18 / 11 / 13

Marilyn Monroe: A Exposição

Quem visita a cidade de Los Angeles na Califórnia e passeia pelo mundo do cinema, não pode deixar de dar uma conferida e visitar o local que atualmente exibe peças, vestuário e figurino pertencentes à maior diva do cinema de todos os tempos: Marilyn Monroe.

Marlyn Los Angeles

Marlyn Los Angeles


Para quem é fã ou admira essa grande estrela de Hollywood, e tem curiosidade de ver pessoalmente seus pertences, não pode deixar de conhecer a exposição “Marilyn Monroe: The Exhibit – Hollywood Legend” (Marilyn Monroe: A exibição – Lenda de Hollywood), que acontece no The Hollywood Museum (Museu de Hollywood) em Los Angeles.
A exposição, que celebra a vida da fabulosa atriz, abriu na data do dia do seu aniversário, 1º de junho deste ano e permanece aberta até dia oito de setembro, com a maior exposição de pertences autênticos da diva (incluindo novas aquisições), apresentando um olhar intimista sobre sua vida e legado do país. Se viva, Marilyn teria hoje 87 anos. Sua imagem lendária ainda vive como estrela e ícone máximo de glamour e beleza. O foco da exposição engloba os figurinos de Marilyn Monroe, jóias, peles, acessórios de seus filmes, vestidos de publicidade e guarda-roupa pessoal; seu carro ano 1961, um Fleetwood Cadillac limousine, dado de presente por Darryl Zanuck; obras de arte originais de Marilyn Monroe, fotografias e documentos de seus arquivos privados, além de móveis de sua última casa em Brentwood, e muitos dos artefatos pessoais de Marilyn. Se destaca também na exposição, o vidro de remédio encontrado na mesa de cabeceira ao lado de sua cama, no dia em que morreu.
Marilyn Monroe personificou o glamour de Hollywood com seu brilho e personalidade marcante. Uma mulher de beleza ímpar e curvas voluptuosas, que combinava uma nata sensualidade com inocência e vulnerabilidade, que faziam qualquer pessoa se encantar por ela. Muito mais que um símbolo sexual e estrela de cinema, ela pode ser considerada a maior e mais rentável atriz que os estúdios da 20th Century Fox já tiveram.
A loira começou trabalhando como modelo, e aos poucos entrou para o mundo da atuação. Durante sua carreira, trabalhou em mais de 30 filmes, deixando somente um incompleto. Em 1956, ganhou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz de cinema, e mais vários outros prêmios. Além de atuar, Marilyn Monroe também cantava.
Vários de seus filmes como Os Homens Preferem as Loiras, Como Agarrar um Milionário, Quanto Mais Quente Melhor e O Pecado Mora ao Lado (famoso pela memorável cena em que o vestido branco é levantado pelo vento através da grade do metrô, ícone da cinematografia mundial) se tornaram clássicos e são cultuados até hoje por várias gerações.
“Os fãs de todas as idades e todas as partes do mundo se reúnem em Hollywood a cada ano para homenagear a vida e a memória de Marilyn”, diz a fundadora e presidente do museu Donelle Dadigan. “O Museu de Hollywood tem o orgulho de sediar esta retrospectiva definitiva e significativa de Marilyn que inclui itens nunca antes vistos”.
Para Dadigan, o museu é considerado o lar perfeito para a exposição, pois foi lá que o legendário Max Factor tingiu os cabelos da celebridade de loiro pela primeira vez. “Quando você entra na ´sala só para loiras` você pode sentir a presença de Marilyn Monroe.”
A exposição também mostra o vestido de milhões de dólares que Marilyn usou em sua lua de mel com o jogador de baseball Joe DiMaggio. Um dos destaques da coleção permanente do Museu de Hollywood, o vestido ficou famoso quando ela cantou para as tropas da Coréia em 1954.
Além da coleção permanente do museu, itens dos colecionadores Scott Fortner e Greg Schreiner estão presentes nesta exposição exclusiva, incluindo figurinos do filme O Príncipe Encantado (filmado na Inglaterra) e do filme O Mundo da Fantasia. Roupas e peles do guarda-roupa pessoal de Marilyn, inclusive sua brilhante blusa verde Pucci, juntamente com os cosméticos pessoais da estrela, documentos particulares, roteiros de cinema com anotações e escolhidos a dedo.
Outro destaque da exposição são fotos exclusivas do renomado fotógrafo George Barris, que tirou as últimas fotos de Marilyn enquanto colaborava para um livro pouco antes de sua morte, há 50 anos.

Greg Schreiner, um dos colecionares que emprestam suas relíquias ao museu, tem admiração pela diva desde pequeno, quando viu pela primeira vez o filme Quanto Mais Quente Melhor.

Greg Schreiner, um dos colecionares que emprestam suas relíquias ao museu, tem admiração pela diva desde pequeno, quando viu pela primeira vez o filme Quanto Mais Quente Melhor.

Esta exposição inclui também obras de arte originais de artistas famosos e celebridades como Ludvic, fotografias originais, incluindo o lendário “veludo vermelho”, fotos nuas tiradas por Tom Kelly, e uma vasta coleção de fotografias de sua infância, família e carreira de modelo, quando ela ainda era Norma Jeane Baker, e muito mais.
Durante sua vida, Marilyn foi uma celebridade, mas sua popularidade a levou além de ser uma estrela. Tornou-se um ícone. Atualmente o nome “Marilyn Monroe” é imortal, atemporal e é sinônimo de beleza, sensualidade e inspiração.
Museu de Hollywood
Está localizado no coração de Hollywood, no prédio histórico da Max Factor
Endereço: 1660 N. Highland Ave, Los Angeles, CA
Site: www.TheHollywoodMuseum.com
Está aberto ao publico de quarta a domingo das 10 às 17 horas.

Salani - São Paulo/SP

Manhattan PaulistaAntonio Salani pertence a ABRAJET (Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo), Febracos (Federação Brasileira de Colunistas Sociais) e APACOS (Associação Paulista de Colunistas Sociais). É médico especialista em medicina esportiva com pós graduação em medicina do trabalho, entre outras áreas, além de possuir mestrado em administração e organização hospitalar. Atua também como jornalista, fotógrafo e colunista em várias revistas e jornais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *