28 / 03 / 23

Teresa Kodama participa da Exposição “O Circo Que Nos Habita”

Teresa Kodama participa da Exposição "O Circo Que Nos Habita", com uma obra, voltando no tempo, homenageando o Palhaço Arrelia e todos os que trabalham no circo

 

Teresa Kodama participa da Exposição "O Circo Que Nos Habita"

O quadro intitulado ‘Doces Lembranças’ foi pintado com cores vibrantes, que se entrelaçam entre si por meio de figuras geométricas, que nos fazem adentrar no mundo circense, no mundo de sonhos, de fantasia, de magia, de encantamento e de amor, onde tem um balão e um palhaço idoso – o Arrelia – que parece sair da tela para nos encantar com as suas brincadeiras. 
 
“O quadro me envolve nas lembranças do meu saudoso pai que me levava para assistir esse magnífico Palhaço. 
Doces e Maravilhosas Lembranças!” -disse Teresa 
 
Por meio desse quadro, homenageio todos os que trabalham no circo, externando todo o meu respeito, admiração e dignificação pelo trabalho de levar felicidade, alegria e amor a todos.  

Dia 27 de março é o Dia do Circo. 
 
Viva o Circo!!!”, disse Teresa Kodama. 
 
Prestigiem a Exposição e aos Artistas! 
 
Período de exposição: 17/03 a 17/04/2023 
 
Local: Centro Cultural Santo Amaro 
Artistas: 
 
Endereço: Av. Santo Amaro, 822. 
 
Abertura foi no dia 17/03/2023 às 19 h 

Entrada franca. 

Artistas: 
São Paulo/SP: Alex Tucci, Ana de Andrade, Cida Ornaghi, Cintia Ka, Eliana Tsuru, Maria Gilka, 
Marlene Querubin, Martha Wicks Farias, Sandra Huang, Solange Rabelo, Sonia Talarico, Tania 
Martins, Teresa Kodama, Priscila Ramos 
Sorocaba/SP: Ana Maria Reis 
Belo Horizonte: Carla Faria, Monica Mendes 
Itupeva/SP: Carolina Kawall, 
Goiânia: Carlos Elias, Fernanda Porto 
Rio Acima/MG – Erika Gariglio, 
Pindamonhangaba/SP: Fabio Mendes 
Santa Cruz do Rio Pardo/SP: Fátima Camargo 
Carazinho/RS: Ilse Ana Piva Paim 
Niterói/RJ: Josephine Di Giovanna, 
Florianópolis/SC: Luah Jassi, 
Carapicuíba/SP: Lucas de Pontes 
Laranjal Paulista/SP: Rosa Pillon 
Veranópolis/RS: Teté Wall, 
Rio de Janeiro/RJ: Thiago Prado, 
Uberlândia/MG: Vandeluci Rosa Oliveira 
 
sobre o PROJETO – O CIRCO QUE NOS HABITA 

A Cia Arte Cultura realiza mais um projeto de arte de cunho artístico-cultural no espaço expositivo do Centro Cultural Santo Amaro. 

A exposição terá obras de arte de 30 artistas, realizadas sob tema “O Circo que nos Habita” com curadoria do Professor Doutor Oscar D´Ambrosio, homenageando a empresária de circo e artista plástica Marlene Querubim. 

Sobre a artista Homenageada – Marlene Querubin Marlene Olímpia Querubin, considerada a primeira-dama do circo brasileiro (título dado por Beto Carreiro, em 1995) – fundou o consagrado Circo Spacial (que dirige atualmente), a Academia Brasileira de Circo, o Circo Sertanejo e também a UBCI – União Brasileira de Circos Itinerantes, com mais 150 circos, e, mais recentemente, a Família Spacial. Nenhuma outra mulher no Brasil montou 
tantos circos em tão curto espaço de tempo. 
 
Mas, antes de fundar o Circo Spacial, em 1985, Marlene trabalhou no Circo Vostok durante três anos e dirigiu o Circo Mágico, em São Paulo, com projetos musicais e artísticos. 
 
No teatro, escreveu, dirigiu e atuou em vários espetáculos por todo o país. Teve participações especiais em festivais e no Circo Teatro Chimbica. Em Cascavel (PR), dirigiu o Departamento de 
Planejamento da Prefeitura, fundou o Grupo de Teatro GTEC e a Federação Paranaense de Teatro. 
 
Atuou junto ao Sindicado dos Artistas do Paraná. 
 
Pelo curador: 

O objetivo da exposição é pensar no circo como uma grande família que se organiza para colocar em cena cotidianamente o espetáculo da vida. A própria palavra circo vem do latim “circus”, que significa “circunferência”, aludindo ao espaço do picadeiro, local em que as ações se desenvolvem para o público, que engloba crianças, adultos e idosos. 

Os circos, em sua origem, tinham muitas vezes o nome das famílias em torno da qual o grupo se formava, acrescentando agregados ou convidados. Não é tarefa fácil se “equilibrar” e “pular no 
vazio” para conviver com essa complexa dinâmica entre as questões familiares cotidiana e um trabalho que demanda atenção 24 horas por dia sete vezes por semana 

Lidar com a programação de um espetáculo significa trabalhar, em nome do coletivo, com os vários especialistas em diversas habilidades, como malabaristas, equilibristas, trapezistas, palhaços, acrobatas e ilusionistas. 

 Geralmente muitos atuam em mais de uma atividade, o que mostra a diversidade de potencialidades de cada um. 
 
A exposição traz para as artes visuais o universo dos picadeiros que abrigam espetáculos itinerantes,com os assentos ao redor do palco, localizado embaixo de uma tenda ou coberto por uma lona. 
 
Assim como no circo, esperamos que, na cena final, com a exposição montada, todos os artistas agradeçam os aplausos da plateia, já ansiosa pelo próximo espetáculo do circo que habita cada um de nós e a sociedade como um todo. 
 
Oscar D’Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador. 

Teresa Kodama participa da Exposição “O Circo Que Nos Habita”
fonte: Maria Emília Genovesi – Assessoria de Imprensa

Confira

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *