20 / 05 / 25

Marinha do Brasil realiza exercícios em Maceió

Base Expedicionária foi estruturada na Ex-Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas

Marinha do Brasil realiza exercícios em Maceió

A partir desta terça-feira (20), a Marinha do Brasil dará início a mais uma operação na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com o objetivo de realizar experimentos doutrinários e exercícios simulados na cidade de Maceió (AL). Todas as ações serão coordenadas a partir da Base Expedicionária da Marinha, instalada na antiga Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas.

As bases expedicionárias são instalações militares temporárias ou móveis, estruturadas para apoiar operações em áreas distantes de uma base principal ou em locais sem infraestrutura militar estabelecida. Elas funcionam como centros logísticos e estratégicos que permitem à Força Naval atuar com prontidão em emergências ou em operações militares no território nacional e no exterior.

As simulações, que ocorrerão até sexta-feira (23), envolverão operações litorâneas de caráter naval — ações militares realizadas na zona costeira com o uso de navios e, quando necessário, de meios aéreos — e ações de apoio ao Estado, no âmbito da Defesa Civil. Neste caso, a Marinha do Brasil atua em situações de desastres naturais, como enchentes, além de emergências e crises, oferecendo suporte logístico e operacional. Os exercícios têm como objetivo manter a preparação da Força Naval, contribuindo para o bem-estar e a segurança da população local, além de treinar a tropa para o cumprimento da missão da Marinha na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A cidade de Maceió está localizada a 564 km de Natal, sede do Comando do 3º Distrito Naval. Parte da estrutura logística foi deslocada da capital potiguar para que a Base Expedicionária fosse instalada na capital alagoana, o que ocorreu nesta segunda-feira (19). O Comandante do 3º Distrito Naval e do Grupo-Tarefa (CGT) da operação, Vice-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, comentou sobre o fato: “O estabelecimento de uma Base Expedicionária representa a transferência de uma estrutura operacional e logística para o local onde a atuação da Marinha se faz necessária — seja em situações reais ou, como neste caso, em exercícios. O desafio de deslocar pessoal, viaturas e equipamentos por centenas de quilômetros também faz parte do treinamento e da preparação da Força Naval, para que a Marinha esteja pronta e a serviço da sociedade”, explicou.

Marinha do Brasil realiza exercícios em Maceió
Fonte: Agência Marinha de Notícias

Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Marinha do Brasil realiza exercícios em Maceió

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *