13 / 11 / 21

NOVEMBRO AZUL – A PREVENÇÃO AO CANCER DE PRÓSTATA É TUDO.

Saúde em foco

Imagem: divulgação NOVEMBRO AZUL – A PREVENÇÃO AO CANCER DE PRÓSTATA É TUDO.

Por Dr. Marcio Rogério Renzo

A Campanha Novembro Azul é dedicada a divulgar informações sobre como prevenir e os cuidados para o câncer de próstata, este que, segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – entre os anos de 2020 e 2022 vitimaram e vitimarão cerca de 65.840 homens por ano. É o câncer que mais aflige aos homens, tirando o câncer de pele.  Além de representar um valor significativo do total de casos, o índice de casos que levam ao óbito chega a cerca de 16 mil casos por ano.

O câncer de próstata é mais comum em homens acima dos 40 anos de idade, sendo que as alterações patológicas desta glândula aparecem em torno dos 50 anos.

Algumas ocupações estão mais suscetíveis a desenvolver o câncer, por isto, estejam atentos. Profissões como: bombeiros, profissionais dos ramos de indústrias de eletrônicos, pvc, agricultores, mineradores, indústria de semicondutores e eletrodos, de borracha, atividades noturnas, entre outras.

Quais os sinais de que algo não está bem?

Um dos sinais de que há algo errado com a próstata é que com o crescimento e espessamento dos tecidos da glândula, ao atingir um grande volume acaba por comprimir a uretra e impedir a passagem da urina, tornando a micção dolorosa ou difícil e em casos mais exacerbados causando o impedimento da passagem, causando a retenção urinária.

Outros sinais e sintomas são: a necessidade de urinar por mais vezes e a demora para começar a urinar. Essas complicações ao urinar podem levar, nos casos mais graves, a problemas na bexiga e rins. Outro sinal também é a dor óssea, em casos graves, também.

A boa notícia é que se tratada na fase inicial, há grande possibilidade de cura. Porém quando não ocorre, as metástases podem se espalhar por todo o corpo, como linfonodos, ossos e fígado.

Como toda as doenças a melhor forma de combate é a prevenção. Como vimos a idade é um dos principais fatores. Portanto, a partir dos 45 anos, é importantíssimo a realização de exames periódicos para fazer o controle do PSA e o exame do toque. Se é de conhecimento que há histórico familiar, principalmente antes dos 60 anos de idade, a atenção deve ser redobrada, pois aumenta a probabilidade de 3 a 10 vezes.

A obesidade é outro fato que aumenta muito o risco. Portanto investir em hábitos saudáveis, alimentação mais regrada e nutritiva, são formas de prevenção que estão ao alcance de todos. Evitar também o uso de álcool e tabaco, também são essenciais.

Como é o tratamento?

As formas de tratamento para os tipos de câncer vão desde a utilização de medicamentos, terapia hormonal, passando por tratamentos radioterápicos, até a técnicas cirúrgicas para a ressecção parcial ou total da glândula.

Como a fisioterapia atual nestes casos?

Os principais problemas apresentados pelos pacientes de câncer de próstata são: a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Na incontinência urinária, o paciente passa a ter perda de urina ou por alterações na bexiga, não consegue armazenar a urina e a qualquer pressão ou contração involuntária deixa a urina escapar. A outra forma, é pelo déficit esfincteriano, que quando a pressão no abdômen é aumentada há a perda de urina, a chamada incontinência de esforço.

A disfunção erétil surge pelo comprometimento nervoso no local, devido ao tratamento. O retorno da ereção, sem o uso de medicação, pode variar de três meses a até um ano. A variação depende muito da idade e do tipo de tratamento utilizado. Desta forma, quanto mais jovem o paciente, mais rápida será a possibilidade de recuperação da ereção.

A atuação do fisioterapeuta será desenvolvida logo após ao tratamento médico. É de suma importância que o profissional observe o mecanismo patológico, a extensão do comprometimento e o tempo pós-operatório. É muito importante que o paciente seja orientado sobre como será desenvolvido o tratamento da área afetada, como funciona o sistema muscular do assoalho pélvico, sua posição.

O tratamento fisioterápico deve ser iniciado o quanto antes, que iniciará com técnicas de cinesioterapia, biofeedback e eletroterapia. Através da cinesioterapia será trabalhado, de forma ativa, a musculatura do assoalho pélvico, com o intuito aumentar a eficácia da ação do esfíncter externo da uretra, que suportará o aumento da pressão intra-abdominal, evitando o escape da urina.

O Biofeedback também trabalhará a musculatura do assoalho pélvico, a fim de fortalecê-la e treiná-la, aumentando a resistência e a coordenação, para a regulação do controle urinário. Essa técnica, que utiliza um eletrodo intrarretal, mostra ao fisioterapeuta a proporção da contração e do relaxamento muscular do paciente, de forma individualizada, além de ser capaz de identificar fenômenos fisiológicos ou fisiopatológicos relacionado às disfunções musculares.

Por fim, não menos importante, a Eletroterapia agirá na estimulação muscular, porém de forma passiva, da musculatura do assoalho pélvico, desta forma fortalecendo e dando tônus muscular. A prática é feita através de eletrodos que podem ser intrarretal ou transcutâneo.

Não seja mais um a entrar nas estatísticas negativas do câncer de próstata. Cuide-se! A prevenção é o melhor de todos os remédios.

Dúvidas??? Entre em contato através das mídias sociais. Aqui.

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *