Maestro João Carlos Martins no Teatro do CIEE
A Filarmônica Bachiana SESI SP sob regência do maestro João Carlos Martins, fará em São Paulo, no dia 28 de maio de 2013, no Teatro do CIEE, situado a Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, às 20 h, um concerto com participações especiais do tenor Jean William e Ritmistas da Bateria de Escola de Samba Vai-Vai.

Maestro João Carlos Martins
Maestro João Carlos Martins
O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.
Bachiana Filarmônica SESI SP
A qualidade dos músicos da Bachiana Filarmônica, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala sendo 02 no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e 03 no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011 – NY.

Maestro João Carlos Martins e o tenor Jean William
Jean William
Jean William bacharel em canto pela ECA-USP sob orientação de Francisco Campos Neto, é uma jovem revelação do canto erudito nacional,tendo se apresentado em grandes teatros,nacionais e internacionais onde destaca-se o Avery Fisher Hall no Lincoln Center de Nova York e participado do programa Vocalia como bolsista em Milão como aluno da Soprano Luciana Serra e do Barítono Davide Rocca.
O maestro João Carlos Martins e a Fundação Bachiana, são seus maiores apoiadores e viabilizadores de grande parte dos êxitos por ele alcançado.
Escola de Samba Vai-Vai
No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preta e branca. Por volta de 1928, um grupo de amigos, ajudava a animar os jogos e festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como “a turma do Vae-Vae”. Expulsos do Cai-Cai, estes criaram o “Bloco dos Esfarrapados”, e paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.
O primeiro desfile oficial do Cordão Vai Vai, foi em fevereiro de 1930, o tema era sobre São Paulo e o samba novamente foi feito por Henricão:- “Salve São Paulo, tens o céu cor de anil/ Possui a riqueza e a grandeza, és o coração do Brasil”. As fantasias eram livres, e nelas predominavam o preto e o branco.
Desde então todos os anos a Escola de Samba Vai-Vai se supera e emociona os foliões com seus desfiles.
Esse concerto será o mesmo a ser apresentado em dezembro em NY no Metropolitan Museum.
A entrada será gratuita através de cadastro no site: www.ciee.org.br
Teatro do CIEE – 28/05 – 20hs
Bachiana Filarmônica SESI SP
Regência João Carlos Martins
Participação especial: Jean William e Bateria da Escola de Samba Vai-Vai
J. S. Bach
Concerto Brandenburgo nº 4
J. Haydn
Sinfonia nº 94 “Surpresa”
H. Villa-Lobos
Melodia Sentimental
Solista: Jean William
Guerra Peixe
Mourão
Bateria da Escola de Samba Vai-Vai
H. Villa-Lobos
Trenzinho Caipira Bateria da Escola de Samba Vai-Vai
M. Araujo
A Música Venceu
Samba
Bateria da Escola de Samba Vai-Vai
Divulgação: Vera Martins
(11) 30 45 01 21
email: fundacaobachiana@terra.com.br