04 / 08 / 10

Oui Cherries!

Me fala uma coisa, pois essa pergunta não quer calar: afinal, moda é arte? Muitos respondem de pronto: moda não é arte, é comércio (e ponto). Talvez pelo fato de muitos acreditarem que a arte propriamente dita não pode ser algo tão efêmero e descartável, que mude com tamanha constância por entre as estações do ano. Para muitos, a arte é definida como atemporal, já a moda… nem sempre! O que dizer sobre os valorosos croquis desenhados por estilistas que, numa folha de papel, transmitem todos os traços de um modelo de roupa sob a forma de desenho e pintura?

E, mais além, o que dizer sobre as maravilhosas produções de vestes desenvolvidas para as passarelas de moda, que, não raramente, nos impressionam pela tamanha criatividade ali apresentada, inclusive pela atmosfera que a compõe: iluminação, maquiagem, música.

Percebemos que, ao longo dos anos, a moda passou a ser valorizada também como arte, servindo como objeto de inspiração para muitas coleções internacionais, como as consagradas marcas Prada, Dolce & Gabanna, Chlòe, Louis Vuitton, Miu Miu, Anna Sui, Chanel, Versace, lssey Miyake, Akris, entre outras. Porém, não podemos desmerecer o outro lado da moeda: aquele em que o objetivo final é garantir lucro nas vendas – mesmo que a criação da peça não seja lá essa “obra de arte” – , ou simplesmente sugerir tendências…

Como exemplo de arte na moda, a marca suíça Akris, apresentou numa de suas coleções, vestidos em tecidos nobres com motivos que nos remetem bastante às telas de Claude-Monet.

O estilista Albert Kriemler, criador das estampas, prefere afirmar não serem cópias de Monet, mas… basta olhar para constatar de onde veio sua inspiração:

Neste contexto, pode-se considerar que moda também é cultura, não é mesmo?! E, mais além, costumo considerar a moda como uma “estampa” que reflete a nossa identidade particular, onde representamos, através das roupas, dos acessórios e também dos calçados, aquilo que realmente combina conosco, aquilo com o que, de fato, nos identificamos.

Fotos Akris: http://www.akris.ch/html/deutsch/index.html

Fotos Dior: http://juliapetit.com.br/home/o-jardim-de-galliano/

Fotos Croquis Versace: http://www.fashionologie.com/Spring-2009-Atelier-Versace-Red-Carpet-Ruffles-Whorls-2863202

Daniela Pompe - Maceió/AL

Alagoana, Administradora com formação pela Estácio de Sá - FAL, Especialista em Administração Estratégica e Empreendedorismo pela Faculdade Tiradentes - FITS-AL, Estudante de Fisioterapia pela Faculdade Tiradentes - FITS-AL, Trabalha com Administração Hospitalar e Eventos. É apaixonada pelo universo fashion e pela cultura pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *