Alunos do Gigantinhos da Chã da Jaqueira participam de projeto voltado para o incentivo da experimentação da arte no processo de aprendizagem
A culminância do projeto Pintando o Sete proporcionou momentos de muita imaginação e expressão artística entre os alunos do Gigantinhos da Chã da Jaqueira – uma das cinco unidades administradas pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização (Igeve) em Maceió. Neste mês de setembro, durante vários momentos realizados em sala de aula, eles tiveram contato com manifestações culturais como forma de incentivar a importância do experimentar, do criar e do brincar como pilares do processo de aprendizagem.
Em cada um desses momentos, a equipe pedagógica introduziu materiais estratégicos, de acordo com as faixas etárias de cada grupo, para que as crianças se sensibilizassem a participar das atividades que estavam sendo oferecidas.
“Acreditamos que a infância é feita de descobertas, de cores e de muitas formas de aprender brincando. As experiências vivenciadas durante o projeto Pintando o Sete foi muito especial, pois, através de estímulos, elas puderam soltar a imaginação com muita criatividade, de forma leve, lúdica e cheia de significado”, explica Marcela Tenório, diretora do CMEI Zara Nascimento Oliveira.
A exposição das produções vivenciadas em sala de aula marcou a programação da culminância do projeto, que também teve a celebração, junto às famílias e a comunidade escolar, das experiências vividas ao longo do desenvolvimento da iniciativa. “Concluímos mais uma etapa significativa de nossa caminhada educativa, deixando registrado o quanto a arte pode transformar e enriquecer o desenvolvimento infantil”, ressalta Marcela Tenório.
As famílias dos alunos compareceram em peso para celebrar o momento festivo. A mãe do Lourenzo, um garotinho matriculado no Berçário, foi uma delas. Juliana da Silva Vieira Costa fez questão de frisar a importância do Pintando o Sete para o desenvolvimento infantil. “O ambiente escolar tem contribuído bastante para o desenvolvimento do meu filho. Desde ações como essa até a diversificação da alimentação diária que ele tem acesso na creche”.
Sobre o Gigantinhos
Idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o programa Gigantinhos é o maior conjunto de ações para educação da primeira infância de Alagoas. Lançado em março de 2024, o programa está garantindo a ampliação histórica no número de vagas na Educação Infantil, por meio da entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), conhecidos como creches, climatizados e em tempo integral.
Treze unidades Gigantinhos já foram entregues na gestão do prefeito JHC, e, dessas, cinco são geridas pelo Igeve, nos bairros do Antares, Santos Dumont, Ponta da Terra, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins.
Sobre o Igeve
O Igeve é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a gestão pedagógica e operacional de equipamentos educacionais, contribuindo e assegurando o acesso à educação de qualidade por meio de parcerias. Com atuação exclusiva no âmbito educacional, o Igeve é reconhecido em projetos de sucesso em vários municípios do país localizados em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.
Alunos do Gigantinhos da Chã da Jaqueira participam de projeto voltado para o incentivo da experimentação da arte no processo de aprendizagem
Fonte: Elisana Tenório – Jornalista