12 / 09 / 19

Grupo SEB transformará escola de Maceió em uma de suas primeiras unidades bilíngues do Brasil

 

A partir de 2020, a Escola SEB Maceió será transformada em uma instituição bilíngue, com currículo oferecido em português e inglês desde os primeiros anos da educação infantil. Essa foi a novidade anunciada nesta terça-feira (03/9) durante um grande evento destinado aos pais de alunos com o objetivo de refletir sobre a educação do futuro. Considerada uma das referências do Grupo SEB, maior grupo de ensino privado do Brasil, a unidade alagoana foi escolhida para ser uma das três primeiras escolas a receber a nova proposta pedagógica, ao lado de Ribeirão Preto (SP) e Curitiba (PR).

“Além de Maceió contar com uma equipe comprometida com a inovação e a excelência, percebemos também que havia uma forte demanda reprimida no mercado alagoano por uma educação, de fato, bilíngue”, diz Alessandro Marques, diretor geral do SEB. Diferentemente dos programas bilíngues que já são oferecidos em algumas escolas, nos quais a grade curricular é apenas reforçada por uma maior carga horária dedicada ao inglês, o projeto do Grupo SEB propõe uma fusão real das disciplinas com a segunda língua, em uma proporção de 50% português e 50% inglês. “Não são aulas de inglês, mas aulas ‘em’ inglês inseridas dentro de uma metodologia inovadora, voltada para o desenvolvimento das habilidades necessárias para os cidadãos do século XXI”, explica Fernando Leão, diretor do SEB Maceió. Com matrículas já abertas para o ano letivo de 2020, o novo sistema será opcional e implantado de forma gradual: inicialmente, em cada turno, apenas uma turma de cada série da educação infantil ao 1º ano do Fundamental, será bilíngue. “À medida em que estas turmas avançarem, novas serão abertas nas séries subsequentes”, completa o diretor.

O reposicionamento da escola, porém, ultrapassa — e muito –, o bilinguismo. “Trata-se, na verdade, de uma guinada na forma de ensinar, atualizando todo o contexto escolar para que ele, finalmente, esteja alinhado com as demandas de um mundo globalizado”, afirma Fernando Leão. Dentre as mudanças mais visíveis estará o layout das salas de aula que, para todas as turmas até o 5ª ano do Ensino Fundamental  (bilíngues ou convencionais), deixará o padrão de cadeiras enfileiradas para adotar um mobiliário flexível, com mesas compartilhadas que favoreçam o trabalho colaborativo. “Com tantas tarefas e profissões sendo automatizadas, entendemos que a grande missão da ‘nova escola’ seja mirar no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências múltiplas”, afirma Daniellen Zwierzynski, diretora nacional de educação bilíngue do SEB. Para isso, além das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, a rotina escolar — que no sistema bilíngue ganha o acréscimo diário de 50 a 60 minutos — contará com novos componentes curriculares, como metodologias ativas, linguagem de programação, cultura maker e Design Thinking, muito utilizados no mundo corporativo. “É um modelo em que o professor assume uma posição de mediador, e não de detentor exclusivo do saber”, diz Fernando Leão. “Estamos muito felizes pela oportunidade de construir, em Maceió, este novo ambiente de excelência na educação”, completa.

Escola SEB Maceió
Rua Senador Rui Palmeira, 1200, Ponta Verde, Maceió/AL
(82) 2121-8829
(82) 2121-8830 (Fax)
(16) 3603-9599 (Financeiro – de Segunda a Sexta das 08h às 18h)
www.escolaseb.com.br/maceio/

Fonte: Aline Angeli – Amais Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *