02 / 12 / 20

Fisioterapeuta e Gerontologista fala com exclusividade sobre o Mal de Parkinson, Alzheimer dentre outros assuntos

Saúde em foco

  

Dr. Elexsandro Araújo Médico fala com exclusividade sobre o Mal de Parkinson, Alzheimer dentre outros assuntos

 

Fisioterapeuta e Gerontologista fala com exclusividade sobre o Mal de Parkinson, Alzheimer dentre outros assuntos

 

 

   Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta – CREFITO 214501-F/ Pernambuco – PE, com especialização em Gerontologia, é Diretor Clínico da (EA) Terapias Integradas Home, e também é Professor, Escritor e Colunista Social.

   Em um tempo marcado pela Covid – 19 que traz em si tantas incertezas, tem sido uma preocupação recorrente, os desafios enfrentados pelos médicos gerontolistas o tratamento das doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, e no tratamento da velhice como um todo. Sem, contudo, deixar de levar em conta a importância das Terapias Integradas, bem como a relevância da presença da família no processo de reabilitação do idoso e a música como instrumento motivador. Foi pensando nisso que eu entrevistei o Fioterapeuta e Gerontologista, Dr. Elexsandro Araújo. Contatos para atendimento Instagram:  @elexsandroaraujo  ou pelo E-mailelexsandroaraujo@outlook.com.

 

 

O que é e qual a importância da gerontologia? 

   Elexsandro Araújo: A gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em seus aspectos mais amplos, sociais e psicológicos. Tem como importante prática clínica a assistência integral da pessoa idosa. Ou seja, trazendo uma abordagem multidimensional.

Quais têm sido os maiores desafios enfrentados pelo gerontologista no tratamento dos idosos na pandemia? 

   Elexsandro Araújo: Com o retorno dos atendimentos na clínica, percebi o declínio do quadro clínico e funcional dos pacientes, declínio esse que está relacionado com as alterações osteomusculares, atividades do cotidiano, sobretudo os fatores emocionais.

 –  Muitos pacientes se mantiverem em um quadro de ansiedade e até mesmo de depressão frente a este cenário. Os fatores emocionais implicam diretamente na condição física do paciente, assim, trazendo complicações maiores.

O que são e qual o principal objetivo das Terapias Integradas? 

   Elexsandro Araújo: As terapias integradas têm como objetivo tratar o paciente com os diversos recursos fisioterapêuticos, visando o tratamento com integralidade. A assistência em saúde para ser eficaz, precisa ser direcionada de modo que não seja segmentado o paciente.

Como têm sido tratadas as doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson dentre outras na atualidade? 

  Elexsandro Araújo: Dentro desse processo de envelhecimento chamado: senilidade. Processo que a pessoa idosa é acometida com possíveis doenças neurodegenerativas, podemos enfatizar o tratamento fisioterapêutico com exercícios que estimulam desde o segmento corporal ao cognitivo. Atividades que visam ajudar os pacientes e familiares a conviverem ou superar os déficits cognitivos decorrente dos processos patológicos. Sobretudo, as orientações que são indispensáveis.

Quais os principais cuidados que devem ser observados no tratamento dos idosos com Alzheimer? 

  Elexsandro Araújo: Falar tranquilamente e não discutir com a pessoa idosa. Evitar discussões em casa, som alto e ruídos. Evitar mudanças bruscas na rotina. Busque novos assuntos e abrace. A pessoa idosa deve manter contato com família e amigos para evitar o isolamento e a solidão.

Como não deixar o idoso ficar em depressão com o isolamento provocado pela Covid-19? 

  Elexsandro Araújo: É uma questão delicada! Mas, buscamos diariamente trazer orientações que tragam maior tranquilidade. Porém, dentro dos critérios de segurança, mantê-los ativos é uma forma importante de evitar esse quadro. Evitar excesso de informações a respeito da Covid-19 é um bom começo!

Quais as suas maiores conquistas na implementação da música no tratamento de idosos? 

   Elexsandro Araújo: Eu sempre digo: canto para agradecer o dom da vida. Canto para Deus ouvir. Acredito que cantar é libertador, pois traz paz. As canções que sempre canto para os meus pacientes, são canções que falam sobre fé, paz, amor, esperança… eles dizem que sentem paz ao ouvir. Relatam se sentir bem! Cantar e ouvir canções mechem com as emoções. E, como eu disse: o emocional está ligado à nossa condição física.

Qual a importância da família na reabilitação do idoso? 

 Elexsandro Araújo: É de extrema importância que os familiares entendam e aceitem a respeito da doença. Entender o que é a doença e seguir as orientações da equipe multidisciplinar. Essa questão influencia muito no cotidiano da pessoa idosa. Isso implica na qualidade de vida. Diagnóstico nunca será destino de vida!

Instagram: @joaocostaooficial

Não deixe de ler:  Dezembro Laranja: câncer de pele representa cerca de 30% dos tumores malignos no Brasil

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *