No meio de uma multidão, o característico evento emocionou os amantes da neve
Há 15 anos, o Cerro Castor, o centro de esqui mais meridional do mundo, monta um dos espetáculos mais esperados pelos fueguinos e turistas. A legendária descida de tochas consolidou-se como uma das atrações visuais que mais emocionam os fanáticos da neve em plena temporada.
O vale e a montanha nevada foram os cenários naturais que deram marco ao show visual. Mais de 80 esquiadores profissionais e instrutores da escola de esqui do Cerro Castor e do Clube Andino estiveram encarregados da marcha de fogo.
A emblemática Tocha foi acesa às 15:30 hs em Ushuaia Blanca, Villa Las Cotorras dando começo à travessia. Os atletas locais avançaram pelo vale com rumo ao Cerro Castor mostrando a grande oferta de atividades invernais de Ushuaia como o esqui nórdico, trenó com cães, raquetes de neve, moto de neve e esqui alpino. Enquanto isso, no Cerro Castor a Festa da Neve começava com chocolate quente e shows áudio visuais ao vivo. À chegada dos participantes da marcha que havia começado em Ushuaia Blanca, uniram-se mais de 80 instrutores de esqui e de snowboard da Escola do Cerro Castor e do Clube Andino Ushuaia, Pisteiros e militares que fizeram o passe do fogo da tocha – que simbolizava a união da Terra do Fogo – e começou a descida das tochas pela pista Halcón Pelegrino, que graças à inauguração da ponte sobre a Ruta Nacional N°3 de 60 metros de largura, une o acesso da pista com a base.
Juan Carlos Begué e este jornalista