Morre Bira Presidente. Aos 88 anos.
Presidente e fundador do Cacique de Ramos _ RJ. Bira faleceu na noite de sábado-14/06/25. Ele sofria de Halzeimer e lutava contra um câncer de próstata.
” Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações. “ Página oficial de Bira Presidente.
Bira, Canecão, Rio de Janeiro 29/03/2008 – foto: Alexandre Campos.
Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente
1937 – 2025
O sambista Ubirajara Félix do Nascimento, conhecido como: o Bira Presidente, morreu aos 88 anos, na noite deste sábado (14), na Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital da Unimed Ferj, e enfrentava um câncer de próstata, e Alzheimer. Bira foi fundador do Cacique de Ramos, Bloco de Carnaval, do subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro. Ele também foi um dos criadores do Grupo Fundo de Quintal. Ele deixa duas filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, além dos netos Yan e Brian, e uma bisneta Lua.
O pandeiro que consagrou o grande músico e sambista Bira Presidente. Canecão, Rio de Janeiro 29/03/2008 – foto: Alexandre Campos.
Cacique de Ramos
Criado nos anos 1960, quando grupos carnavalescos, do bairro de Ramos, na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro, se dedicaram na cosntrução cultural do samba carioca. Em 1978, a cantora Beth Carvalho deu notoriedade a agremiação carnavalesca com o álbum “De Pé no Chão”. O sucesso foi tão grande que, em 2005 foi eleito patrimônio cultural carioca, sendo em 2012, enredo da Estação Primeira de Mangueira. Artistas como o sambista Zeca Pagodinho, frequenta o Cacique de Ramos.
Canecão, Rio de Janeiro 29/03/2008 – foto: Alexandre Campos.
Fundo de Quintal
Formado no final dos anos 1970, a formação atual que contava com Bira Presidente, tem na formação atual: Sereno (tantã e vocais), Ademir Batera (bateria e vocais), Júnior Itaguay (cavaquinho e vocais), Márcio Alexandre (banjo e vocais) e Tiago Testa (repique de mão e vocais). Foram 33 albuns de estúdio e ao vivo, com o primeiro album de estréia “Samba É No Fundo de Quintal, que teve a seguinte formação: Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Neoci, Almir Guineto, Jorge Aragão e Sombrinha. Outros músicos deram um toque especial grupo ao longos dos anos como: Walter Sete Cordas, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Mário Sérgio, Ronaldinho, Flavinho Silva, Délcio Luiz e Milsinho.
Canecão, Rio de Janeiro 29/03/2008 – foto: Alexandre Campos.
Nota na íntegra extraída da página de Bira Presidente
“Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.
Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.
Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.
Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.
Fonte: https://www.instagram.com/birapresidente/?hl=pt
Texto e imagens: Alexandre Campos.