APALCA realizou a solenidade de celebração do Jubileu de Prata
A celebração aconteceu no sábado (19), no auditório do CESMAC em Palmeira dos Índios - Alagoas

Isvânia Marques, presidente da APALCA, Maria Helena Amirim Lima, presidente do Grupo Literário Alagoano, musicista Selma Britto, e a cantora Madalena Oliveira
Por Gigi Accioly
fotos: Revista EVDCIA
Celebrando os 25 anos de fundação da Academia Palmeirense de Letras Ciências e Artes – APALCA – que tem entre seus objetivos promover a defesa dos valores culturais do município e realizar estudos e pesquisas de atividades literárias e das artes, a presidente da APALCA, Isvânia Marques, organizou eventos, incluindo Missa na sexta-feira (18), na Capela de São Pedro, e a solenidade de celebração com entrega de troféus, homenagens com certificados e medalhas na noite de sábado (19), no auditório do CESMAC que ficou lotado, com personalidades de destaque do estado.
A presidente Isvânia Marques usou da palavra para falar sobre a importância da entidade e o valor dos inúmeros talentos artísticos e culturais do município, “…lembramos aqui e citamos: Graciliano Ramos, Luiz Torres, Valdemar Lima, Maria Lúcia Duarte, Jofre Soares, Tobias Granja, dentre outros nomes contidas em nossa antologia que se propagam nas pastas das instituições, bibliotecas públicas, nas escolas, entidades acadêmicas e faculdades, levando a história e seus personagens. As quarenta cadeiras atualmente criadas, aprovadas, tendo sua formação com nomes que envolvem escritores, músicos, artistas, pintores e pesquisadores palmeirenses dignificam o nome dessa agremiação porque os trabalhos tributados em prol da coletividade acadêmica, integram literatos da etnia Xukuru-Kariri e do Ministério Acadêmico do Estado de Alagoas…”, evidenciou Isvânia Marques.

Dr. Moezio Vasconcelos, Maria Helena Amorim e Dr. Jorge Soares foram homenageados com a Medalha de Sócio Honorário da APALCA
Entre as personalidade que prestigiaram a solenidade, a presidente do Grupo Literário Alagoano, Maria Helena Amorim Lima, com as associadas, a pianista Selma Britto, a cantora Madalena Oliveira e a jornalista Gigi Accioly. Também marcando presença no evento presidentes de academias, como o escritor e presidente da Academia Maceioense de Letras, o médico, dr. Jorge Soares, o presidente Federação das Academias Literárias, Arte, Ciência e Cultura de Alagoas (FALACAL), e presidente da Academia Penedense de Letras, Moezio Vasconcelos, o diretor da Faculdade Cesmac do Sertão, Professor Alberto Mário Mafra Netto, além de juízes de direito, médicos, professores, dentre outras.
Na programação, a noite contou com a apresentação do coral do TJ/Alagoas, a cantora Madalena Oliveira, acompanhada ao piano por Selma Britto, o cantor erudito Frank Constâncio, um sarau de poesias e a orquestra Municipal Graciliano Ramos, em seguida foi servido coquetel.
Uma grande noite que marca a celebração do Jubileu de Prata da APALCA de maneira indelével !
Parabéns a escritora e presidente da APALCA, Isvânia Marques, pela bela solenidade!
APALCA realizou a solenidade de celebração do Jubileu de Prata
Confira alguns momentos da celebração do jubileu de prata da APALCA