Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) atraca no Porto de Cabedelo/PB, pela primeira vez, para a Operação ADEREX
O Atlântico (A 140) é o maior navio de guerra da Marinha do Brasil e da América Latina
Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) atraca no Porto de Cabedelo/PB, pela primeira vez, para a Operação ADEREX
Por Gigi Accioly
Em uma viagem histórica, presidentes da Sociedade Amigos da Marinha embarcaram no porto de Recife, no Navio Atlântico (A140) – o maior navio de guerra da Marinha do Brasil e da América Latina – para uma viagem de confraternização entre a Soamar (braço civil da Marinha do Brasil) e a tripulação do navio, com destino ao Estado da Paraíba, atracando no porto de Cabedelo, na quinta-feira (14), pela primeira vez para homenagear o estado.
Nessa viagem, o Navio Atlântico (A-140) tem o objetivo de realizar a Operação ADEREX que transcorre no litoral brasileiro, no período de 3 a 25 de março, com o propósito de elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força. No mar entre Paraíba e Pernambuco, a Marinha do Brasil reforça a importância dos Portos para a região, simbolizando o compromisso da Marinha com o desenvolvimento e o engajamento regional.
Essa viagem, também, foi marcada pelo fortalecimento do entrosamento das instituições civil-militar no Brasil – Soamar e Marinha do Brasil.

Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha, e empresário Paulo Afonso Hansen, presidente da Soamar/AL
A bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o encontro culminou com a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, com a presença do Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha; Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; Vice-Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3º Distrito Naval; o governador da Paraíba, João Azevêdo; Deputados Federais e uma comitiva de soamarinos, como Jorge Aragão, vice-presidente da Soamar Brasil, empresário Paulo Afonso Hansen, presidente da Soamar/AL e demais presidentes dos estados nordestinos.
Sobre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140)
A embarcação tem 203 metros de comprimento, é do tipo porta-helicópteros, com hangar para até 18 aeronaves. A sua construção foi nos anos 1990 e em 2017, e foi comprado pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.
O Navio Atlântico” (A-140) – Ao longo da sua história, já integrou diversas operações, entre elas o apoio humanitário.
Sobre a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar
Fundada em 1979 pelo Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, a SOAMAR desempenha um papel fundamental na aproximação entre a Marinha e a sociedade civil, com o objetivo de fortalecer e disseminar a mentalidade marítima na sociedade, promovendo o desenvolvimento das Forças Armadas. Atualmente, existem mais de 54 Soamar em cidades brasileiras, e em 2015 foi fundada a primeira Sociedade de Amigo da Marinha no exterior, a SOAMAR Brasil em Portugal, tendo como seu primeiro presidente o Dr. Artur Victoria.
