25 / 01 / 22

Casos de covid-19 e influenza aumentam procura por antigripais, que devem ser consumidos com cautela

Medicamentos podem agravar quadros de hipertensão; imunologista explica como evitar infecções respiratórias e fortalecer a imunidade

 

Casos de covid-19 e influenza aumentam procura por antigripais, que devem ser consumidos com cautela

Gisele Casado, imunologista

Espirro, coriza, tosse e nariz entupido. Para muita gente, é praticamente impossível conviver com sintomas de gripes e resfriados, ou até mesmo a covid-19, sem fazer uso de antigripais. As infecções respiratórias, que tiveram um crescimento no número de casos nas últimas semanas, também fizeram aumentar a procura por esse tipo de medicamento.

Os antigripais estão disponíveis em quase todas as farmácias e, geralmente, podem ser adquiridos sem receita médica. O problema é que, assim como todo remédio, é necessário cautela quanto ao seu uso. O alerta é da imunologista do Sistema Hapvida Maceió, Dra. Gisele Casado, que também destaca a importância do fortalecimento da imunidade nesta época do ano.

Posologia e reações adversas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 10% das internações hospitalares são causadas por mau uso de medicamentos, como os antigripais. A médica explica que eles aumentam as chances de efeitos colaterais indesejados ou até mesmo de reações alérgicas.

“Isso acontece porque eles são a mistura de várias medicações em um único comprimido, contando com substâncias antitérmicas, antialérgicas e descongestionantes”, diz.

A especialista também ressalta a importância de ficar atento à posologia do medicamento, que é a indicação da dosagem correta do remédio, respeitando os intervalos que constam na bula ou no verso da embalagem do produto.

Saúde do coração

Os médicos aconselham que hipertensos e cardiopatas procurem orientação médica antes de fazer uso de antigripais. O mesmo vale para crianças e gestantes. A imunologista do Sistema Hapvida Maceió reforça essa orientação.

“O coração é um dos órgãos mais afetados com o abuso dos remédios. Alguns antigripais possuem substâncias vasoconstritoras, que podem contribuir ou agravar quadros de hipertensão ou arritmias. Além disso, há outro problema. Um medicamento pode mascarar os sintomas de uma doença mais grave. No caso de dengue, por exemplo, o paciente pode evoluir para a forma hemorrágica”, ressalta.

Dicas para aumentar a imunidade

Segundo a Dra. Gisele Casado, quando houver dúvidas, é fundamental procurar orientação médica ou farmacêutica para saber exatamente qual medicamento utilizar, conforme a idade, tipo de doença e condições específicas de saúde. A especialista também ressalta a importância de fortalecer a imunidade nesta época do ano evitando, assim, gripes, resfriados e a covid-19. Confira as dicas:

  • Tenha uma boa noite de sono. Descanse o corpo e a mente o máximo que conseguir;

  • Consuma alimentos ricos em zinco, como castanhas e cereais, vitamina c, como acerola e limão, e ômega 3, como atum e sardinha;

  • Pratique exercícios físicos com frequência para aumentar a produção de anticorpos no organismo.

Casos de covid-19 e influenza aumentam procura por antigripais, que devem ser consumidos com cautela
fonte: Isa Mendonça – Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online), editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (AL), Colunista da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora de planejamento da Tehron - Núcleo de Comunicação; assessora de imprensa e marketing, cerimonialista e mestre de cerimônias. Diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *