Homenagem
Fotos: Claudemir Mota
A presidente da Alane – Academia de Letras e Artes do Nordeste -, Selma Britto, prestou homenagem a 11 mulheres que se destacaram em Alagoas, em suas áreas de atuação, com o “Troféu Mulher Valorosa do Brasil 2012”. O evento aconteceu na quinta-feira (22), às 17 horas, na Casa da Indústria, em Maceió, e contou com a presença de figuras importantes da sociedade, do meio acadêmico e jurídico.
Este ano, o troféu foi assinado pelo artista plástico Aquiles Escobar, que teve a missão de reproduzir a força das mulheres selecionadas, que têm suas vidas pautadas pela missão de servir a população nas áreas da saúde, jurídica, educacional e social, as quais evidenciamos: a médica acupunturista Adeisa Lyra; a advogada aposentada do TRT, Maria Nailza de Melo Sá; a promotora do Estado de Alagoas, Maria Cecília Pontes Carnaúba; a oftalmologista Elvira Ribeiro Santos; a musicista Fátima de Brito; a líder comunitária e instrutora Gildete Freire de Medeiros; a educadora Joseth Passos de Oliveira; a médica generalista Sandra Maria Magalhães Vilela Carneiro; a encarregada de ensino profissional marítimo da Marinha do Brasil em Alagoas, Vera Lúcia Fernandes Pires Machado; a professora e administradora escolar Maria José Camelo de Oliveira; e a professora Peró de Andrade, representada pelo seu filho, Pablo de Andrade.
Na solenidade, a presidente da Alane, Selma Britto, abriu a solenidade dando as boas vindas e agradecendo a presença de todos. O Hino Nacional foi interpretado, com emoção, pela acadêmica Madalena Oliveira, e as agraciadas foram saudadas pela acadêmica Petrúcia Camelo. A cerimônia foi encerrada com o discurso da médica Adeisa Lyra, agradecendo a homenagem em nome de todas as agraciadas. Em seguida, um coquetel, com saborosos petiscos da Donas Buffet, regado a refrigerantes, foi oferecido no saguão do auditório da Casa da Indústria.

Petrúcia Camelo, membro do Conselho de Cultura da Alane e a criadora do troféu Mulher Valorosa do Brasil

As acadêmicas Selma Britto e Madalena Oliveira e Pablo de Andrade, representando a mãe, a professora Peró de Andrade

A líder comunitária e instrutora Gildete Freire de Medeiros ladeada por Selma Britto e Madalena Oliveira