Dólar em alta, grana curta, Brasil foi o destino favoritos dos brasileiros em 2018
Os turistas brasileiros dão prioridade a lugares com belezas naturais acima da segurança.
BRASIL FOI O DESTINO DOS BRASILEIROS EM 2018

Além da motivação, a preferência por destinos também varia de acordo com a nacionalidade. A maioria dos viajantes escolhe o local para passar as férias com base em categorias como “segurança pessoal” e “limpeza”. Já os turistas brasileiros dão prioridade a lugares com belezas naturais acima da segurança. Não é à toa que o próprio Brasil está no topo da lista dos destinos favoritos dos viajantes em 2018 – Foto: 100% Lazer – João Pessoa – PB
A Booking.com, uma das principais OTAs do mercado hoteleiro, realizou uma pesquisa que revelou os destinos preferidos e motivações para viajar de turistas de diferentes países. O estudo revela como a nacionalidade interfere no estilo de viagem escolhido. No quesito destinos, os BCerca de 89% dos brasileiros afirmam buscar “relaxamento mental” na hora de fazer as malas. Já os argentinos apresentaram um perfil mais nostálgico: 73% alegaram viajar para “reviver bons momentos”. Enquanto isso, franceses (82%) e dinamarqueses (77%) citaram “sentir-se livre para fazer o que tiver vontade” como principal interesse.
ROTAS DOS JESUÍTAS

“É uma causa que está há muitos anos atrasada e é muito importante fazer acontecer o mais rápido possível a Rota dos Jesuítas. Daqui há três anos teremos o maior roteiro do sul do Brasil” revelou Wirto Schaeffer, ao recepcionar aos convidados.
Os prefeitos do Sul, Serra Catarinense e gestores de turismo estiveram reunidos com o empreendedor Wirto Schaeffer, CEO do Urubici Park Hotel, e o responsável técnico pelo projeto, André Monsores para ampliar a discussão da implantação da Rota dos Jesuítas, na última terça-feira, dia 19, na cidade de Urubici – SC. Durante o encontro foi formado o grupo de trabalho para alinhar o roteiro que deverá ser implantado na região. O projeto irá ligar o Sul a Serra Catarinense a partir da conclusão das obras na BR-285, no trecho que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes.

Ainda na reunião o técnico Monsores apontou os dez principais passos para implantação da rota que são: identificar os atores turísticos; analisar o mercado e definição de segmentos, identificar os possíveis impactos socioculturais e econômicos; levantamento das ações necessárias para a implementação do roteiro turístico, fixação de preços a serem cobrados e teste do roteiro; qualificação dos serviços turísticos, promoção e comercialização e monitoria e avaliação.
Para o responsável técnico pelo projeto, André Monsores, o intercâmbio turístico depende da solidificação do grupo de trabalho. “O turismo é uma força transformadora. O intercâmbio entre os visitantes da Serra Catarinense e as cidades do Sul através da Rota dos Jesuítas é uma das maneiras mais rápidas e baratas para o fomento do setor, principalmente para aquelas cidades que ainda não despertaram para o turismo, mas que possuem grande potencial. Para consolidarmos a criação da Rota dos Jesuítas é preciso compor uma equipe de trabalho engajada e integrada e que aplique as melhores práticas indicadas pelo Ministério do Turismo para que seu crescimento seja perene. É preciso que a rota promova transformações socioeconômicas e contribua para o desenvolvimento e o bem-estar social das cidades que a compõe”.

Segundo Monsores “O que a Rota dos Jesuítas tem para oferecer é único no turismo brasileiro. Precisamos saber comunicar isso e converter vendas”, finalizou.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, Alemão aponta a rota turística com uma grande sacada para interligar as nossas cidades. “A nossa região é rica turisticamente com duas Serras e todo o potencial do Sul de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza, Forquilhinha com as suas belezas naturais e potencial turístico. Agora precisamos consolidar esse movimento para efetivamente implantar a rota”, pontuou. “Nós precisamos criar mecanismos para divulgar os nossos municípios. E com essa rota vamos criar um novo caminho passando por vários municípios do Sul e Serra que contam com inúmeros atrativos turísticos. Aqui em cima da Serra temos o maior e melhor potencial turístico e precisamos aproveitar para ampliar para as outras cidades.

“Nova Veneza criou a Festa da Gastronomia, implantou o Carnevale di Venezia mais precisa de outras cidades para que o turista permaneça por mais tempo em nossa região”, relatou o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.

Últimas vagas para a melhor Páscoa no Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo, em Lages – SC. Faça sua reserva urgente.
FLORIPA CIDADE CRIATIVA?
Mesmo com a nossa total falta de mobilidade urbana, falta de ciclovias e nossos governantes insistindo em “legislar” de costas para o mar, Florianópolis irá sediar o 2º ECriativa, que acontecerá de 26 a 28 de março no Hotel Sesc Cacupé, com abertura oficial na Próxima quarta-feira (27). O evento tem o objetivo de promover a cooperação Internacional com cidades que tem criatividade como uma estratégica em impulsionar a recuperação e o desenvolvimento urbano sustentável. Por aqui o descaso é tão grande que nem o puxadinho em nossa via expressa terá ciclovia. Tudo bla bla bla. Palavras jogadas ao vento.

Cadê a ciclovia? O encontro vai reunir as oito cidades brasileiras que fazem parte da Rede de Cidades Criativas (?) da UNESCO, criada em 2004, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre as cidades que tem a criatividade como uma estratégica e um impulsionador para a recuperação e o desenvolvimento urbano sustentável. Onde? Como?
As cidades são: Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema). Também participam três municípios que estão em processo de candidatura: Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza. Estarão presentes ainda representantes da UNESCO Brasil, do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e integrantes do Grupo Gestor e da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

A melhor Páscoa na Terra da Maçã, Fraiburgo – SC – Vale do Contestado – Últimas vagas. Faça sua reserva.
CAPITAL ESTRANGEIRO NAS CIAS AÉREAS DO BRASIL

A expectativa é que a aprovação do fim do limite de capital estrangeiro na aéreas promoverá a abertura de novas rotas, a criação de novos voos, a reativação de aeroportos e pode, ainda, reduzir o preço das passagens para o viajante, porque desconcentra e incentiva o crescimento do mercado.
Finalmente foi aprovado o projeto de lei 2724/15 que elimina o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais. O texto também altera dispositivos da Lei Geral do Turismo, uma das bandeiras do Ministério do Turismo para promover a desburocratização e a modernização do setor. O projeto foi aprovado por 329 votos contra 44. Entretanto, o céu ainda não é de brigadeiro. Após avaliação dos destaques, projeto ainda seguirá para o Senado e, se aprovado, vai para sanção presidencial. Então, alguma ou algumas companhias aéreas poderão falir nesse meio tempo.
A expectativa é que a aprovação do fim do limite de capital estrangeiro na aéreas promoverá a abertura de novas rotas, a criação de novos voos, a reativação de aeroportos e pode, ainda, reduzir o preço das passagens para o viajante, porque desconcentra e incentiva o crescimento do mercado. As mudanças na Lei Geral do Turismo, por sua vez, atendem demandas do setor produtivo pois agrega tendências do mercado e desburocratiza procedimentos para atuação dos prestadores de serviços turísticos. Fomento à pesquisa e a produção científica, atenção aos serviços prestados a pessoas com deficiência, incorporação de segmentos de hospedagem, incentivo as parcerias público-privadas fazem parte do projeto. Por isso a pressa.

O Pratas Thermas Resort & Convention, no Vale das Águas de Santa Catarina também preparou uma super páscoa. ainda restam algumas unidades. Faça sua reserva.
VIRGIN ATLANTIC NO BRASIL

A rota será operada com aeronaves Boeing 787 Dreamliners, que irá oferecer as classes Superior, Premium e Econômica, Clássica e Leve.
Que maravilha ! mais concorrência e nós consumidores agradecemos, Desta vez é a Virgin Atlantic que estreia no Brasil. A companhia britânica anunciou que terá um voo diário entre o Aeroporto de Heathrow e o Aeroporto Internacional de São Paulo Guarulhos a partir de 2020. De acordo com a companhia, o novo serviço visa capitalizar a economia brasileira em rápido crescimento, que se beneficia da demanda transatlântica durante todo o ano. Ainda conforme o comunicado, a Virgin Holidays – operadora do grupo – pretende lançar uma oferta completa de produtos no Brasil pela primeira vez, incluindo Foz do Iguaçu, Amazonas, além de Rio de Janeiro e Santa Catarina. Quem falará com eles aqui em Santa Catarina?

Mysimtravel a nossa melhor e mais rápida conexão no exterior
EMBRATUR DEFENDE DEMANDAS NO SETOR

Teté Bezerra visita o presidente da Comissão de Turismo e participará de audiência para apresentar balanço das ações em andamento e o projeto de transformação da autarquia em agência. Foto: Divulgação Embratur
A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra esteve, na tarde desta quarta-feira (20), na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para uma visita de cortesia a convite do novo presidente da CTur, deputado Newton Cardoso Junior (MDB-MG), eleito para o exercício de 2019. No encontro, a presidente destacou as pautas referentes ao setor que tramitam na Casa, entre elas, a transformação da Embratur em agência. Segundo Teté Bezerra, a parceria dos Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o incremento do turismo no Brasil, já que tramitam no Congresso Nacional demandas urgentes contendo mudanças estruturantes para o desenvolvimento da atividade no país. “O turismo pode contribuir decisivamente tanto no âmbito econômico, quanto social com a geração de empregos e entrada de divisas internacionais. Países, como Portugal, enfrentaram e superaram crises ao priorizar o turismo. A sensibilização do Congresso Nacional é essencial para o avanço do turismo brasileiro”, destacou.
AVIANCA DE NOVO NA CORDA BAMBA
A justiça aceitou o pedido da GE Capital Aviation Services (Gecas) para retomar dez aviões Airbus 320 alugados para a Avianca Brasil. A decisão foi aceita pelo desembargador Ricardo Negrão, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Essa é a segunda decisão favorável a um credor da Avianca em menos de uma semana. Na última segunda-feira (18), o mesmo desembargador aceitou o pedido da Constitution Aircraft pararetomar dez aviões alugados para a aérea, que está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Procurada, a assessoria da Avianca Brasil afirmou que a empresa já tomou as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão e que segue operando normalmente.

Última chance para curtir a Páscoa no melhor resort de montanha de SC, a beira dos cânions do Aparados da Sera em Bom Jardim da Serra – SC. Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de Charme do Brasil.
VISITA TÉCNICA A NAVIO DE CRUZEIROS

Durante a visita técnica, o grupo assistiu a apresentações e vídeos com informações sobre o mercado de cruzeiros marítimos. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), Marco Ferraz, parceiro do MTur neste projeto, deu um panorama do setor no mundo e falou da estimativa de crescimento de 15% no número de passageiros na atual temporada (2018/19). Foto: Divulgação Clia Brasil