05 / 09 / 19

Dia do Cerrado convida a viver esse ecossistema

Pousada Trijunção proporciona experiências em meio à natureza aliando conforto e elementos autênticos da região

Suite da Pousada Trijunção (Foto: Divulgação)

Suite da Pousada Trijunção (Foto: Divulgação)

A paisagem é de savana, com campos, veredas, vegetação rasteira e árvores de troncos retorcidos. Nela vivem mais de 13 mil espécies de plantas e cerca de 4.700 animais diferentes, entre os quais o menor jacaré do mundo, a raposinha-do-campo e o lobo-guará. Não bastasse a rica biodiversidade, que corresponde a 30% do país e 5% do mundo, o segundo maior ecossistema brasileiro é ainda o berço das águas, com reservas hídricas subterrâneas que abastecem uma série de estados. Mas tudo isso está sob ameaça de extinção, dado a taxa acelerada de desmatamento, maior até do que a da Amazônia. Resta apenas 50% do sistema original, e somente 3% da gigantesca área do Cerrado é oficialmente protegido em unidades de conservação. 

O Dia do Cerrado, em 11 de setembro, foi instaurado para pensarmos na conservação desse ecossistema tão fascinante quanto essencial, em uma homenagem ao artista, jornalista e ambientalista Ary José Oliveira, também conhecido como Ary Pára-Raios. E você pode aproveitar essa semana para vivenciar intensamente o Cerrado na Pousada Trijunção, que combina sofisticação com uma série de jornadas em meio à natureza no município de Jaborandi, no coração do Cerrado na Bahia. 

A Trijunção convida seus hóspedes a vivenciar toda a riqueza natural que o Cerrado tem a oferecer, desde caminhadas pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas, passeios contemplativos de caiaque ou barco a motor na lagoa onde está a nascente do Rio Formoso e observação de estrelas. E, aos que buscam uma experiência mais radical, a dica é subir em uma mountain bike com pneus especialmente adaptados para explorar os terrenos arenosos da savana brasileira. Trilhas de extensões crescentes – incluindo um passeio até o marco da divisa entre os três estados – fazem da Fazenda o ambiente perfeito para uma pedalada com adrenalina. 

Há inclusive um projeto próprio de preservação, desenvolvido em parceria com o Ong Onçafari. Os lobos-guará vivem livres na Fazenda Trijunção, onde encontram condições ideais para sua reprodução. Com um pouco de sorte, os hóspedes podem avistar esses pernaltas carismáticos de perto, com seu pelo vermelho-dourado e jeito peculiar de caminhar, considerado o animal símbolo do cerrado.

Para os interessados pela vida selvagem, o Cerrado é um paraíso. Na Fazenda Trijunção podem ser encontradas mais de 210 espécies de aves, muitas delas notáveis por sua raridade. Através da experiência Passarinhar, os visitantes são convidados a buscar e identificar as diferentes espécies de aves em seus habitats naturais. O Safári Noturno é a grande oportunidade de presenciar todo o mistério do Cerrado durante a noite e com um pouco de sorte observar animais como a raposinha-do-campo ou o jacaré-anão – veja, ele é o menor do mundo. A visita acompanhada por monitores ao criadouro conservacionista, passando pelo berçário dos jabutis, é uma experiência educativa inesquecível para as crianças. 

Para receber com todo o conforto e luxo os amantes do ecoturismo, mas sem perder a autenticidade, a pousada foi construída usando materiais autênticos do Cerrado, valorizando o artesanato local para a decoração e utilizando energia solar. Para garantir a exclusividade, a pousada conta com apenas sete suítes: uma suíte Master com sala de estar, duas varandas e banheiro com ofurô; três suítes Premium com quarto e sala de estar, e três suítes Standard. Todas as acomodações são equipadas com uma cama king size com lençóis 600 fios. Entre as comodidades, estão toalhas e roupões Trousseau, amenities Natura, ar condicionado, TV a cabo, cofre, frigobar e secador de cabelo.

A experiência insider se estende à gastronomia. Obras literárias sobre a região, como as de Guimarães Rosa, descrevem a “cozinha de fora” e a “cozinha de dentro” do sertanejo. Na “cozinha de fora”, os viajantes se reuniam nas varandas e ambientes externos para compartilharem as refeições. Na “cozinha de dentro”, eram convidados a adentrar as casas das pessoas, sentando-se à mesa.

A Trijunção oferece a seus hóspedes a mesma experiência – churrascos, piqueniques e cafés da manhã nas veredas, eventualmente ao som de violeiros, caracterizam-se como “cozinha de fora”. Com itens da gastronomia tradicional do Cerrado, frutas diversas da região, bolos com sementes e castanhas típicas, o café da manhã é um grande destaque da pousada. Na Trijunção, não há preocupação com horários: para a conveniência e o conforto do hóspede, a primeira refeição do dia pode ser servida a qualquer hora.

No restaurante privativo – a “cozinha de dentro” – são servidas as refeições em buffet ou à la carte. O carro chefe é o bobó de camarão com farofa de pequi e arroz de ora pro nóbis, que resume a gastronomia dos três estados que se encontram na Trijunção.

Viva o Cerrado através de todos os seus sentidos.

COMO CHEGAR
A Pousada Trijunção está localizada no município de Jaborandi, Bahia, no coração do Cerrado, a 388 km de Brasília e 68 km de Mambaí, município do estado de Goiás. A Fazenda conta com uma pista de pouso para aviões de pequeno porte, mas os hóspedes que optarem por voo comercial podem pousar em Brasília e então se deslocar de carro até a Trijunção. Saiba mais em pousadatrijuncao.com.br. 

SOBRE
AAlmaA é uma empresa administradora de projetos voltados para sustentabilidade que, ao incorporar atividade turística e receber hóspedes, buscam ampliar seu impacto e educar visitantes através de experiências inspiradoras.

Os hotéis e experiências da AlmaA incluem a Pousada Literária (Paraty-RJ), a Pousada Tutabel (Trancoso-BA) e a Pousada Tankamana (Itaipava-RJ) e a Pousada Trijunção (Jaborandi-BA). Todas as pousadas aliam um serviço surpreendente, gastronomia de qualidade, acomodações sofisticadas e decoração inspirada no artesanato regional, a ambientes calorosos, que valorizam a cultura local e a comunidade local.

Fonte: Andréia Wingeter

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *