19 / 10 / 22

Presidente da Câmara Brasileira do Livro concede entrevista exclusiva

Cultura

  

Presidente da Câmara Brasileira do Livro concede entrevista exclusiva

Imagem: divulgação

  Vitor Tavares é formado em administração pela PUC-SP, é presidente da CBL Câmara Brasileira do Livro, é sócio da Drummond Livraria, é sócio diretor da Distribuidora Loyola de Livros e foi diretor e presidente da ANL Associação Nacional de Livraria por dois mandatos.

  Para falar sobre os desafios de se empreender em tempos de pós-pandemia, a inauguração da livraria Drummond dentre outros assuntos, que eu entrevistei, o presidente da Câmara Brasileira do livro e sócio da livraria Drummond, Vitor Tavares.

Presidente da Câmara Brasileira do Livro concede entrevista exclusiva

Imagem: divulgação

Qual o nome dos sócios e como surgiu a parceria entre vocês para o investimento na livraria Drummond?

   R:  A parceria surgiu durante a pandemia. Com várias livrarias fechadas e outras encerrando as atividades percebemos que faltariam locais para lançamentos de novos livros, eventos literários e agendas de autógrafos com autores, assim que a pandemia passasse.  Conversando com os amigos da Faro Editorial tivemos a ideia de abrir uma livraria para em parte suprir essa carência. É uma sociedade que busca unir forças de duas empresas do nosso setor; a Faro Editorial com a Distribuidora Loyola de Livros representadas pelos Sres. Diego Drummond, Pedro Almeida, pela Faro, por Vitor Tavares e pela Distribuidora Loyola.

Quais foram os maiores desafios em empreender em tempos de pós-pandemia com a abertura da livraria Drummond? 

  R: Sim, tivemos vários desafios tais como:

1º) Encontrar um ponto comercial ideal e em um local de fácil acesso aos visitantes e com público diverso.

2º) Contratar pessoal qualificado e com experiência em lidar com o público frequentador de livraria.

3º) Selecionar o acervo ideal para uma livraria por ser nova e público plural.

4º Encontrar o ponto de equilíbrio entre despesas versos vendas, o quanto precisaríamos faturar para cobrir todos os custos.

Qual a sua análise acerca da importância de uma nova livraria?

   R: Na minha opinião a livraria é tão importante para cidade, para o acesso à cultura, na formação de leitores, na difusão do conhecimento, no estudo da história e na melhoria do nível educacional que esses equipamentos, as livrarias e os livros, deveriam ser considerados atividades e produtos de primeira necessidade e, portanto, ter tratamento especial por parte do poder público. Por exemplo: a não cobrança de IPTU, não permitir por meio de leis que grandes varejistas que também vendem livros, apliquem descontos absurdos sobre os preços de capa dos livros sugeridos pelas editoras, concorrendo diretamente com as livrarias físicas e, fazendo com que muitas não consigam ser viáveis economicamente, e com isso não sobrevivam…

Qual o diferencial dos serviços que a livraria Drummond oferece?

   R: Nosso maior diferencial é ter o maior número de novos títulos e lançamentos possíveis. Nossa estratégia será uma ou duas sessões de autógrafos diariamente 7 dias por semana. Será a livraria dos lançamentos de todos os gêneros literários sem abrir mão de um acervo rico e variado. Hoje já temos a disposição do público leitor um acervo de mais de 40 mil exemplares de livros das diversas áreas do conhecimento humano.

Enquanto presidente da Câmara Brasileira do Livro, como o senhor, analise o atual cenário editorial no Brasil?

 R: A nossa Bibliodiversidade é muita rica, se produz muito livros anualmente no Brasil, temos muitas editoras e é desafiador para todos que atuam nesse segmento ter acesso a todas essas publicações. Assim como outros, nossos setores, passaram momentos terríveis nos últimos anos: crise econômica das duas maiores redes de livrarias brasileiras que há 5 anos detinham aproximadamente 40% do varejo do livro no país. Ambas estão em recuperação judicial e são bem menores hoje, crise econômica, crise política e quando parecia que estávamos saindo dessa situação em 2020, surge a pandemia o que a rigor, gerou uma total incerteza para todos. Mas no final de 2021 percebemos uma boa recuperação durante a pandemia. Com o afastamento social o brasileiro passou a ler mais e comprar livros por e-commerce.

  – Com a reabertura nas livrarias sentimos uma vontade enorme dos leitores em reencontrar os livros e principalmente voltar a ver seus autores preferidos. O setor se reinventou e foi de encontro com essa necessidade. 2022 está sendo um bom ano, um ano de recuperação e, principalmente, de novos projetos e novos lançamentos, mesmo com o aumento de preço do principal insumo que é o papel para a produção de livros estamos otimistas. Tudo indica que o ano de 2022 está sendo um ano melhor que 2021. Estamos percebendo a abertura de várias novas livrarias e a Bienal internacional do livro de São Paulo que ocorreu em julho foi um sucesso de público e de venda.

A livraria Drummond tem sido palco para o lançamento de livros de diversos autores. Como isso tem se refletido em resultados para vocês e qual a finalidade dessa iniciativa? 

 R: Sim, a Drummond Livraria será palco de muitos lançamentos com a presença dos seus autores. Aproximar o autor do seu público leitor é uma rica experiencia. Quando isso ocorre em uma livraria faz com que várias dessas pessoas que vão na livraria saudar e receber o autógrafo do seu autor preferido acabem conhecendo outros livros e outros autores e passam a frequentar livrarias. Na nossa visão ainda é a maneira mais econômica e saudável de divulgar uma livraria. Sem falar que isso ajuda muito no faturamento final da loja. Proporcionar esses encontros e lançamentos é um dos papeis da livraria. Afinal, tudo começa na livraria.

Como as pessoas podem fazer para terem acesso a livraria Drummond além do endereço físico? Site, Instagram… 

  R: Para ter acesso a Drummond livraria, a melhor experiência é visitar a própria Drummond Livraria que fica no conhecido Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073 loja 153 – Bela Vista – São Paulo.   Tenho certeza que será uma experiência única para você que adora livros e livrarias. Caso não possa ir pessoalmente na Drummond, você vai encontrar a Drummond Livraria na internet pelo site www.drummondlivraria.com.br  ou no Instagram. Acesse aqui.

 

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *