FESTIVAL FOLCLÓRICO E GASTRONÔMICO
FESTIVAL FOLCLÓRICO E GASTRONÔMICO DA ROTA DA AMIZADE
A  Vinícola Panceri, em  Tangará, na Rota da Amizade, maior produtora de  uvas de Santa Catarina, será  palco do Lançamento do Festival Folclórico  e Gastronômico da Rota da Amizade. Um  evento que acontecerá nesta  segunda-feira, dia 20, a partir das 17h30. Na  ocasião, público e  imprensa irão conhecer o evento que acontecerá em julho,  congregando os  municípios de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Videira e  Fraiburgo, e  que apresentarão ao público seus encantos e sabores através da   gastronomia, apresentações culturais, danças, canto, teatro, grupos  folclóricos,  entre outras atrações; a exemplo de exposição de produtos  artesanais  desenvolvidos a partir de pesquisas históricas na região e  através de cursos de  qualificação, sempre pensando no ganho da  qualidade nos serviços e produtos. 
Trata-se de um grande projeto  que acontecerá entre os dias 26 e 28 de  Julho, no Parque da Maçã, em  Fraiburgo. Este grande evento tem a parceria do  Grupo RBS, empresários  da região e Prefeituras dos municípios da Rota da  Amizade. A idéia é de  que anualmente este evento seja realizado em um dos  municípios  integrantes da Rota da Amizade, promovendo a integração através de   apresentações de pratos típicos, atrações culturais e apresentações dos  produtos  desenvolvidos nas cidades que compõem o roteiro.
ROTEIRO  TURÍSTICO
Trata-se de um grande projeto que acontecerá entre os dias 26 e 28 de Julho, no Parque da Maçã, em Fraiburgo. Este grande evento tem a parceria do Grupo RBS, empresários da região e Prefeituras dos municípios da Rota da Amizade. A idéia é de que anualmente este evento seja realizado em um dos municípios integrantes da Rota da Amizade, promovendo a integração através de apresentações de pratos típicos, atrações culturais e apresentações dos produtos desenvolvidos nas cidades que compõem o roteiro.
Vale ressaltar que a Rota da Amizade é um roteiro turístico regional integrado, desenvolvido na região turística Vale do Contestado e que tem se destacado como um dos roteiros turísticos mais organizados de Santa Catarina. O objetivo da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau é apresentar ao público seus atrativos de lazer, o crescente potencial na realização de eventos de negócios, além de demonstrar a qualidade dos seus restaurantes e serviços. Com tanta diversidade de produtos turísticos, a região que tem como marca o trabalho e a hospitalidade de sua gente, mostrará que desenvolve o turismo como importante fator econômico, provocando aumento na circulação de turistas DA região PELA região.
A VINÍCOLA
Clique na imagem para ampliá-la
 
A  Família Panceri,  originária da Lombardia – norte da Itália – sempre  teve suas raízes ligadas à  viticultura. Em 1884, quando Giuseppe  Panceri imigrou para o Rio Grande do Sul,  renasceu em solo brasileiro a  tradição no cultivo da vinha. Mais tarde, em 1953,  seu neto Nilo  Panceri, que já havia se estabelecido em terras catarinenses,  iniciou o  que viria se tornar o projeto da Vinícola Panceri. Foram plantadas   videiras americanas com o objetivo da venda da mesma in natura ou para   industrialização. Com muita dedicação, Nilo cuidou das vinhas e repassou  a seus  filhos todos os conhecimentos sobre esta cultura. 
Com o  objetivo de  agregar valor a propriedade Nilo e seus dois filhos, Celso e  Luiz, fundaram em  1990 a Vinícola Panceri. Os primeiros vinhos  elaborados eram comercializados a  granel e foi somente em 1994 que foi  lançado o primeiro vinho engarrafado com a  marca Panceri. Aos poucos a  empresa percebeu que se encontra em uma região  diferenciada, de  excelentes condições pedoclimáticas para a viticultura e, a  partir de  1999 passou a cultivar videiras européias e elaborar vinhos finos com  a  marca de um novo terroir.
Os vinhedos da Panceri estão  localizados em  encostas com altitudes de 1.000 a 1.200 metros, onde os  solos são bem drenados e  profundos. As videiras são conduzidas em  espaldeiras de forma que as uvas  recebam a máxima insolação. Essas  características fazem da Serra do Marari uma  nova proposta de  tipicidade para os vinhos catarinenses e brasileiros. O  primeiro vinho  fino da empresa foi um Cabernet Sauvignon lançado em 2001. Em  seguida  vieram também garrafas de Merlot e Chardonnay, produtos estes,   responsáveis pelo reconhecimento da empresa. A Vinícola Panceri tem suas   atenções voltadas para a qualidade da matéria prima, mas também  trabalha com  alta tecnologia e conhecimento enológico, elaborando  assim, vinhos diferenciados  e com um terroir único.
Com este  diferencial em 2007 a empresa iniciou a  exportar. O Panceri Chardonnay  2006 foi o primeiro vinho catarinense a ser  exportado, fazendo da  Vinícola Panceri exemplo de pioneirismo na vitivinicultura  do estado.  Atualmente a empresa conta com um uma produção variada entre vinhos   tintos, brancos, espumantes e destilados que são comercializados  principalmente  na região sul e sudeste do país e na Europa.
ARTESANATO &  CULTURA
Treze Tílias, também na Rota da Amizade,  é  conhecida pela preservação da cultura dos colonizadores austríacos  que trouxeram  na bagagem uma cultura marcante, baseada na produção  artesanal, que até hoje  encanta aos visitantes. É por este motivo que  entre os dias 23 a 26 de junho, a  Secretaria de Turismo, Industria e  Comércio em parceria com a ASTURTLIAS e o  CRAS, promoverão a Feira de  Manifestações Artesanais, Culturais e Gastronômicas  de Treze Tílias. Um  evento para valorizar a produção artesanal, que é muito  presente no  município, expressar a cultura artística através de inúmeros grupos  e  mostrar a gastronomia que é apreciada por todos.
Com o objetivo de agregar valor a propriedade Nilo e seus dois filhos, Celso e Luiz, fundaram em 1990 a Vinícola Panceri. Os primeiros vinhos elaborados eram comercializados a granel e foi somente em 1994 que foi lançado o primeiro vinho engarrafado com a marca Panceri. Aos poucos a empresa percebeu que se encontra em uma região diferenciada, de excelentes condições pedoclimáticas para a viticultura e, a partir de 1999 passou a cultivar videiras européias e elaborar vinhos finos com a marca de um novo terroir.
Os vinhedos da Panceri estão localizados em encostas com altitudes de 1.000 a 1.200 metros, onde os solos são bem drenados e profundos. As videiras são conduzidas em espaldeiras de forma que as uvas recebam a máxima insolação. Essas características fazem da Serra do Marari uma nova proposta de tipicidade para os vinhos catarinenses e brasileiros. O primeiro vinho fino da empresa foi um Cabernet Sauvignon lançado em 2001. Em seguida vieram também garrafas de Merlot e Chardonnay, produtos estes, responsáveis pelo reconhecimento da empresa. A Vinícola Panceri tem suas atenções voltadas para a qualidade da matéria prima, mas também trabalha com alta tecnologia e conhecimento enológico, elaborando assim, vinhos diferenciados e com um terroir único.
Com este diferencial em 2007 a empresa iniciou a exportar. O Panceri Chardonnay 2006 foi o primeiro vinho catarinense a ser exportado, fazendo da Vinícola Panceri exemplo de pioneirismo na vitivinicultura do estado. Atualmente a empresa conta com um uma produção variada entre vinhos tintos, brancos, espumantes e destilados que são comercializados principalmente na região sul e sudeste do país e na Europa.







