16 / 11 / 21

Neurocirurgião Thiago Fortes fala sobre distonia, doença neurológica que atinge 65 mil brasileiros

 

Foto: Ulisses PinheiroNeurocirurgião Thiago Fortes fala sobre distonia, doença neurológica que atinge 65 mil brasileiros

Neurocirurgião Thiago Fortes

Mais de 65 mil brasileiros são acometidos pela distonia, uma doença neurológica que provoca movimentos involuntários em parte do corpo. Esta é a terceira desordem do movimento mais comum, ficando atrás apenas da Doença de Parkinson e dos tremores essenciais.

O neurocirurgião, Thiago Fortes, que faz parte do corpo médico da neurointensiva – UTI neurológica do Hospital Memorial Arthur Ramos – explica que existe uma dificuldade no diagnóstico já que em 2/3 dos casos não é possível identificar nenhum fator desencadeante ou causa. “O maestro João Carlos Martins é um dos portadores desta patologia, e no seu relato, ele conta que aos 13 anos apresentou os primeiros sintomas e ao procurar um diagnóstico para o que sentia, ainda jovem, não encontrou muita informação. Somente aos 18 anos de idade, conseguiu ser diagnosticado com distonia focal”, pontuou.

Thiago conta que a distonia costuma acometer qualquer área do corpo, como mãos, pernas, olhos, cordas vocais e em casos mais raros pode progredir até o indivíduo ficar completamente imobilizado. “Ela surge devido a um problema cerebral, no sistema nervoso, responsável por controlar o movimento muscular. Pode ser genético ou decorrente de uma doença ou lesão, como por exemplo, AVC, doenças de Parkinson, pancada na cabeça ou encefalite”, disse.

O médico pontua a distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados com o tratamento feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, medicamentos, fisioterapia ou cirurgia. “O principal objetivo do tratamento é controlar as contrações musculares involuntárias e, consequentemente, melhorar a aparência e a qualidade de vida da pessoa”, informou.

O tratamento cirúrgico para distonia pode ser uma opção para indivíduos cujos sintomas não respondem a medicamentos orais ou injeções de toxina botulínica. Segundo, o neurocirurgião ele pode ser feito através de duas técnicas: estimulação cerebral profunda e desnervação periférica seletiva. “A cirurgia visa interromper a comunicação defeituosa entre o cérebro e os músculos que estão causando os movimentos involuntários. Ela trata os sintomas e melhora a função, mas não cura totalmente a doença”, falou.

Thiago Fortes ressalta que como toda intervenção cirúrgica, ela também pode apresentar riscos, por isso, o sucesso de qualquer procedimento está vinculado ao diagnóstico adequado, na experiência da equipe clínica e na habilidade do neurocirurgião.

Neurocirurgião Thiago Fortes fala sobre distonia, doença neurológica que atinge 65 mil brasileiros
fonte: Luciana Martins – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *