12 / 12 / 25

Livro revela o legado arquitetônico de obras marcantes que moldaram Alagoas

Publicação patrocinada pela Engemat resgata projetos icônicos de 1970 a 2022 e valoriza o patrimônio cultural alagoano

Livro revela o legado arquitetônico de obras marcantes que moldaram Alagoas

Preservar a história de um lugar começa com valorização das suas raízes, que contribuem para a formação da sua identidade cultural e resgate da memória de um povo. Nesse sentido, a história recente da arquitetura alagoana ganha um registro inédito com o livro “Alagoas e seu legado arquitetônico”, que reúne cinco décadas de projetos arquitetônicos que marcaram gerações, e será lançado no dia 12 de dezembro, num evento aberto ao público, na Associação Comercial de Maceió.

Com assinatura editorial da ID Cultural e patrocínio da Engemat Engenharia de Materiais Ltda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o livro conta com 160 páginas em capa dura e é um documento visual e histórico sobre a arquitetura alagoana – um verdadeiro convite à reflexão sobre o papel das edificações na formação da identidade e da memória coletiva do estado. A obra também presta homenagem à arquiteta Zélia Maia Nobre, fundadora da faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a primeira mulher a atuar na área em Alagoas, sendo a pioneira de uma geração que trouxe inovação à paisagem maceioense. Seu projeto para o Clube Alagoinha (Alagoinha), na Ponta Verde, é um marco da arquitetura moderna local.

O prefácio, assinado pelo renomado arquiteto alagoano, Mário Aloisio Melo, sintetiza de forma clara o espírito da obra. “Este livro, antes de mais nada, fala de nós mesmos, nordestinos e brasileiros. É um testemunho de nosso saber e discorre sobre construções que solidificaram sonhos”. A curadoria das obras foi feita pelos arquitetos, urbanistas e pesquisadores alagoanos Igor Sousa Peixoto e Tuanne Monteiro de Carvalho “A seleção das obras partiu de um marco significativo para a arquitetura local, a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no início da década de 1970. Escolhemos obras que contam a história do Estado por meio da arquitetura. São projetos que unem técnica, beleza e propósito e que ajudam a compreender o nosso desenvolvimento urbano e cultural”, destacam os curadores.

Obras contempladas – A seleção inclui marcos importantes como o Praia Hotel Enseada (1985), Hotel Salinas (1990), Detran Alagoas (1991), Centro de Convenções Ruth Cardoso (2005), o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (2005), Grupo Carlos Lyra (2006), Anexo da Assembleia Legislativa de Alagoas (2008) e o Complexo Cultural Teatro Deodoro (2014), entre outros, retratando o diálogo entre modernidade, funcionalidade e sustentabilidade na construção do cenário urbano de Alagoas.

Compromisso com a cultura e o conhecimento

Ao patrocinar o projeto, a Engemat Engenharia de Materiais Ltda. – recentemente certificada na norma ISO 45001, que reconhece as empresas que priorizam a saúde e segurança ocupacional em todas as etapas do trabalho – reforça seu compromisso com o incentivo à cultura e à valorização da história alagoana.

Para a empresa, apoiar uma publicação que celebra a arquitetura local é também uma forma de investir na educação, na memória e na identidade do estado. “Acreditamos que a valorização da cultura é parte essencial do desenvolvimento social e econômico. Estar presente neste projeto é reafirmar nosso compromisso com Alagoas e com os profissionais que constroem, de forma literal e simbólica, o nosso futuro”, destaca a diretora comercial da Engemat, Luiza Brasileiro.

O projeto tem como apoiadores as marcas Portobello Shop, Velétrica Experience, Hospital Memorial Ágape, Ibratin e B Design. Parte da tiragem será doada a instituições de ensino como forma de incentivo à pesquisa e à formação de novos profissionais.

Sobre a Engemat: 

Com três décadas de atuação, a Engemat possui um portfólio robusto que inclui obras de infraestrutura nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, abrangendo projetos viários, de restauração urbana, de saneamento, além de hospitais, prédios institucionais ou corporativos e residenciais de moradia popular (vinculados ao Programa Minha Casa, Minha Vida). Em 2024, a empresa lançou a Linha Aurus By Engemat, dedicada a empreendimentos de alto padrão e que se distinguem pela sofisticação de empreendimentos em localizações privilegiadas, lançados no Regime de Condomínio, sistema que todas as despesas da obra são realizadas pelo conjunto de compradores que, reunidos, resolvem formar o empreendimento. A construtora é remunerada de acordo com um percentual sobre o custo da obra – ou seja, uma taxa de administração.

Livro revela o legado arquitetônico de obras marcantes que moldaram Alagoas
Fonte: Myla Fernandes – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *