15 / 10 / 22

Cantor Gustavo Bertoni fala de sua carreira e do show que fará no Rio de janeiro

Show

 

Cantor Gustavo Bertoni fala de sua carreira e do show que fará no Rio de janeiro

Foto: divulgação

  Gustavo Bertoni é um dos principais compositores da nova geração. Entre lançamentos frequentes de discos renomados e presença nos festivais mais importantes do Brasil como (Rock In Rio, Lollapalooza, Mada, Bananada…), assim como festivais gringos (SXSW em Austin e Indie Fest em Toronto), Bertoni vem construindo uma carreira sólida e com um público fiel, carrega duas indicações ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock (2016 e 2019), tendo ganhado em 2016.

  Para falar sobre o seu show no teatro Cesgranrio e um pouco sobre sua carreira, entrevistei o compositor, Gustavo Bertoni. 

A seu ver, quais são as razões do seu ganho de espaço como compositor?

 R: É uma série de fatores. Difícil resumir. Acredito que sempre lancei músicas com uma alta frequência e constantemente me reinventando. Sou obcecado pelo processo criativo de composição e estou sempre pesquisando sobre isso e me alimentando de qualquer coisa que possa me instigar e inspirar para compor canções.

   – Sempre gostei de tentar observar a vida buscando padrões e repetição, excessos e faltas. E tentar entender a sinestesia entre as linguagens que expressam essas coisas. Me incomoda as combinações óbvias. Então acho um desafio muito interessante equilibrar o familiar e o esquisito. Acho que lidar com alteridades é vital pra nossa evolução e a arte ajuda e/ou provoca uma abertura a isso. Há também um aspecto terapêutico onde o entorpecimento do momento de inspiração te permite acessar parte suas que, racionalmente, não conseguiria.

O que você espera do seu show no Cesgranrio e o que o público pode esperar no dia 23/10?

 R: Esse meu show solo, por enquanto, é bem intimista. É para ouvir o silêncio também. É para eu não precisar de personagem. É para a gente lembrar do poder e completude da canção. Me sinto muito à vontade nesse formato.

Como surgiu o seu amor pela música e o que o motiva mais?

 R: Comecei a fazer aula de violão aos 9 anos. Junto ao basquete, que sempre foi uma paixão.  Foi crescendo e crescendo. Já não imagino mais minha vida sem música. Porque música é arte. E a gente não vive sem arte. Faz parte integral da vida humana.

Explique um pouco sobre o “Folk”. O que é e como tem te influenciado?

  R: Boa pergunta. Chutaria que o folk é uma mistura da música folclórica da Irlanda e Inglaterra misturada com a música africana/negra dos escravos norte-americanos.  É um estilo que sempre me pegou. Tanto a música Celta quanto o Blues. Então faz sentido que o Folk seja tão natural para mim. Escuto e componho nesse estilo desde moleque.

   – Me deparei com algumas questões sobre o estilo que me fizeram buscar um som mais autêntico. O folk-bucólico, é muito estereotipado e americanizado. Foi fazendo menos sentido pra mim como brasileiro vivendo em São Paulo. Passei a buscar um folk mais urbano e cosmopolita. O esqueleto da canção tá lá enraizado no folk, mas os arranjos e a forma de olhar pra ele mudou. Meu próximo disco vai ser no piano e quase nada folk, aliás.

  Como é ter sido indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock?

  R: Gratificante.

A que se deve o seu estilo mais sensível em alguns shows?

 R: Acho que como frontman no Scalene, por ser um show de rock pesado, eu sempre acessei um lado mais agressivo. Sou responsável por fazer milhares de pessoas pularem, abrirem rodas punk etc. Eu gosto de gerar essa catarse que envolve muito o corpo, o suor. Envolve sempre para eu encarar um limite. E é uma delícia.

   – Esse show solo é mais sobre sustentar a imobilidade. Sentir delicadezas. Tá tudo no detalhe. Me permito viver o outro lado da moeda. E também é legal estar sozinho no palco. Não dependo de nada nem ninguém.

 Você possui um projeto solo de composições em português. Por que você considera ser um desafio?

 R: Projeto solo é inglês e banda em português. Compor em ambos idiomas é igualmente natural pra mim. Por compor em português com o Scalene, nunca senti ser um problema compor em inglês solo. Isso talvez mude daqui um tempo. Há logicamente uma barreira no inglês.

 Qual o site no qual as pessoas podem adquirir os ingressos para o seu show?

  R:  Através da página do Sympla. Acesse aqui.

 

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *