29 / 11 / 11

Comunicação governamental é tema de livro em Alagoas

Fonte: Assessoria
Imagem: divulgação

Convite para o lançamento do livro

Convite para o lançamento do livro

Um livro que enfrenta o debate sobre o conteúdo regional na comunicação de governo e a relação entre os estados e o governo federal.  É assim que o jornalista Joaldo Cavalcante define o seu mais novo trabalho, que será lançado no início de dezembro. “Historicamente, o poder central vem ignorando a possibilidade de estabelecer relações com os entes federados, no que diz respeito ao estabelecimento de parcerias no campo da informação oficial”, afirma Cavalcante.

Segundo o autor, a publicação irá revelar documentos que atestam a distância de Brasília dos órgãos de comunicação dos estados, a partir do exemplo alagoano . Para dar amplitude à sua tese em defesa da regionalização da comunicação governamental, Joaldo Cavalcante submeteu todos os ex-secretários de comunicação de Alagoas a um questionário. As respostas compõem capítulo especial que interpreta a posição dos ex-gestores da Secom.

“O fato é que a aplicação do princípio da regionalização da comunicação governamental é mais eficaz na mobilização coletiva, no enaltecimento da autoestima do ser humano e na construção do desenvolvimento”, defende Cavalcante. No texto, que revisita a história política do Brasil, o autor denuncia a resistência de se implementar políticas descentralizadas na divulgação de ações de interesse coletivo, “até para otimizar resultados e reduzir custos”.

O professor José Marques de Melo, que é docente fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, leu os originais do livro de Joaldo Cavalcante e assim opinou: “Ele exercita uma engenhosa carpintaria de observação participante, atuando, ao mesmo tempo, como narrador e agente da narrativa. Esboça uma tese sobre as primícias da comunicação regional, para nelas situar o caso alagoano”.

Lançamento
Com o título “A gente se vê na comunicação de governo?”, o livro, que possui 150 páginas, será lançado no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 18 horas, no Mercado 153, situado no 1º andar do Maceió Shopping.  O professor e historiador Douglas Apratto, vice-reitor do Cesmac e prefaciador da obra, concluiu: “Esse livro deverá contribuir para refletir sobre uma área ainda munida de poucas indicações bibliográficas no país”.

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *