
Minha cantina italiana preferida, a qual frequento desde a sua inauguração em 2011, que anualmente recebe os melhores prêmios e classificações de revistas especializadas, capitaneada pelo melhor Chef de Santa Catarina, Helton Costa, segundo também a Revista Veja e demais revistas, acabou de receber mais um prêmio, desta vez da conceituada TripAdvisor. A cantina da qual não abro mão preserva o número de rótulos da sua carta de vinhos. A competente seleção possui entre 180 e 200 etiquetas e, pela terceira foi indicada pela Revista Veja, por possuir também a melhor carta de vinhos. A oferta é renovada constantemente com exemplares que chamam atenção pela boa relação preço-qualidade.

O Somelier Alberto Wirth e o Chef Helton Costa
A organização da carta, tricampeã da categoria, cabe a um dos proprietários, o sommelier paranaense Alberto Wirth. Didático, o catálogo apresenta ícones que indicam a intensidade do corpo e da acidez e o tempo de guarda de cada bebida. Em alguns casos, também são listadas as pontuações concedidas por publicações influentes, como o guia The Wine Advocate, do crítico Robert Parker, e o chileno Descorchados. Ao todo, repousam na adega 1 000 garrafas provenientes de catorze países. Entre as nacionais, prevalecem as produzidas em Santa Catarina – são 26 rótulos de onze vinícolas locais. Os vinhos harmonizam os fantásticos pratos a exemplo do fettuccine de manjericão servido com cordeiro. A receita é uma das criações de Helton Costa, também sócio da casa e eleito o chef do ano nas últimas duas edições.

O cardápio do super chef possui uma boa variedade de pratos, com massas, nhoques, risotos, peixes e carnes, sem falar nas entradas, antipasti e sobremesas. Os pratos são bem fartos e servem tranquilamente duas pessoas. Por ter o melhor atendimento, ganhou merecidamente mais este grande prêmio.

O chef ao longo dos seus 27 anos dedicados a cozinha, que também recebeu o Prêmio Nacional Dólmã 2014, recentemente viveu outro momento de emoção, quando lançou seu primeiro livro de receitas que destaca a produção de cerca de 40 pratos inspirados na gastronomia italiana e francesa. A casa esteve completamente lotada comprovando a consideração que todos os “Manezinhos da Ilha” sentem pelo competente chef de cozinha. Parabéns chef!
