Cesar Romão recebe medalha da Constituição em sessão solene na Alesp – SP
Evento
Homenagem marcou o 93º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932 e reuniu autoridades, jornalistas e representantes da sociedade civil
No dia 09 de julho de 2025 – O jurista, palestrante, professor e jornalista Cesar Romão foi homenageado nesta terça-feira (09), com a Medalha da Constituição, durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), no plenário Juscelino Kubitschek. A cerimônia celebrou os 93 anos do Movimento Constitucionalista de 1932 e contou com a presença de autoridades civis e militares, jornalistas e representantes de entidades da comunicação e do Direito.
A honraria foi concedida por iniciativa do Deputado Capitão Telhada, que enalteceu a trajetória de Cesar Romão como defensor da liberdade de imprensa e de expressão, suas ações humanitárias e demais fatores que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da democracia e da cidadania ao longo de sua carreira multifacetada.
O evento contou com personalidades de expressão como autoridades políticas, militares, o renomado jornalista João Costa e tantas outras figuras de proa. O jornalista e assessor de comunicação João Costa esteve presente e destacou a importância do momento. “Mais uma vez tive a honra de estar ombreado com o amigo Cesar Romão, um verdadeiro irmão e confrade no Palácio da Imprensa. Esta medalha reconhece não apenas sua atuação profissional, mas sua contribuição humana e ética à sociedade”, afirmou.
A Medalha da Constituição é destinada a personalidades que se destacam na promoção dos valores democráticos e no fortalecimento da Constituição brasileira, especialmente em datas emblemáticas como a Revolução Constitucionalista de 1932, marco histórico do estado de São Paulo.
Ao ser agraciado com a Medalha da Constituição, em comemoração ao 93º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, Cesar Romão agradeceu emocionado a todos os presentes e reforçou seu compromisso com a construção de um Brasil mais justo, livre e participativo.
“Expresso meu profundo agradecimento ao Coronel da Reserva da Polícia Militar Paulo Adriano Lopes L. Telhada — ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e atual Subprefeito da Regional Lapa — e ao Capitão Rafael Henrique C. Telhada, Deputado Estadual, pela honrosa outorga desta importante condecoração. Foi uma cerimônia inesquecível, cívica e patriótica, que marcou não apenas minha trajetória profissional, mas também minha vida como cidadão brasileiro.”
Cesar Romão também estendeu sua saudação ao Deputado Estadual André do Prado, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, à Academia do Barro Branco e aos amigos que prestigiaram o momento.