04 / 02 / 20

Cardiopatia congênita: diagnóstico precoce salva vidas

O diagnóstico é feito com o ecocardiograma fetal, que deve ser realizado entre a 24ª e a 28ª semana da gestão

Dr. José Leitão Neto

Dr. José Leitão Neto

Todos os anos no Estado de Alagoas nascem quase 400 crianças com cardiopatia congênita. Dessas, mais da metade precisa de alguma intervenção cirúrgica. A doença é caracterizada por anormalidades na estrutura ou função do coração, que surgem nas primeiras oito semanas de gestão, quando o coração do bebê está em processo de formação.

O médico cardiologista do Hapvida, José Leitão, lembra que a depender da causa, a doença pode levar à morte ainda na vida fetal. “Por isso o diagnóstico precoce é muito importante, pois será necessário um acompanhamento diferente no pré-natal até o nascimento da criança, que já deve receber um tratamento adequado durante o parto”.

As causas da doença são diversas e vão desde síndromes genéticas, como Down, a doenças infecciosas do tipo rubéola e sífilis. A diabetes gestacional também pode contribuir para o desenvolvimento da cardiopatia congênita.

Segundo o cardiologista, o principal método para o diagnóstico é feito com o ecocardiograma fetal, que deve ser realizado entre a 24ª e a 28ª semana da gestão. O exame é feito pelo cardiologista pediátrico, o que aumenta a assertividade do procedimento.

O tratamento depende do tipo de cardiopatia. “Podemos fazer a cirurgia para uma correção total, ou seja, todos os defeitos são corrigidos, ou uma correção paliativa, quando há uma cardiopatia muito complexa, onde não é possível realizar uma correção total. Porém, com o avanço tecnológico, existem alguns procedimentos que já podem ser realizados intraútero, durante a gestação”, explica o médico cardiologista José Leitão.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Isa Mendonça

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *