30 / 09 / 19

Uso da tecnologia ajuda a evitar perdas na rede de água do agreste alagoano

Adutoras, reservatórios e estações de tratamento de água são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional 24 horas por dia

Com o objetivo de levar mais eficiência às suas operações e realizar o monitoramento dos sistemas produtivos de água, desde a captação até a sua saída da Estação de Tratamento (ETA), a Agreste Saneamento mantém um Centro de Controle Operacional (CCO) em Arapiraca. Responsável pela observação e análise de cerca de 160 km de adutora, duas estações de tratamento de água, duas captações e três estações elevatórias e reservatórios, o sistema tem guiado ações preventivas e evitado perdas na rede.

O CCO é composto por equipamentos de alta tecnologia que fornecem informações em tempo real, permitindo respostas rápidas quando são detectados vazamentos na adutora, por exemplo. O sistema também permite acompanhar à distância aspectos como nível de reservatório, vazão e pressão da água, além do acionamento automático dos conjuntos motobomba.

Implantado em 2017, o CCO representou um investimento superior a R$ 2 milhões e faz parte do plano de desenvolvimento sustentável da Agreste Saneamento, que visa o aproveitamento máximo da água e a segurança hídrica. Uma iniciativa que segundo o diretor da operação, Sérgio Bovo, reforça o compromisso da empresa em usar inovação em prol do saneamento no Nordeste. “Com o CCO utilizamos a tecnologia para evitar perdas, identificar fragilidades e prevenir falhas que levem ao desperdício de água”, comenta.

Marcello Almeida, gerente operacional da Agreste Saneamento, explica que com o CCO é possível concentrar o monitoramento dos sistemas de produção e adução de água e agir em tempo real. “Conseguimos acompanhar à distância variáveis elétricas e hidráulicas como vazão e pressão da água, temperatura, tensão e rotação dos equipamentos. Com isso aumentamos a eficiência da operação e, consequentemente, contribuímos para a melhoria na qualidade de vida da população local”, avalia.

O CCO opera 24 horas por dia, durante toda a semana, com uma equipe composta por quatro profissionais que atuam em escala de revezamento constante.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 230 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento: A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Fonte: Mídia Nova Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *