22 / 08 / 22

TCE/AL participa do X Fórum Bibliocontas

 

TCE/AL participa do X Fórum Bibliocontas

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) participou do X Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, o Bibliocontas. O órgão foi representado no evento pela coordenadora da biblioteca do TCE/AL, Michele Rodrigues. O X Bibliocontas aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, na sede do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE/RJ), e abordou o tema “Perspectivas e desafios da Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto pós-pandemia”.

O conselheiro-presidente do TCE/RJ, Rodrigo Melo, abriu o evento e aproveitou para destacar a importância da iniciativa. “Compartilhar boas experiências profissionais, práticas tecnológicas bem-sucedidas e atitudes inovadoras são um legado que encontros como esses nos proporcionam”, ressaltou.

O Bibliocontas acontece desde o ano de 2003, e nesta edição de 2022 é uma realização do TCE/RJ, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). O conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, presidente do IRB e vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE), estava presente no evento. Na oportunidade ele lembrou da época que passava horas estudando e fazendo pesquisas para o mestrado nas bibliotecas do Congresso Nacional, em Brasília. “Os bibliotecários precisam atuar em rede para fortalecerem sua atuação. A biblioteca é o coração da instituição e precisa dos servidores mais entusiasmados em sua composição”, pontuou.

A programação do Fórum foi voltada para a atuação dos bibliotecários e arquivistas do Sistema de Controle Externo e contou com palestras sobre cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados e preservação digital. Também foram compartilhadas experiências bem-sucedidas, a exemplo do trabalho do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/Paraná), sobre gestão da jurisprudência. A novidade deste ano foi que o evento foi aberto para outras bibliotecas públicas do Rio de Janeiro e para entidades ligadas ao setor.

TCE/AL participa do X Fórum Bibliocontas
fonte: ASCOM TCE/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *