23 / 09 / 19

Agreste Saneamento e Casal investem em tecnologia para combater ligações clandestinas de água em Arapiraca

Geofone ajuda a identificar irregularidades na rede e perdas no sistema de abastecimento da cidade

Geofone

Geofone

Equipes de combate à fraude da Agreste Saneamento e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) começam a utilizar o Geofone eletrônico, equipamento que ajuda a identificar ligações clandestinas e vazamentos com maior precisão. A tecnologia funciona por meio da identificação de ruídos com um aparelho semelhante ao estetoscópio que médicos usam para acompanhar batimentos cardíacos.

De acordo com Thiago Castro, coordenador de clientes da Agreste Saneamento, a identificação exata do local das ligações clandestinas e dos vazamentos  é feita com o geofone, a partir de sensores de solo sensíveis ao som da água. “Quanto maior a intensidade desse som, maior é a assertividade para encontrar a irregularidade e o local correto do vazamento”, explica. O técnico acrescenta que o uso dessa tecnologia também traz agilidade ao processo de identificação de vazamentos não visíveis, o que, regularmente, pode demorar dias.

Treinados e preparados para atuar em uma força-tarefa conjunta, os colaboradores da Agreste e da Casal pretendem analisar  as ligações ativas e inativas para combater as fraudes. Tácito Marques, gerente da Unidade de Negócio Agreste da Casal, explica que o equipamento, graças ao resultado preciso que fornece, evita quebras e avarias desnecessárias em ruas e avenidas, otimizando também o tempo de trabalho das equipes e o atendimento oferecido para a população.

Os moradores de Arapiraca também podem informar a localização de vazamentos em vias públicas ligando para o número 0800 082 0195 (Call Center da Casal) ou pelo site da Companhia: www.casal.al.gov.br.

Combate às ligações clandestinas – As ligações clandestinas de água geram um prejuízo enorme para os consumidores, que podem ser afetados com falhas no abastecimento ou ainda com doenças de veiculação hídrica, como verminoses e hepatites virais. Estas são provocadas pela contaminação na rede distribuidora, geralmente com a entrada de dejetos, bactérias e substâncias impróprias, por exemplo.

Para tentar reduzir esses riscos e conscientizar a população sobre os graves problemas que as ligações clandestinas podem causar, a Agreste Saneamento e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) lançaram a campanha “Gato e Água não se misturam”, onde a população pode ajudar no combate a esse tipo de fraude. Basta ligar para o número 0800 082 0195 e denunciar quando encontrar uma ligação clandestina de água. Não é preciso se identificar, o sigilo do denunciante é garantido! A denúncia também pode ser feita pelo site www.casal.al.gov.br.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 350 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em cinco estados brasileiros através de 18 operações, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que somadas beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Fonte: Mídia Nova Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *