Marinha do Brasil adota novas medidas para conter poluição hídrica após naufrágio em Japaratinga (AL)
A Marinha do Brasil (MB), em complemento às ações tomadas em relação ao naufrágio de embarcação pesqueira ocorrido nas proximidades da Barreira do Boqueirão, em Japaratinga/AL, na madrugada do dia 5 de janeiro, informa que foram adotadas novas medidas, concentradas, neste momento, na resposta ao incidente de poluição hídrica.
Nesse sentido, foi instalada barreira de contenção, com o objetivo de restringir e mitigar a dispersão dos resíduos oleosos no ambiente marinho.
Adicionalmente, foi realizada a coleta de amostra no local, destinada à análise técnica e à instrução dos procedimentos administrativos e ambientais cabíveis.
A Capitania dos Portos de Alagoas permanece acompanhando a situação, monitorando a área e adotando as medidas necessárias, em articulação com o ICMBio, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e a Prefeitura de Japaratinga.
A MB reforça sobre a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações.
Informações ou denúncias podem ser encaminhadas por meio do telefone 185 (emergências marítimas e fluviais) ou diretamente à CPAL pelos telefones (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.
Embarcação pesqueira naufragou no município de Japaratinga/AL.
Publicado em 06 de janeiro de 2025
A Marinha do Brasil (MB) informa que recebeu denúncia, na madrugada do dia 5 de janeiro, de um naufrágio envolvendo uma embarcação pesqueira, ocorrido nas proximidades da Barreira do Boqueirão, no município de Japaratinga, litoral norte do Estado de Alagoas.
Tão logo foi informada do ocorrido, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) deslocou uma equipe de Inspeção Naval ao local, a fim de realizar as diligências iniciais, tendo sido constatado que a embarcação encontrava-se parcialmente emborcada e com mancha característica de resíduos oleosos em sua volta.
Não houve registro de vítimas. Os tripulantes da embarcação não se encontravam no local no momento da inspeção realizada pela Capitania dos Portos.
A CPAL vem adotando as medidas cabíveis no âmbito de suas atribuições legais, articulando junto aos demais órgãos competentes, além de apoiar na contenção da mancha de resíduos oleosos.
Será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades relacionadas ao ocorrido.
A MB ressalta a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e na prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações. Informações ou denúncias podem ser encaminhadas por meio do telefone 185 (emergências marítimas e fluviais) ou diretamente à CPAL pelos telefones (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.
Embarcação pesqueira naufragou no município de Japaratinga/AL.
Fonte: Comunicação CPAL





