Opinião
Por Armando Perez Maria
É sabido que a cultura brasileira é um grande conjunto de culturas que sintetizam as diversas etnias e, assim, formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais, que formam, juntas, a cultura do Brasil. Porém, podemos afirmar que, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. E é justamente a maior herança deixada pelos portugueses, a ferramenta principal para a consolidação cultural entre os dois povos, a língua portuguesa.
Já dizia Clarice Lispector, em sua confissão de amor à língua portuguesa: “Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida”.
Como brasileiro filho de português de Lagarteira, encontrei no Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo um trabalho que consolida a união de dois povos; para nós, descendentes com fortes raízes em Portugal, nos oferece a constante oportunidade de relembrar as tradições, a cultura, a história de duas nações. O Conselho tem uma fundamental importância na preservação dos valores, na união das associações culturais e por estar sempre à frente na defesa dos interesses de toda a comunidade. Parabéns!