12 / 05 / 25

12/05 – Dia Mundial da Conscientização da Fibromialgia

Alternativas naturais ganham espaço no intervalo da dor crônica

 

No Dia Mundial da Fibromialgia, especialista aponta que compostos como PEA e curcumina despontam como soluções eficazes e com menos efeitos colaterais

Alternativas naturais ganham espaço no intervalo da dor crônica

A fibromialgia é uma condição crônica que se caracteriza por dores musculoesqueléticas generalizadas, dificuldades cognitivas e maior sensibilidade à dor. Mesmo sem causar inflamações visíveis, é uma doença que impõe limites à rotina, afetando a mente e mexe com as emoções, em um ciclo difícil de explicar e, muitas vezes, ainda mais difícil de ser compreendido.

No Brasil, estima-se que 2% da população sofra com a doença, que atinge predominantemente mulheres entre 30 e 60 anos. Diante da complexidade e natureza silenciosa da condição – que não apresenta uma causa única e especificações técnicas nem sempre funcionam da mesma maneira para todos os pacientes –, cresce o interesse por alternativas que aliviem os sintomas de forma mais integrada e com menos efeitos colaterais.

Entre os ativos que vêm ganhando destaque estão a palmitoiletanolamida (PEA) e a curcumina, dois atuam de forma indireta no sistema endocanabinoide, presente em nosso organismo e responsável pela regulação de determinadas funções do corpo humano. Tais substâncias oferecem benefícios comprovados no combate à dor, à inflamação e à sensibilização nervosa, ajudando os pacientes a reconquistar qualidade de vida.

“A PEA, produzida naturalmente pelo corpo, possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Em pacientes com fibromialgia, sua suplementação tem limitação a sensibilidade exacerbada a estímulos, modulando a resposta dos neurônios à dor”, explica Ana Beatriz Gaeta Yokoyama (CRN-3 23844) , nutricionista da Endogen – healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e de Cannabis medicinal .

Já a curcumina, extraída da cúrcuma, é reconhecida pelo seu potencial anti-inflamatório e antioxidante. Atua na redução dos níveis de citocinas pró-inflamatórias e no combate ao estresse oxidativo, dois dos principais gatilhos da dor crônica.

Alternativas naturais ganham espaço no intervalo da dor crônica

Pesquisas apontam caminhos promissores para o uso de substâncias naturais no cuidado com a dor crônica. “O uso de ativos com respaldo científico surge como uma alternativa relevante para complementar os cuidados com a dor. A combinação entre PEA e curcumina, por exemplo, pode modular processos inflamatórios e neurológicos de forma equilibrada, ajudando o organismo a lidar melhor com estímulos dolorosos sem sobrecarregá-lo com efeitos adversos”, acrescenta um nutricionista da Endogen.

Soluções integradas ganham espaço no mercado – Atenta à demanda por abordagens mais seguras e eficazes, a Endogen desenvolveu o Curcuflan PEA II, um suplemento que combina palmitoiletanolamida (PEA) e curcumina em uma formulação cuidadosamente desenvolvida para auxiliar no controle da dor crônica.

Cada dose contém 400 mg de PEA e 100 mg de curcumina, fornece um suporte relevante no alívio da dor e da inflamação, com menor risco de efeitos colaterais. Além desses ativos, a fórmula inclui colágeno tipo II, que auxilia na proteção das articulações, e vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e equilíbrio geral do corpo.

 Na prática clínica, vemos que muitos pacientes com fibromialgia se beneficiam de uma abordagem mais integrada, que inclui alimentação, sono de qualidade, atividade física e suplementação com compostos naturais com respaldo científico, como o Curcuflan PEA II. O mais importante é entender que cada organismo responde de um jeito e que o cuidado precisa ser individualizado, respeitando-se o ritmo e as necessidades de cada pessoa”, conclui A na Beatriz.

Sobre a Endogen
Fundada por executivos de grandes companhias do país, de diferentes áreas da saúde, a indústria farmacêutica e healthtech Endogen é especializada em produtos de nutrição clínica e de cannabis medicinal, de comprovada, baseada em ciência e educação, desenvolvida para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. O significado da marca vem da abreviação da palavra endógeno, que significa algo que acontece no interior do corpo e está relacionado ao equilíbrio interno. Saiba mais no site da companhia .

Alternativas naturais ganham espaço no intervalo da dor crônica
Fonte: LILÁS COMUNICAÇÃO – 
Cris Landi

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *