01 / 10 / 21

ABC das vitaminas: qual o melhor formato de cosmético para cada uma?

 

ABC das vitaminas: qual o melhor formato de cosmético para cada uma?

ABC das vitaminas: qual o melhor formato de cosmético para cada uma?

Que as vitaminas são indispensáveis na alimentação porque são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, não é novidade. Mas, elas também têm essa função para a pele. A diferença é que as vitaminas que vão beneficiar principalmente a face são consumidas por meio de cosméticos.

Elixir em gotas, séruns, cremes, géis, drops… são múltiplos os formatos que podem se tornar veículos para os cosméticos com vitaminas. Para saber quais os melhores formatos para cada tipo de vitamina, conversamos com a Dra. Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO da Ellementti Dermocosméticos, e a Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

Dra. Fernanda Chauvin

Posso destacar o elixir em gotas, como um ótimo formato para o uso de vitaminas, isso porque ele permite a personalização, combinação entre vitaminas e também misturar as vitaminas a outros produtos já existentes, como cremes faciais. É uma boa opção para a vitamina A, por exemplo, que é lipossolúvel, então a melhor opção para maior eficácia seria um veículo com phytosqualan e óleo de argan que otimizaria a ação com benefícios como ação renovadora e antienvelhecimento. Melhora a elasticidade e firmeza, modulação e normalização da renovação celular. Também uniformiza a textura da atenuando rugas e linhas de expressão, tanto as geradas pelo fotoenvelhecimento como as derivadas do envelhecimento intrínseco. Além disso, a vitamina A atua na melhora da flacidez cutânea de duas formas: ao aumentar a quantidade e a qualidade do colágeno, favorece a melhora da elasticidade da pele e mantém o equilíbrio hídrico, promovendo hidratação imediata.

Também indico muito o uso da vitamina B3, também hidrossolúvel, sendo assim veículos com base hídrica conferem maior eficácia, como é o caso dos elixirs em gotas, já que é um veículo aquoso e fluido. A vitamina B3 conta com ação despigmentante, isso porque na vitamina B3 é a Niacinamida, que uniformiza o tom da pele e protege a função barreira ao evitar a perda de água e manter o manto hidrolipídico. Também combate a perda de elasticidade, previne a acne e melhora a textura da pele.

A vitamina C, é outra vitamina hidrossolúvel, tendo como boas opções os séruns fluidos e aquosos e os elixirs em gotas. Mas ela se oxida rapidamente, por isso a melhor opção é que ela esteja associada a outros antioxidantes na base, como Ácido Ferúlico e vitamina E, além disto temos que ter a preocupação com o acondicionamento deste produto, que, preferencialmente, deve ser em vidro âmbar para evitar a sua oxidação.

Claudia Coral

Quando falamos de vitaminas indico como destaques: Nikkol VC-IP, derivado da vitamina C estável com potente ação antioxidante, despigmentante e estimuladora da síntese de colágeno, contribuindo para uma pele mais luminosa, uniforme, com firmeza e menos de rugas; Nikkol VB6-IP, derivado da vitamina B6, que recupera função barreira da pele, sendo indicado para pele seca, sensível e sensibilizada, além de para o cuidado da dermatite atópica já que oferece efeito hidratante; Nikkol VF-Lino para renovação celular e uniformização, sendo derivado da vitamina F, favorece a renovação celular e diminui a síntese de melanina. É indicado para pele com melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória. As vitaminas podem ser adicionadas a formulações de uso externo simples, como cremes, loções e géis, mas o veículo Drops é uma opção moderna e prática para se aplicar as vitaminas na pele.

As Drops são gotas especialmente desenvolvidas para a reposição de vitaminas na pele. São compostas por Hemiesqualano, que além de proporcionar alta espalhabilidade e sensorial único, também auxilia no controle da oleosidade e reforço da função barreira da pele, colaborando na manutenção da hidratação cutânea. As Drops são principalmente encontradas nas farmácias de manipulação, que também possuem uma ampla variedade de ativos com diferentes benefícios para a pele. Mas já existem algumas opções no mercado de produtos industrializados, isso porque a personalização é uma tendência mundial crescente, principalmente na Europa.

ABC das vitaminas: qual o melhor formato de cosmético para cada uma?
fonte: Rovella & Schultz Boutique Press Interactive  – Luiza Rubio | Rafaela Cardoso

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *