24 / 01 / 21

Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios do cotidiano

Comunicação Social em foco

Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios do cotidiano 

Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios cotidiano

Foto: reprodução e ilustração da internet

Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios do cotidiano 

  O papel do jornalista é base “sene qua non” para que a sociedade possa ter o pleno exercício da democracia e do dever cívico. Contudo, falar da importância da atividade da imprensa também requer que nós façamos uma densa análise da realidade atual.

Realidade 

   No Brasil, o exercício da profissão de jornalista vive um momento muito tenso marcado por ataques e agressões verbais a jornalistas por parte do Governo Federal,  que não tem respeitado os profissionais de imprensa. Com isso o jornalista tem sido tolhido de levar com plenitude a informação, pois temos um, presidente com ares de ditador, que sequer responde a imprensa a não ser que lhe seja conveniente. Isto é inaceitável, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde a nossa profissão é salvaguardada pela liberdade de expressão, liberdade de imprensa, dentre outros direitos que são estabelecidos pela Constituição Federal nos artigos 220°,  224° e  5° incisos, IV, V, X, XIII e XIV no tocante a informação. Sei que existe uma parte das empresas da grande mídia que manipula a informação e trabalham de forma tendenciosa, mas isto eu, particularmente, já combato no dia a dia.

   Todavia, se não bastasse, temos assistido o Brasil ser exposto a cenas vexatórias perante a opinião pública e a comunidade internacional. O governo brasileiro, sem generalizar, não dá a imprensa o espaço que lhe é devido, a tratando com indiferença e, absoluto, desrespeito. Não aceito e repúdio, independente de partido, pois não tenho partido, as atitudes do Presidente da República: Jair Messias Bolsonaro. Um presidente que tripudia no uso de suas atribuições do povo brasileiro, do povo de Manaus que agoniza por falta de oxigênio,  pela ineficácia de seu governo, indiferença, total desumanidade e deboche. O povo de Manaus viu e tem visto seus filhos morrerem agonizados pela covid – 19 e pela falta, pasme os senhores (as), de oxigênio! A imprensa quando denuncia os fatos de um presidente boçal, que vai a mídia para desmoralizar nosso país por meio de um discurso mal engendrado, sem preparo, e que além de tudo é truculento nas relações com os outros países, demonstrando total despreparo diplomático é vergonhoso e isto me enoja. Reitero, tenho nojo e revolta deste governo que nos expõe. Não sabe ouvir, não sabe falar, dissemina o ódio, o não uso de máscaras, é contraditório e terceiriza a sua incompetência aos outros.

Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios do cotidiano 

Da Importância 

 A difusão da informação e o fomento da igualdade dependem indiscutivelmente, da imprensa. É inegável que em tempos de pandemia, a imprensa tenha e esteja tendo um trabalho impecável na disseminação da conscientização do uso de máscaras, álcool em gel, e no combate a desinformação que ganhou vulto com a aceleração do avanço tecnológico e o aumento das chamadas “fake news”. A segurança nas redes depende de um esforço conjunto entre a imprensa e a sociedade.

Educação midiática 

  Diante do uso cada vez maior das redes sociais e de crimes cibernéticos, ficou absolutamente, necessário que o tema educação midiática seja amplamente debatido por todos, sobretudo no ambiente escolar para crianças e adolescentes.

Finalizando

  Sem mais, um país justo, igualitário e com menos corrupção depende do trabalho incansável e destemido da imprensa que precisa ser isenta em todos os seus veículos. Infelizmente, muito ainda precisa ser feito. Entretanto, estamos aqui para cobrar e fazer valer a nossa constituição. Feliz dia da comunicação social a todas e todos os jornalistas do Brasil e do mundo!!!

 Instagram: @joaocostaooficial

João Costa

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

8 Comentários em “Dia Mundial das Comunicações Sociais e os desafios do cotidiano

Márcio Renzo
24 de janeiro de 2021 em 17:53

Parabéns pelo seu trabalho e entrevista. Sucesso sempre!!!

Responder
João Costa
24 de janeiro de 2021 em 18:00

Gratidão meu caro!! Escrevi este artigo com o objetivo de aclarar as mentes e difundir a boa informação.

Responder
Nixon César
24 de janeiro de 2021 em 19:00

Ter um profissional deste gabarito por perto é de importante relevância.
Conhecer pessoalmente é um privilégio.
Ler suas matérias é gratificante.

Responder
João Costa
24 de janeiro de 2021 em 22:24

Gratidão prezado, Nixon César!! Uma honra ler suas palavras e de tê-lo presente aqui. Comentários como o seu enriquecem o meu trabalho ainda mais!!

Responder
Verônica Rocha
24 de janeiro de 2021 em 19:34

Concordo com suas palavras. Este “desgoverno” é uma vergonha para o Brasil.
Temos na presidência do nosso país, um homem tosco, ignorante, que se opõe a tudo que seja de fato bom para os brasileiros, e tenta nos enfiar goela abaixo, o seu preconceito e a sua falta de caráter.

Contudo, quero parabenizar a vcs, profissionais da comunicação social, que mesmo sem incentivos e muitas vezes sob ameaças tem feito um ótimo trabalho, nos informando, e abrindo os olhos da população. Conhecimento é poder.

Responder
João Costa
24 de janeiro de 2021 em 22:27

Prezada verônica Rocha! Suas palavras são plausíveis e faço coro a sua fala em número, gênero e grau!! Gratidão pela sua participação. Nada seria possível na minha profissão se não houvessem pessoas com a sua sensibilidade e senso analítico.

Responder
Ana Silva
31 de janeiro de 2021 em 14:41

Muitos parabéns pela frontalidade e paixão que demonstra pela sua profissão.

O tempo urge, para informações mais claras e verdadeiras. Obrigada por tornar o seu povo e “arredores” mais cultos e atentos.

Continuação de muito sucesso.

Responder
João Costa
20 de fevereiro de 2021 em 14:29

Prezada, Ana Silva!! Gratidão pelas palavras!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *