02 / 12 / 19

Agreste Saneamento e Casal investem para ampliar o fornecimento de água da região

Melhorias realizadas irão aumentar em 39% a quantidade de água fornecida para a população

Até o final deste ano, o sistema responsável pelo abastecimento de água no agreste alagoano será ampliado. O início da operação de três conjuntos de moto bombas flutuantes aumentará a vazão da água em cerca de 39%, levando o fornecimento de 920.000 litros/h para 1.500.000 litros/h. A ampliação beneficiará principalmente os moradores da parte alta de Arapiraca, Craíbas, Coité do Nóia e Igaci, além de fornecer água bruta para a Mineração Vale Verde.

A iniciativa corresponde a um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e a Agreste Saneamento, e tem como principal objetivo gerar melhorias no sistema, atendendo o aumento da demanda da população de Arapiraca e região.

De acordo com Sérgio Bovo, diretor operacional da Agreste Saneamento, a redução do nível de água do rio São Francisco, desde 2017, exigiu adequações de operação para atender o consumo da população“Nós não descansamos até encontrar a melhor forma de atender aos municípios da região. Mesmo com um cenário desafiador de falta de chuvas e baixo nível do rio, vamos ampliar o fornecimento de água e beneficiar ainda mais pessoas”, afirma. O novo sistema de captação atenderá também à mineradora Vale Verde, que receberá aproximadamente 13% da captação total de água. “Esse arranjo contribuirá ainda para a geração de mais desenvolvimento e oportunidades para população”, acrescenta Bovo.

Os novos equipamentos são de alta performance e utilizam menos energia elétrica, além de contar com uma tecnologia inteligente que otimiza seu funcionamento ao detectar os horários de maior e menor consumo. “Ainda que a operação da Agreste Saneamento funcione em sua totalidade, nosso compromisso com a excelência exige que novas iniciativas estejam sempre à vista. Essa parceria com a CASAL é mais um passo para o aumento da produção de água tratada e de qualidade na região e outras melhorias já estão previstas para 2020“, finaliza o diretor.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 230 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá SaneamentoA Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Fonte: Mídia nova Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *