No convívio do dia a dia com a minha saudosa avó: Brasilina Maria de Jesus Costa, pude aprender um pouco sobre a dinâmica do universo feminino. Minha saudosa avó paterna foi o meu primeiro espelho de vida, tendo sido a mulher que me criou. Conheça mais sobre esta história clicando aqui.
Acrescento que a cada dia aprendo e procuro aprender ainda mais sobre as mulheres e a vida e de como propor por meio destas observações novos debates reflexivos. Entretanto, vivemos em tempos diferentes em que o diálogo, tolerância e capacidade de ceder ficaram em algum lugar no espaço e no tempo. Em algum momento no qual parte dos seres humanos se perdeu dele mesmo. Dedico-me a aprender a viver todos os dias. Tornei-me o homem de valores que sou graças a minha dedicação e a educação que tive da minha saudosa mãe – avó que neste mês, se viva estivesse, teria completado 99 anos de vida. Há aproximadamente 16 anos minha avó partiu, mas sempre esteve e de alguma forma estará presente na minha vida.
Em tempo, o que falar sobre a mulher, enquanto meio, para a vinda de uma vida ao mundo senão considerá-la definitivamente, como um ser sagrado!
O Dia Internacional das Mulheres na atualidade
Homenagem
Na minha concepção, as mulheres fazem com que a vida tenha mais sentido, sabor, leveza e doçura. Mulheres que são filhas, mulheres que são mães, e, que dentre tantas outras funções, são donas de casa, trabalhadoras, executivas, domésticas, motoristas, pediatras, engenheiras, advogadas, jornalistas, piloto, diretoras e, que neste momento, também se encontram na frente de batalha dos hospitais de todo o Brasil e do mundo como médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, cuidadoras contra a Covid-19.
O que falar das mulheres e com que palavras descrevê-las em um dia ímpar como este? Sem falar que os tempos são outros. As mulheres são uma flor de candura, possuem ternura capaz de iluminar, tranquilizar, elevar o espírito de quem as cerca.
Do Feminicídio
Um dilema que ganhou amplo debate público é o da violência contra as mulheres, mas isso só será efetivamente banido, a meu ver, quando houver leis ainda mais duras. Sobretudo quando as mulheres vítimas de violências domésticas tiverem coragem de denunciar! Portanto, faça a sua parte.
Contexto relativo
Aproveitando o momento faço uma análise de contexto: “as mulheres são fundamentais em nossas vidas, mas estamos vivendo em tempos onde a atenção, o amor, compreensão e empatia estão tão distantes de nós seres humanos, no sentido geral, que sequer observamos os detalhes que nos cercam e com isso a leveza que deveria fazer parte do ser humano tem se estado ausente.
Sei que nestas datas, assim como em tantas outras, os textos são como sempre, repletos de palavras bonitas, que muitas vezes não são compatíveis com a realidade cotidiana. Em tempos de franca evolução tecnológica, cientifica, de substancial transformação das relações humanas necessitamos olhar de modo franco e reflexivo a realidade a nossa volta, de modo que sejamos capazes de criticamente, compreender aonde estamos errando, a fim de que nos tornemos seres humanos melhores. Feliz dia das mulheres a todas as mulheres do mundo!!!
João Costa é jornalista, editor-chefe da AN CONNECT, assessor de imprensa e relações públicas. Membro da Associação Paulista de Imprensa (API), é reconhecido por sua atuação na comunicação com diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, o Prêmio ABIME Comunicação 2024 (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Influencer e Digital) e o Prêmio Iberoamericano de Jornalismo. Também foi condecorado como Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC.
Seu trabalho em defesa de pautas humanitárias rendeu reconhecimento do Instituto Dana Salomão, além de uma menção honrosa do Lions Clube Internacional – RJ. João Costa teve participação ativa em eventos diplomáticos da Embaixada do Gabão, em Brasília, e atuou como intérprete oficial durante jantar beneficente a convite do Embaixador, ocasião que contou com a presença do Vice-presidente da República Federativa do Brasil.
Com ampla bagagem em workshops, webinars, congressos e conferências, João se destaca pela versatilidade e comprometimento com a comunicação de impacto, ética e responsabilidade social.
Copyright, 2025 - REVISTA EVDCIA | GIGI ACCIOLY, todos os direitos reservados.
×
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.ConcordoPolítica de Privacidade