outras coisas. Está em nossas mãos fazer as escolhas corretas e que sejam positivas para as nossas vidas”, diz Renata Spallicci.

Desde o seu surgimento, muitos estudos foram realizados para saber como elas afetam nosso comportamento e a forma como nos valorizamos. Os resultados obtidos demonstraram que o uso excessivo das redes sociais contribui, por um lado, para o aumento do estresse e o sentimento de solidão e, por outro lado, para a diminuição do sentimento de felicidade.

O uso das mídias sociais afeta muito as relações pessoais e também a forma de lidar consigo mesmo, tendo tanto acesso a informação. O seu uso excessivo pode trazer sim outros comprometimentos para a saúde emocional. Porém existem aplicativos para controlar o acesso diário que o usuário faz, até bloqueando o aplicativo. Pesquisas indicam que tempo demais na internet tem relação com aumento da ansiedade e da depressão, mas que redes sociais também possuem efeitos positivos.

Fonte: BlackArt Assessoria – Thiago Freitas

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *